Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolas

5 cuidados antes de aplicar simulados na escola

  • Victoria Luiza
  • 21/06/2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Simulados Escolares são ferramentas avaliativas e de preparação comuns em escolas e cursos preparatórios, de extrema importância para o treino dos alunos em relação ao conteúdo e muitas vezes pouco exploradas em seu potencial avaliatório.  São compostos de itens, ou questões, direcionadas a um fim específico, dependendo da prova que se pretende “simular”. 

Benefícios dos simulados escolares

Os Simulados oferecem uma gama de benefícios, tanto para os alunos quanto para a escola, em níveis educacionais, institucionais e de aprendizagem.

Para os alunos

Os alunos que treinam, estudam e têm familiaridade com a prática de simulados têm maior fixação dos conteúdos, pois preenchem as lacunas no aprendizado através da correção das questões e o detalhamento das alternativas em comentários construtivos para sua formação, além de desenvolver suas habilidades emocionais, frente a sentimentos comuns em momentos avaliativos como estresse e ansiedade, se adaptando melhor a essas situações ao adquirir um feeling da prova, dosando seu tempo e estabelecendo novos mecanismos próprios de preparação.

Para a escola

A escola também só tem a ganhar com a prática de simulados. Além de ofertar a seus alunos uma ferramenta potente para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, também pode, a partir dessa, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, através da análise dos dados, obtendo noções gerais e específicas acerca da instituição e seus educandos, o que contribui para uma maior aprovação e melhor adequação da cultura escolar e planejamento pedagógico. 

Mas, antes de aplicar os simulados escolares, quais bases devemos estabelecer para alcançarmos esses benefícios? 

1. Compreenda a prática avaliativa educacional

A prática avaliativa educacional, na qual se baseiam os simulados, se configura na sistematização entre a cultura escolar, o Plano Político Pedagógico (PPP) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Cultura escolar

A cultura escolar é uma rede de significados compartilhados pelos sujeitos envolvidos na prática educacional, que estabelece a transposição didática dos conteúdos, normas e práticas do cotidiano escolar. Ela é a tradução da escola e seus membros frente a seus objetivos, ações e valores e nela está inclusa a importância e o caráter da prática avaliativa, que pode ser voltada para a prestação de exames e vestibulares, para a formação integral da pessoa ou ambas, fomentando a aplicação de simulados.

Culturas escolares que prezam somente pela aplicação de simulados, sem dar atenção a formação integral de seus alunos tendem a mecanizar o processo educacional, enquanto culturas escolares que excluem a prática avaliativa com simulados podem prejudicar o preparo dos seus alunos para vestibulares e exames, que são parte de muitas aspirações pessoais. Portanto, o objetivo é buscar um equilíbrio entre a aplicação de simulados e a formação pessoal e acadêmica, além das avaliações para uma cultura escolar realmente edificante frente a aplicação de simulados.

PPP

O Projeto Político e Pedagógico é o plano de propostas de ações da escola para se alcançar os objetivos e valores da instituição. Nele estão previstas as atividades e projetos a serem realizados durante o ano letivo, bem como as principais avaliações, o que pode contar com a presença de simulados para vestibulares e outras provas específicas, como a Prova Brasil, SAEB e ENEM.

Um PPP tem uma boa articulação entre seus objetivos, práticas e caminhos avaliativos, tanto do ponto de vista institucional quanto educacional, pois o fortalecimento de práticas avaliativas, o desenvolvimento da pessoa e a melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem são pontos cruciais no desenvolvimento do projeto e que só tem a se beneficiar com a inclusão de simulados periódicos. 

BNCC

A Base Comum Curricular é um conjunto de aprendizagens que os alunos devem desenvolver ao longo dos anos escolares em cada uma das áreas específicas, organizadas de forma progressiva pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação, que define um caráter normativo às escolas. Algumas provas e vestibulares têm suas matrizes orientadas ou baseadas nos objetos de conhecimento, habilidades ou competências específicas organizadas pela BNCC.

Dessa forma, uma boa compreensão das habilidades e competências da BNCC, assimilada aos conteúdos e as práticas escolares, e o alinhamento dos objetivos e ações avaliativas do PPP geram uma cultura escolar interessada no desenvolvimento de práticas avaliativas e na formação integral do estudante. 

2. Planeje ponto a ponto

Tendo uma boa compreensão da prática avaliativa educacional é possível reconhecer quais os exames e vestibulares mais ansiados e feitos pelos alunos da instituição, ou quais são as provas que a escola poderia melhorar seus desempenho. A partir disso, decide-se qual tipo de prova é relevante simular.

Sendo assim, escolhem-se modelos de questão alinhados àqueles da prova original, seguindo a mesma matriz, organização, layout e contabilização de pontos. A partir dessas noções, estima-se o número de alunos que farão o simulado para que seja disponibilizada quantidade suficiente de provas e material.

Outro aspecto importante do planejamento é decidir se os conteúdos abordados nessas provas serão pontuais, de acordo com os objetos de conhecimento desenvolvidos por período em cada série, fornecendo um acompanhamento e resultados mais próximos dos acontecimentos escolares que pode ser muito benéfico para os simulados SAEB, ou gerais, como são cobrados em exames como o ENEM e a Prova Brasil.

