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Entenda o que é senso de comunidade e como trabalhar esta questão na escola

  • Letícia Bessa
  • 19/04/2021
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O senso de comunidade deve ser trabalhado nas escolas para agregar à formação cidadã. Esse conceito diz respeito à noção de que não estamos sós no mundo e precisamos colaborar uns com os outros. 

Agora, você já deve imaginar por que ele é tão importante para a formação de crianças e adolescentes. Quando pensamos nas dinâmicas do ambiente escolar, pensamos em espaços de aprendizagem, onde adquirimos diversos conhecimentos. Mas isso não tem a ver apenas com saberes técnicos.

Mais do que transmitir conhecimentos de Matemática e Português, as instituições de ensino precisam desenvolver os elementos presentes no senso de comunidade. Só assim, os alunos vão aprender a ter mais empatia e cuidado com o próximo. 

Para saber mais sobre o assunto, conhecer os elementos que mencionamos e saber como desenvolver o senso de comunidade na sua escola, continue a leitura até o final! Você vai entender melhor esse conceito e descobrir dicas valiosas para a sala de aula. 

O que é senso de comunidade?

Como mencionamos, o senso de comunidade se refere à noção de que vivemos em sociedade e precisamos colaborar uns com os outros. O nosso corpo social é uma grande comunidade, formada por pessoas diversas, em diferentes condições de vida. 

Por isso, quanto mais cedo a colaboração mútua for incentivada, principalmente entre a população em idade escolar, melhor! Dessa forma, não só os alunos, como todos ao redor deles, serão beneficiados pelas boas ações realizadas no meio social. 

Para algumas pessoas, a capacidade de pensar e se colocar no lugar do outro é muito mais fácil, devido às suas vivências e experiências. Mas não se preocupe! Esse comportamento pode (e deve) ser ensinado ao longo da vida, inclusive, por meio dos próprios elementos que compõem o senso de comunidade. 

Destrinchando os elementos presentes no senso de comunidade

O senso de comunidade é formado por quatro elementos: pertencimento, conexão emocional, influência e integração. Cada um deles tem sua importância no ensino da colaboração mútua. Mas, agora, vamos apenas explicá-los. 

Confira abaixo as características e particularidades de cada um:

Pertencimento 

Sabe quando você se identifica com um determinado grupo de pessoas, seja por questões étnico-racias ou por gosto musical? Quando isso acontece, você desenvolve uma noção de pertencimento. 

O pertencimento é um dos elementos presentes no senso de comunidade, pois aumenta a nossa capacidade de entender o outro e sentir a necessidade de ajudá-lo de alguma maneira. 

Conexão emocional

Ao falar em identificação, é impossível não lembrar da conexão emocional, que também compõe o senso de comunidade. Aqui, estamos falando de situações vivenciadas pela coletividade, as quais suscitam sentimentos compartilhados entre diferentes pessoas.

Não importa se essa conexão diz respeito a uma situação de tristeza ou alegria, quando existe algo em comum entre várias pessoas, elas se sentem mais unidas. Isso também contribui para a compreensão sobre o outro e a colaboração mútua. 

Influência

Agora, vamos falar sobre influência. Esse elemento está presente no senso de comunidade, porque se refere à capacidade de ter diálogos com o outro, entendendo que os dois lados são relevantes e podem trocar experiências enriquecedoras a ponto de se influenciar. 

Integração

Por fim, o quarto elemento do senso de comunidade é a integração, que permite a união entre todas as pessoas de um mesmo grupo com base nas necessidades de cada um. Um exemplo de integração é a prática esportiva: ao se reunir para jogar futebol, por exemplo, e corresponder a uma necessidade individual, você automaticamente se junta a terceiros. 

Saiba por que o senso de comunidade é necessário na educação

Em primeiro lugar, ao pensar em desenvolver uma abordagem que envolva o senso de comunidade na sua escola, você deve saber: toda a comunidade escolar precisa ser contemplada. 

Isso porque os alunos precisam se sentir confortáveis no ambiente escolar. De nada adianta falar sobre empatia em sala de aula, por exemplo, se os estudantes sentem insatisfação e desconforto em relação ao espaço no qual se encontram. Pense nisso!

Agora, quanto à formação de crianças e adolescentes, já mencionamos o papel fundamental da escola, um espaço de aprendizagem que deve preparar os alunos para o futuro. Essa preparação não diz respeito apenas aos conhecimentos técnicos, mas também às capacidades relacionais dos estudantes. 

Nesse sentido, a escola, enquanto espaço de formação e desenvolvimento, deve proporcionar uma capacitação completa. Isso inclui o ensino de práticas colaborativas, solidárias e empáticas diante do outro. 

Mas como fazer isso? Talvez você esteja se questionando sobre alguns métodos, certo? Para descobrir exatamente o que fazer, basta seguir a leitura!

Como ensinar o senso de comunidade nas escolas?

Para ensinar o senso de comunidade nas escolas, os professores e gestores devem colocar em prática os quatro elementos explicados acima. Não há como desenvolver um determinado comportamento sem sentir que todos fazem parte do mesmo grupo, sem ter conexão, capacidade de influenciar e união.

Veja abaixo o que fazer:

Promover o senso de pertencimento

Você deve lembrar que o pertencimento compõe o senso de comunidade, certo? Por esse motivo, para ajudar na formação de crianças e adolescentes, é importante incentivá-lo nas escolas.

Embora alguns alunos tenham mais facilidade para se enturmar, outros têm dificuldade e precisam de estímulos para interagir e se identificar com os colegas. Uma forma de fazer isso é promover rodas de conversa sobre as aptidões, os gostos e interesses de cada um. 

Desenvolver empatia 

Nossa próxima dica para ensinar o senso de comunidade é desenvolver a empatia dos alunos. Talvez essa dica seja muito evidente, mas não custa nada falar!

Como o senso de comunidade tem muito a ver com a capacidade de reconhecer as necessidades do próximo e se colocar à disposição para ajudá-lo, é preciso se colocar no lugar do outro e entender o que está acontecendo. Isso é empatia!

Para trabalhar essa questão, é necessário promover debates sobre o tema, mostrando que todos têm problemas e precisam de acolhimento. Além de incentivar a imaginação para fazer os alunos compreenderem diferentes contextos e situações de vida. 

Promover atividades em grupo

Outra dica é promover atividades em grupo, a fim de desenvolver a colaboração entre os alunos. Essas ações servem para ensinar que algumas atividades não podem ser realizadas de forma individual e dependem da colaboração de todos os envolvidos no projeto. A prática esportiva é um excelente exemplo de cooperação. 

Conversar constantemente

Para descobrir como os alunos se sentem e oferecer respostas para eles, é necessário conversar constantemente. Assim, os discentes terão um espaço para falar sobre seus sentimentos e entender melhor o que estão passando. Consequentemente, ao compreenderem melhor o mundo, eles terão mais inclinação para promover boas ações.

Incentivar projetos sociais

Uma das melhores formas de fazer os alunos compreenderem diferentes situações e realizarem boas ações é incentivar a participação em projetos sociais. Nesse sentido, a própria escola pode propor e desenvolver certas atividades, como visitas a asilos.

Ser inclusivo

Enfim, nossa última dica para ensinar o senso de comunidade na escola é ser inclusivo. Se a sua escola investir em inclusão e diversidade, os alunos vão ter mais sensibilidade para lidar com as diferenças entre eles.

Essas foram as dicas para ensinar o senso de comunidade na sua escola! Gostou? Agora, que tal descobrir como incentivar a solidariedade?

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Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
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