[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ ]Entenda o critério de avaliação de cada uma das 5 competências do ENEM.
A Grade de Correção auxilia corretores e alunos a nivelar a qualidade das redações.[/custom_headline]
[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
[/custom_headline]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.[/tab][/tabs]
[/content_band]
[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
[/custom_headline]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo- argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.[/tab][/tabs]
[/content_band]
[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
[/custom_headline]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.[/tab][/tabs]
[/content_band]
[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
[/custom_headline]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Ausência de marcas de articulação, resultando em fragmentação das ideias.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula as partes do texto de forma precária.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.[/tab][/tabs]
[/content_band]
[content_band class=”center-text” no_margin=”true” inner_container=”true” bg_color=”transparent” border=”bottom”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
[/custom_headline]
[tab_nav_item title=”Zero” active=”true”]
[tab_nav_item title=”40 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”80 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”120 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”160 pontos” active=””]
[tab_nav_item title=”200 pontos” active=””][/tab_nav][tabs]
[tab active=”true” style=”min-height:239px;”]Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.[/tab]
[tab style=”min-height:239px;”]Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.[/tab][/tabs]
[/content_band]
[content_band inner_container=”true” no_margin=”true” border=”none” padding_top=”40px” padding_bottom=”40px” bg_color=”#FFFFFF” fade=”true”]
[custom_headline type=”center” level=”h2″ looks_like=”h5″ accent=”true” style=”color: #3d5371;”]Média Nacional ENEM 2013[/custom_headline]
(100% equivale a 200 pontos)
[skill_bar heading=”Competência II – Adequação ao Tema” percent=”54.4%” style=”background-color: #44B8B7″]
[skill_bar heading=”Competência III – Argumentação” percent=”53.1%” style=”background-color: #44B8B7″]
[skill_bar heading=”Competência IV – Coesão Textual” percent=”56.6%” style=”background-color: #44B8B7″]
[skill_bar heading=”Competência V – Proposta de Intervenção” percent=”33.5%” style=”background-color: #44B8B7″]
[/content_band]