As atividades de estudo do meio representam uma metodologia pedagógica distinta das metodologias tradicionais. Como isso acontece? Bom, os alunos são instigados a aprender de forma interdisciplinar a partir de conteúdos que tenham utilidade prática.
Nesse sentido, as dinâmicas de ensino e aprendizagem ultrapassam as barreiras do ambiente escolar em busca de condições concretas da realidade. Assim sendo, fora das escolas, os alunos encontram uma experiência pedagógica que tem como base o estudo do meio no qual eles estão inseridos.
Para entender melhor o que são atividades de estudo do meio e como aplicá-las na sua escola, continue a leitura até o final. Você vai descobrir como essa metodologia pode tornar a aprendizagem muito mais eficiente.
O que são atividades de estudo do meio?
Como mencionamos, as atividades de estudo do meio possibilitam a compreensão de realidades concretas. Isso significa que, ao aplicar essa metodologia, as escolas concedem aos alunos a oportunidade de aprender diretamente no meio social.
Na prática, o estudo do lugar proporciona uma aprendizagem efetiva do conteúdo transmitido pelos professores, mas não para por aí. Essa metodologia também proporciona uma maior compreensão, por parte do corpo discente, da própria história enquanto integrante do meio social que está sendo analisado.
Para tanto, os profissionais de educação não podem confundir as atividades de estudo do meio com simples passeios. A metodologia sobre a qual nos referimos neste texto necessita de um diálogo inteligente com o mundo, ou seja, deve identificar os problemas vividos no espaço em questão e estabelecer relações com a vida dos alunos.
Em outras palavras, o estudo do meio demanda um trabalho investigativo durante toda a atividade. Para detectar problemas e potencialidades, bem como sugerir possíveis soluções para o espaço geográfico visitado, as atividades de estudo do meio precisam ser planejadas adequadamente.
Vale ressaltar que o planejamento mencionado deve incluir muitos esclarecimentos e leituras prévias ainda em sala de aula. O trabalho de campo só deve começar após os alunos e professores definirem objetos e instrumentos de pesquisa, realizarem leituras e outras discussões necessárias.
A seguir, vamos apresentar os principais benefícios proporcionados pelo estudo do meio e, ainda, explicar como aplicá-lo em sala de aula. Continue!
Quais os benefícios de aplicar o estudo do meio?
As atividades de estudo do meio exigem muito mais do que uma simples postura de observação. Isso porque o estudo do meio consiste em um entendimento perspicaz da realidade, que surge em função de muito planejamento e abre caminho para mudanças sociais no espaço analisado.
Com isso em mente, podemos afirmar que um dos principais benefícios dessa metodologia é despertar reflexões fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Tais como: problematização da área, observação, descrição, registro, síntese, representação e análise de fenômenos naturais, culturais e sociais.
Nesse contexto, as atividades de estudo do meio proporcionam aos seus participantes um olhar mais crítico sobre a realidade. Consequentemente, os sujeitos envolvidos desenvolvem mais consciência social, curiosidade e percepção, o que leva a questionamentos sobre os verdadeiros motivos por trás de cada problema detectado.
Além disso, os alunos são levados a conhecer lugares até então desconhecidos e conseguem determinar a relação entre o espaço estudado e a própria realidade. Tudo isso enquanto os conteúdos das disciplinas são transmitidos e absorvidos graças à mediação feita pelos professores, que também se beneficiam da imersão.
Quanto à participação dos professores, além de maior contato com o contexto socioespacial no qual eles se encontram, os benefícios envolvem maior autonomia dos docentes. No estudo do meio, os professores não se limitam à reprodução de conteúdos pré-estabelecidos, mas incentivam o entendimento e a análise de necessidades reais.
Enfim, queremos destacar que, ao optar pelas atividades de estudo do meio, os professores não contribuem apenas para a criação de um currículo diferenciado, mas também para a qualificação dos alunos como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem.
Agora que você já conhece todos os benefícios dessa metodologia, confira abaixo como implementá-la na sua escola.
O que fazer para aplicar as atividades de estudo do meio?
Para realizar o estudo do meio na sua escola, algumas etapas devem ser consideradas. Confira cada uma delas a seguir:
- Elaboração de um projeto interdisciplinar, considerando que o estudo do meio é uma metodologia que contempla o ensino de diferentes disciplinas.
- Preparação das didáticas que serão utilizadas para estimular e capacitar os alunos a participar das atividades de estudo do meio.
- Elaboração do material didático necessário para realização de cada atividade.
- Mobilização da escola para convidar os alunos a participar das atividades de estudo do meio.
- Elaboração do caderno de campo com capa, roteiro de pesquisa, textos de apoio e roteiro de entrevista.
- Autorização de pais e responsáveis para os alunos visitarem determinado espaço geográfico com a escola.
- Agendamento de visitas e entrevistas que serão realizadas pelos alunos.
- Reserva de hospedagem, caso seja necessário.
- Contratação de guias turísticos, caso seja necessário.
Essa lista envolve uma relação de procedimentos gerais para a implementação do estudo do meio. Alguns deles, inclusive, já foram mencionados anteriormente para o planejamento de cada atividade em específico.
Portanto, vale ressaltar que, para ter um estudo do meio efetivo, antes de cada atividade, os envolvidos na ação devem fazer um planejamento da situação que será analisada, com muitas discussões e leituras prévias.
E já que entramos no assunto, que tal descobrir mais sobre oito ferramentas de metodologia ativa para tornar as aulas mais interessantes?
[Infográfico Gratuito]
Quer trazer a tecnologia para dentro da sala de aula de maneira prática e enriquecedora? Conheça 3 práticas de ensino híbrido para aplicar na sua escola.