Um dos maiores desafios encontrados pelos gestores de escola é a rematrícula escolar, que demanda muita criatividade e determinação. Mas não se preocupe! Hoje, vamos falar sobre algumas dicas para fidelização de alunos.
Para manter seus alunos, não há nada mais assertivo do que investir em boas ações ao longo do ano letivo, certo? Isso porque são os resultados obtidos durante esse tempo que influenciam a decisão de alunos, pais e responsáveis em relação à instituição.
Neste artigo, vamos mostrar quais ações você deve implementar para ter sucesso na sua gestão. Se você ficou interessado, siga a leitura e descubra o que fazer para alcançar bons resultados na hora da rematrícula escolar!
Como alcançar bons resultados na hora da rematrícula escolar?
Antes de começar a falar sobre ações para rematrícula escolar, queremos lembrar que a escola é um espaço muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Por isso, você deve sempre oferecer as melhores experiências possíveis para aqueles que confiam em você.
Nesse sentido, algumas questões devem ser consideradas, como as expectativas dos estudantes de hoje, que já demonstram um comportamento muito diferenciado em relação a épocas passadas. Hoje em dia, os estudantes estão acostumados com tecnologia, conexão e velocidade, o que influencia na satisfação (ou falta de satisfação) em sala de aula.
Entre as ações que você pode implementar para oferecer uma boa experiência aos seus alunos, destacamos as metodologias ativas. Além disso, recomendamos que você observe a concorrência para saber o que funciona e o que não funciona.
Para saber exatamente o que fazer em relação à rematrícula escolar, basta conferir as dicas que separamos logo abaixo:
Investir em uma escola completa
Como mencionamos, a escola é muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, para despertar o interesse de alunos, pais e responsáveis pela rematrícula escolar, você precisa investir em uma escola completa e oferecer a melhor qualidade de ensino e infraestrutura.
Isso envolve a capacitação constante de professores, coordenadores e demais colaboradores, além de aulas diferenciadas, com ênfase nas metodologias ativas, e um bom espaço físico.
Para investir na capacitação da qual falamos, por exemplo, indicamos que você sempre acompanhe os resultados obtidos pelos alunos da sua instituição no Enem. Assim, você será capaz de entender quais esforços deve implementar para garantir o ingresso dos seus alunos em boas universidades.
Fidelizar pais e responsáveis
A próxima dica sobre rematrícula escolar diz respeito ao relacionamento da escola com aqueles que respondem pelos estudantes. Em outras palavras, para fidelizar alunos, você também precisa fidelizar pais e responsáveis.
Uma forma de trabalhar essa fidelização é convidar pais e responsáveis para reuniões na escola. Isso é importante para mostrar o desempenho dos alunos na instituição e mostrar o que está sendo feito em prol de um ensino cada vez mais qualificado.
Além de criar um vínculo maior entre os dois públicos da sua escola, esse contato serve para mostrar a sua preocupação com cada aluno. Isso significa que as reuniões de pais e responsáveis são vantajosas tanto para os alunos quanto para a escola.
Trabalhar com marketing digital
Se você está se perguntando o que é marketing digital, deixa que a gente explica! De forma resumida, são todas as ações desenvolvidas no ambiente virtual com a finalidade de divulgar produtos e serviços de uma determinada marca.
Essa estratégia é muito utilizada para captação de alunos, mas também para fidelizar estudantes e aumentar os resultados na hora da rematrícula escolar. Por meio de um blog, por exemplo, você pode divulgar conteúdos sobre educação e mostrar que tem autoridade no seu nicho.
Além disso, você pode (e deve) optar pelas redes sociais para estabelecer um contato mais direto com alunos que já fazem parte da sua instituição e, assim, estabelecer um diálogo na linguagem utilizada pelos jovens do século XXI.
Nessas plataformas, você também pode manter um contato mais direto com pais e responsáveis, lembrando de usar uma linguagem mais adequada para este público. Essa é uma outra forma de manter os responsáveis pelos alunos inteirados sobre o que acontece na escola.
Investir em propaganda boca a boca
Além do marketing digital, para garantir bons resultados na hora da rematrícula escolar, é bom investir em marketing offline e na chamada propaganda boca a boca.
Mas como isso funciona? É bem simples! Basta garantir a satisfação de alunos, pais e responsáveis com os serviços oferecidos pela sua escola. Uma vez satisfeitos, eles vão se encarregar de elogiar sua instituição entre si.
Já mencionamos aqui que, para deixar seu público satisfeito, você deve ter uma equipe pedagógica qualificada, investir em metodologias ativas e oferecer uma boa infraestrutura para a realização das atividades propostas. Lembre-se sempre disso!
Fornecer condições especiais de pagamento
Uma ótima dica para você manter seus alunos é oferecer descontos para pagamentos antecipados. Essa é uma vantagem para os dois lados: enquanto os pais e responsáveis ganham em termos financeiros, a escola consegue resolver questões burocráticas com antecedência.
Implementar um sistema online
Com as complicações causadas pela pandemia de Covid-19, a tecnologia ficou ainda mais presente na vida das pessoas. Hoje está claro que muitos processos podem ser desburocratizados por meio da automatização.
Por isso, a nossa próxima dica sobre rematrícula escolar é para você implementar um sistema online. Dessa forma, você facilitará o trabalho de pais e responsáveis, que não terão mais motivo para comparecer à escola presencialmente.
Ao mesmo tempo, você vai se destacar por oferecer mais praticidade, comodidade e agilidade na hora de fechar um contrato. Pense em como isso pode ser positivo para a imagem da sua instituição!
Divulgar os resultados positivos
A nossa última dica para você alcançar bons resultados na hora da rematrícula escolar é divulgar resultados positivos obtidos pela sua instituição. Essa é uma dica muito valiosa para fidelizar alunos e pais, já que todos eles ficam satisfeitos, quando percebem que a escola realmente contribui para a formação dos jovens.
Nesse sentido, você pode coletar depoimentos de ex-alunos da escola que, hoje, estão bem-sucedidos no mercado de trabalho. Isso ajuda a mostrar que a sua escola realmente cumpre o papel de educar e preparar seus alunos para o futuro e chama a atenção do público que você pretende atingir.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre rematrícula escolar e esteja disposto a colocar cada uma delas em prática para aumentar o índice de fidelização da sua escola. Agora, aproveite para descobrir mais sobre marketing digital para escolas.
Quer entender o que é marketing digital e como ele pode te ajudar na captação de alunos? Confira este material completo que preparamos!