3. Tenha disponibilidade de itens adequados

A disponibilidade de itens adequados facilita a criação dos simulados e possibilita sua aplicação em tempo hábil, menores imprevistos e maior qualidade, pois não há necessidade da elaboração dos itens às pressas. Um conjunto de questões construídas frente às habilidades, competências e conteúdos cobrados em um exame é chamado de banco de questões e sua criação demanda bastante tempo e conhecimento.

Sabendo da importância da construção deste banco para a qualidade e eficácia dos simulados, bem como da complexidade de encontrar horários disponíveis para a produção de itens, a Imaginie Avaliações pode contribuir com a sua escola com a construção de bancos de de questões para provas e simulados pouco dispendiosos e altíssima qualidade. 

4. Escolha: Online e/ou Impresso

Com a tecnologia há também a possibilidade de se escolher entre a aplicação online ou impressa dos simulados, mas antes da escolha é necessário saber quais as características e benefícios de cada um para saber qual melhor se adequa às necessidades de sua escola e seus alunos. 

A aplicação online oferece mais conveniência, pois o aluno pode fazer a prova de casa ou de qualquer outro lugar, desde que disponha de computadores ou dispositivos móveis, além de oferecer resultados instantâneos, e permitir  modificações e visualização mais facilitada das respostas. Com o isolamento social e o início do ENEM digital essa modalidade tomou mais relevância, devido a dispensa de locais compartilhados e o treino a partir da realização da prova em aparelhos tecnológicos.

O impresso é a aplicação tradicional e oferece a experiência física e prepara o aluno para a vivência do dia da prova, além de proporcionar a possibilidade de sociabilidade pós exame. 

5. Escolha o local, separe materiais e crie disposição!

Depois de feito o planejamento, o banco de questões e a escolha do tipo de aplicação do simulado e a prova em si é importante pensar em modos de nivelar as especificidades dos estudante referente às suas demandas além escola, para que o simulado seja correspondente ao real desenvolvimento da aprendizagem e seus dados se expressem com mais exatidão, permitindo uma melhor análise. O que a escola pode fazer frente a essas características é delimitar um tempo de aplicação (e um local, se for aplicação impressa), material de apoio se necessário, e deixar avisos prévios e notificações sobre a realização dos simulados, seus horários e as orientações a serem seguidas, o que diminui consideravelmente o esquecimento e a ansiedade dos alunos, mantendo o vínculo de responsabilidade da escola e dos educandos com a aplicação.

Conclusão

A aplicação de simulados na escola é uma ação extremamente benéfica, tanto a nível de aprendizagem e treinamento para os alunos, quanto a nível institucional,  pois permite a avaliação do ensino e fornece dados à escola que são fundamentais para o processo e a prática avaliativa. Portanto é imprescindível que os passos e cuidados que antecedem sua aplicação sejam bem desenvolvidos e analisados, para que se obtenha os objetivos desejados.

Como podemos notar, desde a compreensão da prática avaliativa institucional, o passo a passo é muito longo e detalhado e nem sempre os gestores têm tempo hábil para se aprofundar nesses processos da forma como os simulados necessitam, e é para essa e outras ações, como a criação de banco de questões, que a Imaginie Avaliações apresenta soluções tecnológicas e alinhadas às necessidades da escola, como elaboração de provas e simulados, aplicações online e fornecimento para impressão, e relação de dados proveniente das aplicações. 

Conte conosco para solucionar as demandas da sua instituição frente a criação, aplicação e análise de simulados, nosso objetivo é o fortalecimento da educação bem como das práticas pedagógicas e avaliativas! Converse agora com um dos nossos especialistas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Victoria Luiza

Victoria Luiza

Graduanda em Ciências Sociais e louca por debates
Outros posts feitos pelo autor »
Victoria Luiza

Victoria Luiza

Graduanda em Ciências Sociais e louca por debates
Outros posts feitos pelo autor »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × cinco =

Posts relacionados

pensamento crítico escola

Pensamento crítico: como estimulá-lo na escola

Desenvolver o pensamento crítico

Mindfulness na escola: imagem de um aluno em pose de meditação na aula de educação física

Como desenvolver o mindfulness na escola

cultura digital na educação: estudante em frente ao computador.

Como utilizar a cultura digital na educação

TDAH na educação: professora explicando a matéria ao aluno.

Os desafios do TDAH na educação e como trabalhar em sala de aula

Como preparar uma aula: imagem de uma professora preparando sua aula

8 dicas de como preparar uma aula e engajar os alunos

Escolas inovadoras: imagem de uma menina na frente do computador

Saiba tudo sobre escolas inovadoras para transformar sua instituição

homeschooling - mãe e filho sentados em frente a uma mesa estudando.

O que é e como funciona o homeschooling no Brasil

Aprendizagem Baseada em Equipes: imagem de uma professora lendo um texto para um grupo de alunos

O que é a Aprendizagem Baseada em Equipes e como aplicá-la com seus alunos

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.