Confira 8 tendências educacionais para aplicar em sua escola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A internet transformou toda uma geração, que vê o mundo pelas perspectivas real e virtual: a Geração Z. Os nativos digitais, como também são conhecidos, são jovens que nasceram após o advento da internet e funcionam de uma maneira diferente em relação às questões sociais e à educação. 

Portanto, é dever das escolas pensar em estratégias que acompanhem esses jovens. Pensando nisso, vamos a seguir apresentar a você o que é a educação 4.0 e te mostrar 8 novas tendências educacionais para educar a Geração Z.

O que é a educação 4.0?

A linguagem computacional, a internet, a Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias se unem para dinamizar e otimizar processos em diferentes segmentos do mercado de trabalho atual, e a área educacional não fica de fora desse avanço.

A educação 4.0 é, portanto, uma evolução da educação tradicional. Ela tem a função de responder às necessidades da quarta revolução industrial, assim como entender e acompanhar o desenvolvimento de crianças e jovens que nascem imersos nesse mundo digital.

Mas o que isso tem a ver com as tendências educacionais?

Pensando nesse novo estilo educacional, é necessário conhecer algumas tendências educacionais advindas do uso constante de ferramentas tecnológicas, que objetivam acompanhar e formar jovens que fazem parte da Geração Z. 

8 tendências educacionais para aplicar em sua escola

Se você está interessado em levar inovação para o ambiente escolar, confira 8 tendências educacionais que você pode começar a aplicar dentro e fora de sala de aula.

1. Currículo flexível 

A primeira tendência educacional que iremos tratar é a da flexibilização do currículo. A geração Z apresenta algumas características relacionadas a um maior engajamento social, defesa de práticas sustentáveis e ainda questões relacionadas à diversidade e respeito às minorias. 

Por isso, a tendência é que os currículos passem adotar assuntos voltados a essas questões, que fazem parta da realidade dessa nova geração.

É legal que os professores tragam exercícios e conteúdos contextualizados e que dizem respeito a essas questões sociais. 

2. Práticas pedagógicas empáticas

Ainda na linha da flexibilização curricular, as práticas pedagógicas empáticas são uma tendência bastante atual. 

Utilizar recursos e trabalhos que façam com que os alunos se coloquem no lugar do outro, como trabalhos em grupo, são essenciais para evitar a prática do bullying no ambiente escolar e ainda fazer com eles se preparem para o mercado de trabalho, que irá cobrar deles cada vez mais aceitação e respeito. 

3. Mistura entre ensino na sala de aula e meio tecnológico

Uma outra tendência educacional é a hibridização entre o meio tecnológico e o ensino dentro da sala de aula em si.

Isso vai acontecer com cada vez mais frequência, já que o acesso à internet está se tornando cada vez mais democrático e é bastante provável que a maioria dos alunos de sua instituição estejam familiarizados com essa ferramenta.

Antigamente, os professores pediam aos alunos que pesquisassem em revistas e jornais impressos. Essa prática foi substituída por pesquisas virtuais e isso é uma tendência cada vez mais comum.

4. Gamificação

A gamificação é uma outra tendência super nova que busca unir o uso dos celulares em sala aos conteúdos das aulas.

Os professores sugerem jogos interativos que tenham a ver com o assunto das aulas. Essa é uma estratégia super interessante para unir alunos e professores no desenvolvimento do conhecimento em um mundo cheio de distrações tecnológicas. 

É importante pontuar que a gamificação pode ser usada também sem uso de dispositivos tecnológicos e estimula que os alunos desenvolvam um espírito de competitividade saudável. 

5. Uso de dispositivos tecnológicos aplicados à educação

Para além de sugerir jogos interativos que tenham a ver com o conteúdo, uma nova tendência educacional tem a ver com o Bring Your Own Device (Byod), que em português significa: traga seu dispositivo.

A ideia aqui é, ao invés de criar um embate, estimular os alunos a levarem e utilizarem seus dispositivos tecnológicos durante as aulas, mas direcionando esse uso às pesquisas relacionadas à disciplina em questão. Isso estimula uma prática pedagógica interativa.

6. Uso da inteligência artificial de forma institucional

Uma outra tendência educacional é o uso da inteligência artificial dentro de sua escola de maneira institucional. 

Você pode, por exemplo, implementar o uso de learning analytics para analisar os resultados e emitir relatórios que possibilitam aos professores verem quais os pontos de atenção que precisam ser trabalhados dentro da sala de aula. 


7. Didática voltada ao empreendedorismo

Uma outra tendência super atual é uma educação voltada ao empreendedorismo, que está cada vez mais presente na sociedade.

É necessário mais do que conversar sobre isso em sala de aula, é importante que os professores pensem em estratégias para atualizar os alunos sobre o mercado de trabalho e mostrar a eles como identificar se têm um perfil empreendedor. 

O legal é que falando sobre empreendedorismo dá para linkar assuntos voltados à educação financeira, que precisam muito fazer parte da vida dos alunos desde cedo. 

8. Criação de novos espaços

Por fim, nossa última tendência educacional tem a ver com a criação de novos espaços educacionais dentro da instituição.

Espaços como hortas dentro do ambiente escolar são interessantes para trazer a natureza um pouco mais perto dessa nova geração que já tem ideias mais voltadas à sustentabilidade. 

Além disso, é interessante modificar alguns espaços já existentes. A própria alteração da disposição das carteiras da sala já transforma a maneira como as aulas serão ministradas, estimulando discussões, trazendo uma hierarquia mais horizontalizada, criatividade e um protagonismo do estudante para as aulas. 

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre novas tendências educacionais e que você as aplique em sua instituição. Se você quer mais sobre a educação 4.0 leia nosso artigo sobre o assunto!

Banner de divulgação do ebook gratuito "Guia do planejamento escolar" com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/guia-planejamento-escolar?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=material-rico

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter