O isolamento social em decorrência do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, trouxe algumas questões à tona. E uma delas foi a urgência de se pensar outros métodos de ensino que fogem à prática tradicional do ensino em sala de aula, para que nem escola nem alunos sejam prejudicados.
Pensando nisso, várias empresas, como o Google, disponibilizaram serviços digitais gratuitos para auxiliar todo o mercado, inclusive o educacional. E o Google Classroom é uma das soluções sugeridas para manter os alunos aprendendo em meio à quarentena do coronavírus.
Isso porque a quarentena foi uma medida de segurança sugerida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e adotada pelo Ministério da Saúde brasileiro para evitar o colapso do sistema de saúde do Brasil. Mas, como era de esperar, isso impactou também o funcionamento de todos os serviços não essenciais, inclusive a educação.
E é por tudo isso que vamos neste post te apresentar o Google Classroom, uma ferramenta tecnológica que pode ajudar a sua escola a diminuir os impactos da suspensão de aulas. Vamos te mostrar como ele funciona e ainda um passo a passo para utilizá-lo da melhor maneira possível. Vamos lá?
Entenda o que é o Google Classroom
O Google Classroom é uma sala de aula virtual, onde o professor pode incluir alunos, turmas e criar diversas atividades. É por isso que no Brasil ele também é conhecido como Google Sala de Aula.
Além de poder ser usado em computadores em geral, o Google Classroom está disponível também como um aplicativo e pode ser baixado tanto por smartphones com operador Android, como por iPhones que possuem o sistema operacional IOS.
Ele surgiu em 2014 e, entre suas funcionalidades, há a possibilidade de se anexar avisos, arquivos e materiais em formato PDF. O Google Classroom também possibilita que você grave vídeoaulas e as anexe para que os alunos vejam quantas vezes acharem necessário.
Uma outra funcionalidade bem interessante é a criação de atividades por meio do Google Forms. Essa atividade pode ser avaliativa, os professores podem elaborar questões de múltipla escolha ou questões dissertativas cujas respostas sejam curtas.
Por que utilizar o Google Classroom?
O Google é uma das ferramentas de busca na internet mais utilizadas no Brasil, então, muito provavelmente você e seus alunos façam buscas por ele. E é ainda mais provável que você e os estudantes tenham uma conta nesta plataforma.
O Google possui vários aplicativos, como o Google Drive, o Gmail, O Google Docs, o Google Fotos e diversos outros que se comunicam. Uma pessoa que possui um email Google vai ter acesso a todas essas funcionalidades desta plataforma gratuitamente e o mais interessante é que há uma sincronização de dados.
Portanto, se você já possui o Gmail é muito mais fácil criar uma conta no Google Classroom e sincronizar os dados, utilizando as outras funcionalidades que o Google oferece, otimizando tempo e facilitando sua vida e a de seus alunos.
Quais os benefícios de se utilizar o Google Classroom na quarentena?
O Google Classroom pode ajudar a minimizar os impactos da quarentena para a instituição de ensino da qual você faz parte, porque mantém os alunos em contato com as aulas mesmo que a distância e traz benefícios à toda a comunidade escolar.
Utilizando o Google Classroom. os pais e responsáveis ficam mais tranquilos, porque veem que seus filhos ainda estão em contato com os professores e com a educação.
Os professores continuam dando aulas, ainda que remotamente e de maneira adaptável.
A escola ganha a confiança e a credibilidade dos pais e dos próprios alunos, que enxergam que ela está se esforçando para continuar com as aulas.
Por fim, os alunos também são beneficiados, já que não perdem o foco, principalmente aqueles que estão em ano de preparação para o Enem e demais vestibulares.
Além de tudo isso, o uso de ferramentas tecnológicas, como o Google Classroom, familiariza professores e coordenadores pedagógicos com o ensino híbrido, uma vertente educacional que tem se desenhado como o futuro da educação, já que busca unir o melhor do ensino a distância e do ensino em sala de aula.
Agora que você conhece os motivos pelos quais o Google Classroom é importante para sua você, seus alunos e sua escola, vamos te mostrar o passo a passo para aprender a utilizá-lo da melhor maneira possível. Confira!
Confira o passo a passo para utilizar o Google Classroom
Antes de te mostrar o passo a passo completo para fazer do Google Classroom sua ferramenta de educação a distância, primeiro temos que te contar porque a sua escola precisa ter um cadastro no G Suite for Education.
Essa é uma plataforma do Google específica para escolas e conta com treinamentos e funcionalidades voltadas à sincronização de dados, a fim de uma melhor experiência quando se utiliza o Google Classroom.
Essa medida de inscrição da escola na plataforma G Suite for Education não é obrigatória, mas é recomendada, já que o seu uso reduz o risco de perda de dados das escolas e professores que fazem uso do Google Classroom.
Muito bem, agora sim vamos te mostrar o passo a passo para conseguir acessar o Google Classroom e conseguir utilizar este aplicativo da melhor maneira possível. Acompanhe!
1º Passo: faça uma conta no Gmail, caso ainda não possua;
2º Passo: baixe o aplicativo do Google Classroom ou utilize a versão para computadores;
3º Passo: crie uma turma. Dê um nome a essa turma, coloque a sala e a disciplina nas especificações. Observação: todas as turmas criadas e as atividades que futuramente você publicar ficarão salvas em uma seção chamada “Mural”;
4º Passo: convide os alunos para fazer parte da turma criada via e-mail, na seção “pessoas”, ou copie o “Código da Turma” e envie aos estudantes. Observação: os alunos também deverão possuir uma conta no Google;
5º Passo: vá na aba “Atividades” na barra inferior e crie uma tarefa. Dê um título e uma descrição a ela, adicione uma data de entrega, um tópico e se quiser especifique quanto ela valerá;
Pronto agora você está apto a dar aulas a distância e a manter os alunos de sua instituição estudando na medida do possível.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer o Google Classroom e comece a usá-lo agora mesmo para diminuir os impactos da quarentena na educação de seus alunos. Bom, as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais em alta e fazem parte das novas tendências educacionais que buscam unir tecnologia e educação. Confira nosso artigo com 8 tendências educacionais que você pode levar para a escola!