Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolas

A reescrita como prática pedagógica

  • Carla Gobb
  • 04/07/2016
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Autor: Marcus Garcia de Sene

Mestrando em Linguística e Língua Portuguesa

O trabalho com a escrita enquanto processo contínuo e processual, nem sempre tem seu valor reconhecido nas escolas de todo Brasil. A partir disso, ressalta­-se que a importância do ensino da escrita, sobretudo nos últimos anos, tem aumentado significativamente, justificando-­se, como aponta as pesquisas, nos baixos níveis de desempenho linguístico dos alunos no que diz respeito as competências que são, diariamente, exigidas pela sociedade letrada.

Os resultados do último ENEM, por exemplo, esclarecem que, mesmo com tanta pesquisa linguística sendo desenvolvida, os alunos, quando se trata do texto escrito, ainda apresentam dificuldades elementares. Nós, educadores, não podemos perder de vista que um dos objetivos postulados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais é que o trabalho com a produção textual deve ter como finalidade formar escritores competentes e, também, produtores de textos coesos e eficazes. (BRASIL, 1997, p.47).

Assim, paralelo a isso, também devemos reconhecer a dificuldade dos professores de português de concentrar sua interferência pedagógica e seu trabalho docente nas aulas de leitura e produção de textos, em especial, nos textos argumentativos. Isso é compreensível, uma vez que a realização de um trabalho dessa natureza exige do próprio professor competência e habilidade própria de um leitor/escritor em constante exercício, que saiba empregar adequadamente os recursos da língua, mas também que seja capaz de assumir posições e defender consistentemente seus pontos de vista sobre os temas. Entretanto, sabe-­se que o Brasil não é um país de leitores nem de produtores de texto.

Com isso, Xavier e Garcia (2013, p.1) apontam: “A necessidade de se produzir textos bem escritos, sejam eles narrativos, dissertativos ou argumentativos, está cada vez mais presente na sociedade letrada em que se vive no Brasil”. Nesse sentido, proponho, portanto, a reescrita como intervenção pedagógica, posto que a partir dela o professor pode atuar como um mediador entre texto e o aluno. Através desta intervenção o professor pode fazer apontamento através de um bilhete no final de seu texto em que o aluno poderá refletir sobre seu próprio texto e seus próprios desvios.

Este trabalho permite o amadurecimento do produtor do texto, fazendo com que este reconheça que a reescrita é uma intervenção pedagógica que poderá auxiliá-­lo na construção de textos coerentes e coesos. O estudante que reescreve o texto consegue olhar para sua própria escrita como um trabalho que exige esforço.

Esse processo de construção e reconstrução respeita o caráter processual da produção textual, deslocando o foco do ensino de língua materna de um trabalho com a nomenclatura, com as formas da norma culta, para um trabalho que pretende desenvolver a competência discursiva do aluno, apontando­-lhe as inadequações de seu texto, para que ele se aproprie das formas e convenções da escrita.

GARCIA, S. M.; XAVIER, M. C. . Desenvolvendo a expressão escrita dos alunos do ensino médio. Encontro de Formação de Professores, Revista, p. 1 – 5, 01 jul. 2013

BRASIL, SEF. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa: 1º e 2º ciclos. Brasília: SEF, 1997.

 

Autor

  • Carla Gobb
    Carla Gobb

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Filmes sobre bullying: imagem de uma menina segurando uma clapboard

Conheça 9 filmes sobre bullying para transmitir em sala de aula

pessoa escrevendo em papel, professor redação enem

Como os professores podem ajudar na redação do Enem?

Conheça a Imaginie para Professores: uma plataforma feita para otimizar sua rotina de correções

plataformas para aulas online: imagem de uma criança feliz em frente a um computador

Conheça 3 plataformas para aulas online e escolha a melhor para sua escola

alunos conversando em sala de aula, autonomia alunos

Aprenda a desenvolver autonomia nos alunos com a teoria DISC

Aula de redação: imagem de um professor escrevendo no quadro negro.

Como preparar uma boa aula de redação para os alunos

colegas de trabalho fazendo pesquisas na biblioteca, coordenação pedagógica e desenvolvimento docente

O papel da coordenação pedagógica no desenvolvimento docente

professora segurando caderno com aluno

Escuta ativa na educação: o que é, por que importa e como aplicar na prática

professora em sala de aula

Gestão de sala de aula: o que é, desafios e como implementar

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.