Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolas

Você conhece a Grade de Correção da Redação do ENEM?

  • 26/06/2015
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ ]Entenda o critério de avaliação de cada uma das 5 competências do ENEM.
A Grade de Correção auxilia corretores e alunos a nivelar a qualidade das redações.[/custom_headline]

[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]

[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

[/custom_headline]

[tab_nav type=”two-up” float=”left”]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.[/tab][/tabs]

[/content_band]

[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

[/custom_headline]

[tab_nav type=”two-up” float=”left”]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo- argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.[/tab][/tabs]

[/content_band]

[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

[/custom_headline]

[tab_nav type=”two-up” float=”left”]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.[/tab][/tabs]

[/content_band]

[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.

[/custom_headline]

[tab_nav type=”two-up” float=”left”]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Ausência de marcas de articulação, resultando em fragmentação das ideias.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula as partes do texto de forma precária.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.[/tab][/tabs]

[/content_band]

[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

[/custom_headline]

[tab_nav type=”two-up” float=”left”]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.[/tab][/tabs]

[/content_band]

[content_band inner_container=”true” no_margin=”true” border=”none” padding_top=”40px” padding_bottom=”40px” bg_color=”#FFFFFF” fade=”true”]

[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Média Nacional ENEM 2013[/custom_headline]

(100% equivale a 200 pontos)

[skill_bar heading=”Competência I – Norma Culta” percent=”58.3%” style=”background-color: #44B8B7″]
[skill_bar heading=”Competência II – Adequação ao Tema” percent=”54.4%” style=”background-color: #44B8B7″]
[skill_bar heading=”Competência III – Argumentação” percent=”53.1%” style=”background-color: #44B8B7″]
[skill_bar heading=”Competência IV – Coesão Textual” percent=”56.6%” style=”background-color: #44B8B7″]
[skill_bar heading=”Competência V – Proposta de Intervenção” percent=”33.5%” style=”background-color: #44B8B7″]

[/content_band]

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Outros posts feitos pelo autor »

Outros posts feitos pelo autor »

Posts relacionados

pensamento crítico escola

Pensamento crítico: como estimulá-lo na escola

Desenvolver o pensamento crítico

Mindfulness na escola: imagem de um aluno em pose de meditação na aula de educação física

Como desenvolver o mindfulness na escola

cultura digital na educação: estudante em frente ao computador.

Como utilizar a cultura digital na educação

TDAH na educação: professora explicando a matéria ao aluno.

Os desafios do TDAH na educação e como trabalhar em sala de aula

Como preparar uma aula: imagem de uma professora preparando sua aula

8 dicas de como preparar uma aula e engajar os alunos

Escolas inovadoras: imagem de uma menina na frente do computador

Saiba tudo sobre escolas inovadoras para transformar sua instituição

homeschooling - mãe e filho sentados em frente a uma mesa estudando.

O que é e como funciona o homeschooling no Brasil

Aprendizagem Baseada em Equipes: imagem de uma professora lendo um texto para um grupo de alunos

O que é a Aprendizagem Baseada em Equipes e como aplicá-la com seus alunos

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.