5 atividades educativas online para aplicar com os alunos de sua escola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A mistura entre educação online e ensino presencial tem se tornado cada vez mais comum. 

O ensino híbrido é uma alternativa mais que viável, principalmente quando nos deparamos com algum empecilho que impede que os estudantes tenham aulas convencionais, como a pandemia do novo Coronavírus.  

Porém, nem sempre é fácil pensar em atividades educativas online que realmente prendem a atenção dos estudantes e os mantenham motivados, certo?

Pensando nisso, trouxemos neste artigo 5 atividades educativas online realmente interessantes para que você aplica no ensino remoto. Para conferir esse conteúdo, basta seguir na leitura! Vamos lá?

banner-ebook-ensino-hibrido com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-ensino-hibrido?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

1. Seminários

Os seminários são ótimas alternativas para serem aplicadas como atividades educativas online. 

É sim, bastante possível, promover a participação de estudantes durante aulas virtuais. 

Você pode, por exemplo, propor um tema para que os alunos estudem com alguma antecedência e então marcar um encontro virtual para que os estudantes possam colocar suas ideias e discutir sobre o assunto.

Essa é uma atividade bastante interessante para se aplicar com estudantes. Afinal, é uma prática que estimula os alunos a desenvolverem o pensamento crítico e a argumentação.

2. Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é também uma atividade que pode sim ser aplicada na educação online. Ela é uma prática ativa bastante interessante e tem o objetivo de colocar o aluno como protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem.

A ideia da sala de aula invertida é que os estudantes estudem o conteúdo antes e só depois o professor responda a algumas dúvidas. 

Para o ensino online a sala de aula invertida pode ser muito produtiva. Você poderia sugerir aos alunos que pesquisem um assunto, como por exemplo a Segunda Guerra Mundial (assunto vastamente abordado e fácil de se encontrar), e no próximo encontro online você pediria a eles que dessem a aula sobre o assunto, cada um à sua maneira, informando aos colegas o que entenderam sobre o assunto.

É claro que você poderá e, na verdade, deverá intervir, caso eles se equivoquem com algum conceito. 

A sala de aula invertida é uma metodologia ativa que procura estimular alunos a se tornarem personagens ativos em seu processo de ensino-aprendizagem. Essa ideia de autonomia e protagonismo estudantil é uma das bases da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que norteia a Educação Básica Brasileira. 

Bom, se você não conhece o que são as metodologias ativas, vamos te contar melhor a seguir o que são elas. Acompanhe!

Metodologias ativas

As metodologias ativas são uma maneira moderna e inovadora de pensar o ensino tradicional. 

Elas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios pelos quais eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula. 

3. Autoavaliação

A autoavaliação é uma estratégia bastante eficiente quando o assunto são atividades educativas online. 

Mas para que essa atividade funcione, é necessário que os estudantes já estejam familiarizados com as competências socioemocionais estipuladas pela BNCC, como a autogestão e autoconsciência, para não mentirem e se darem uma nota que não condiz com a realidade. 

A autoavaliação é muito presente em avaliações formativas, que prezam por um desempenho escolar a longo prazo e veem o erro como uma falta não definitiva e que faz parte do processo de desenvolvimento pleno.

4. Atividades de produção de conteúdo

Em quarto lugar de nossa lista de atividades educativas online, temos as atividades de produção de conteúdo.

Essa atividade, que pode ou não ser avaliativa, é bastante interessante. Antes de aplicá-la é interessante que educadores da área da língua portuguesa deem uma aula embasada em gêneros textuais, após essa primeira aula expositiva podem solicitar ao alunos que produzam uma redação. 

As redações dos diferentes gêneros textuais são ótimas alternativas para avaliação na educação de alunos a distância.

E para ajudar professores a se organizar e apresentar diferentes temas e eixos temáticos, já existe atualmente plataformas online de redações. Dentro dessas plataformas, os professores e professoras de português poderão criar atividades e incluir alunos, dando um prazo máximo para que a tarefa seja feita.

Bem interessante, não é mesmo? Vale a pena procurar por plataformas online de redação que ajudem a sua escola a avaliar estudantes na educação a distância!

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

5. Simulados online

Os simulados virtuais também são atividades educativas online de bastante impacto, principalmente para alunos que estão se preparando para o Enem e demais vestibulares. 

Por isso, é interessante adotar avaliações online que estejam em consonância com o que cobram os exames de acesso ao Ensino Superior. Mas lembre-se de não usar questões repetidas ou irá facilitar que os estudantes colem. O ideal é pensar em questões inéditas.

Sabendo da dificuldade e da falta de tempo de educadores em elaborar todo um simulado completamente inédito já existem plataformas virtuais especializadas em oferecer avaliações online com questões inéditas e 100% alinhadas às do Enem, como a Imaginie.

A Imaginie é uma empresa que acredita no poder transformador da educação e oferece soluções às escolas, como as avaliações online e redações dos mais diversos eixos e tipos temáticos diferentes. 


Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre atividades educativas online e que você possa aplicá-las com os estudantes de sua instituição. Aproveite para baixar a nossa pesquisa sobre ensino online em tempos de coronavírus e saiba como escolas de todo o Brasil estão desenvolvendo as suas atividades de educação online!

Material rico, banner pesquisa ensino online em tempos de Coronavírus com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/pesquisa-ensino-online?utm_source=blog-educacao&utm_medium=pagina-de-materiais&utm_campaign=material-rico&_ga=2.116378118.1004589859.1594043391-901843503.1583462023&_gac=1.192877912.1591829163.Cj0KCQjwiYL3BRDVARIsAF9E4Gd3w23bte8XfdNMgKGelGfHXKqdUyYPVZNOiJBOpUI5Pob2MrXf3H0aAnCjEALw_wcB

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Pesquisa]

Ensino online em tempos de coronavírus

Os desafios das instituições de ensino para a emergente adaptação ao “novo normal”: perspectivas e tendências para a gestão escolar.

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo de sua escola, mas não sabe como? Então este material foi feito para você! Nele você encontra tudo sobre a Avaliação Formativa, uma estratégia inovadora que promete melhorar o desempenho escolar!

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Ebook]

Ensino híbrido: o que é, benefícios e como aplicar na prática.

Não sabe o que é o Ensino Híbrido e quais são suas práticas pedagógicas? Então este ebook foi feito para você! Nele você encontra quais são as metodologias do ensino híbrido e como aplicá-las na prática.

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter