Você já deve saber que todas as escolas necessitam de uma cultura inclusiva, certo? Por isso, uma boa dica para trabalhar o respeito às diferenças são os filmes sobre inclusão.
O cotidiano escolar deve contar com políticas de inclusão e diversidade. Se você está se perguntando como desenvolver tais políticas, saiba que a resposta é simples: basta transformar a cultura da sua escola e, consequentemente, o comportamento dos seus colaboradores.
Na prática, para trabalhar com inclusão e diversidade, você deve valorizar todas as pessoas, compreender e respeitar as diferenças, além de entender as necessidades reais de cada estudante. Assim, você terá um ambiente inclusivo e uma escola com muito mais diversidade.
Para saber mais sobre o assunto, siga a leitura até o final! No artigo de hoje, vamos dar dicas de filmes sobre inclusão para os professores introduzirem o tema em sala de aula.
Qual a importância de uma escola diversa?
Como mencionamos, a educação inclusiva valoriza as diferenças. Nesse sentido, quando falamos em diversidade na educação, nos referimos a oportunidades igualitárias de acesso e permanência nas escolas, independente de quaisquer discordâncias.
De acordo com o Minidicionário Aurélio, diversidade significa “Qualidade ou condição do que é diverso, diferença, dessemelhança”. Dessa forma, o conceito em questão diz respeito a divergências sobre características étnicas e culturais, condições socioeconômicas, condições físicas etc.
Em outras palavras, a educação inclusiva serve para combater relações discriminatórias e excludentes nas escolas. Se, no passado, alguns grupos não se encaixavam nos moldes elitistas da educação, hoje, todos devem ter acesso ao mesmo currículo básico e à educação de qualidade.
Mas atenção: de nada adianta ter uma classe heterogênea e aplicar a mesma metodologia para todos os alunos. A única forma de garantir a permanência de pessoas diversas na sua instituição é reconhecer as necessidades de cada um e garantir práticas educacionais diferentes.
Para tanto, os profissionais de educação devem estar aptos a identificar as especificidades de todos e, assim, valorizar e promover uma aprendizagem realmente efetiva. Lembre-se sempre disso!
6 dicas de filmes sobre inclusão
Mais do que desenvolver políticas de inclusão e diversidade, os profissionais de educação precisam ensinar o respeito. Por isso, separamos exemplos de filmes sobre inclusão para os professores transmitirem em sala de aula. Veja abaixo:
Colegas
A primeira dica de filmes sobre inclusão é Colegas (2012), que retrata a Síndrome de Down em um contexto de autonomia, superação e aprendizagem. A trama acompanha a fuga de três amigos, Aninha (Rita Pokk), Stalone (Ariel Goldenberg) e Márcio (Breno Viola), que decidem deixar o internato no qual viviam para buscar os próprios sonhos: casar, ver o mar e voar.
Extraordinário
Nossa próxima dica é o longa Extraordinário (2017). Esse filme acompanha a vida de Auggie Pullman (Jacob Tremblay), que nasceu com uma deformação facial e começa a frequentar a escola pela primeira vez aos 10 anos. Como se não bastasse a tensão natural pelas dificuldades enfrentadas no período escolar, Auggie precisa ter ainda mais força para se encaixar no novo ambiente.
Cordas
Vamos falar agora de uma animação: Cordas (2014). Nesse curta, a personagem Maria se aproxima de Nicolás, um colega de classe que tem paralisia cerebral. Com o objetivo de ajudá-lo a brincar e se divertir, Maria faz de tudo para garantir a participação do amigo, até mesmo recriar jogos e atividades. Nesse processo, a garotinha não apenas ensina, mas também aprende muito com a situação do amigo.
A teoria de tudo
O próximo filme que vamos recomendar conta uma história que desafia a própria ciência e inspira muita gente: A teoria de tudo (2014), sobre Stephen Hawking. Aos 23 anos, o astrofísico foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença motora degenerativa que o deixou sem movimentos. O filme mostra como ele se tornou uma das mentes mais brilhantes do nosso tempo, apesar da doença.
Hoje eu quero voltar sozinho
Nossa próxima dica sobre filmes de inclusão é Hoje eu quero voltar sozinho (2014), uma produção brasileira que aborda duas questões importantes: deficiência visual e homossexualidade. O filme acompanha a história de Leonardo (Guilherme Lobo), que chega a um tradicional colégio do Rio de Janeiro e precisa lidar com dificuldades de aceitação por parte da turma. É então que o jovem conhece Gabriel (Fabio Audi), por quem desenvolve sentimentos amorosos.
Intocáveis
Além das opções acima, outra dica muito relevante é o longa Intocáveis (2012), que acompanha a história de Philippe (François Cluzet) e Driss (Omar Sy) após um trágico acontecimento. Tudo começa depois que Philippe, dono de uma grande fortuna, sofre um acidente e fica tetraplégico. Nesse contexto, a história dele se cruza com a de Driss, um jovem de baixa renda que decide trabalhar como cuidador. De um lado, Philippe consegue recuperar a própria autoestima devido aos cuidados de Driss, que também descobre muito nessa relação de aprendizagem mútua.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de filmes sobre inclusão. Agora, que tal conferir os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular?
[E-book Gratuito]
Você quer saber como preparar e dar aulas online mantendo o foco dos alunos? Então este e-book foi feito para você!