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Por que aplicar simulado com correção TRI na escola?

  • Lauro Castro
  • 13/02/2020
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A correção de avaliações por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) ficou nacionalmente conhecida ao começar a ser utilizada no Enem após o exame de 2009. 

Essa metodologia utiliza teorias de estatísticas para avaliar a proficiência dos alunos nas áreas de conhecimento. Portanto, a correção não é feita com base somente no número de questões certas ou erradas, como acontece na correção pela Teoria Clássica dos Testes (TCT).

Portanto, para que os estudantes se saiam bem no Enem, é fundamental que eles pratiquem para as provas fazendo um simulado com correção TRI.

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura do artigo de hoje!

O que é a TRI?

A TRI é uma metodologia que surgiu da necessidade de o sistema educacional modernizar a forma de avaliação, bem como torná-la mais justa e eficiente. 

Com ela, torna-se possível ter uma real avaliação do nível de proficiência dos alunos nas áreas de conhecimento e, em segundo plano, ela possibilita também a distribuição das milhares de vagas universitárias, através do SISU, com assertividade e merecimento. 

Na correção TRI, o cálculo da nota de cada um leva em conta a “coerência pedagógica”, ou seja, a probabilidade de alunos, com diferentes proficiências, acertarem cada questão durante toda a prova. 

Além disso, é importante ressaltar que a existência de uma correção questão a questão do simulado, levando em consideração descritores, distratores, bem como toda a análise estatística por traz disso, torna as devolutivas muito mais personalizadas e fiéis ao real desempenho dos alunos. 

O mapa geral de potencialidades e lacunas pedagógicas dos alunos torna o modelo da TRI não só importante para o Enem, mas contribui muito para as avaliações e intervenções pedagógicas no dia a dia das instituições de ensino.

Por que fazer simulados com correção TRI?

A aplicação de simulados, principalmente no ensino médio, com correção pela TRI vem crescendo muito. Com esse modelo, o diagnóstico fica muito mais completo, possibilitando intervenções mais assertivas com seus alunos. 

É como se a gente tivesse um mapa geral das dificuldades do aluno, bastante rico de informações. Consequentemente, a escola já prepara seus alunos para as avaliações externas que utilizam a TRI.

Para atender as escolas neste sentido, algumas plataformas de inteligência educacional possibilitam a aplicação de avaliações externas que conseguem mapear onde é preciso fazer a intervenção pedagógica e, acima de tudo, fornecem à escola todas as informações essenciais para trabalhar com seus alunos. 

A importância de uma avaliação externa é que ela possibilita que a escola faça um comparativo a nível nacional, além de fornecer dados sobre o progresso das turmas ao longo do anos, assim como o do próprio colégio.

Atualmente, muitos gestores escolares têm vontade de inovar e trabalhar com dados, mas nem sempre as escolas conseguem implementar esse tipo de trabalho por conta da correria do dia a dia e o volume de trabalho. 

O processo de criação e correção manual de simulados e atividades é algo que consome um tempo enorme no dia a dia das escolas. Porém, com plataformas especializadas, os professores conseguem se dedicar mais ao planejamento e execução das intervenções pedagógicas a partir da análise de dados e da otimização do tempo.

Deu para entender a importância do simulado com correção TRI para a sua escola? Confira, agora, o nosso artigo sobre como criar essas avaliações de forma rápida e eficaz!

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Lauro Castro

Lauro Castro

Especialista Educacional da Imaginie.
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