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Veja como trabalhar a BNCC com os professores de sua escola

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A BNCC é um documento muito extenso que determina as diretrizes para os currículos que compõem a Educação Básica brasileira de crianças e adolescentes. 

A Base é um documento pensado há anos, mas total e completamente homologada no fim de 2018. Sendo recente e apresentando uma série de competências e habilidades, ela veio para modificar muito e para tirar coordenadores, professores e diretores do lugar que já estavam acostumados, transformando currículos e garantindo ensino de qualidade aos jovens de diferentes classes sociais. 

Diante de tudo isso, surge a questão: como trabalhar a BNCC com os professores, para que eles apliquem as diretrizes deste documento em sala de aula?

Essa pode até parecer uma tarefa difícil, mas garantimos que não é! Basta seguir na leitura e te mostraremos que trabalhar a BNCC com os professores de sua escola não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira!

Como trabalhar a BNCC com professores de cada etapa da Educação Básica?

A Base Nacional Comum Curricular é inovadora e propõe um currículo unificado para crianças e jovens de toda a Educação Básica.

Mas afinal, o que é a Educação Básica?

A Educação Básica é composta pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e pelo Ensino Médio. A Base estabelece 10 competências gerais para toda a Educação Básica, e depois vai estabelecendo habilidades e competências para cada etapa de modo particular. 

Para que você entenda como trabalhar a BNCC com professores de cada etapa da Educação Básica, vamos primeiro te mostrar quais são as 10 competências gerais e posteriormente o que a BNCC vai determinar para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e Médio. Acompanhe!

Quais são as 10 competências da BNCC?

Confira as 10 competências gerais que deverão guiar toda a Educação Básica:

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Tenha em mente que essas competências deverão ser trabalhadas uma a uma com os professores de sua escola. Só depois de esmiuçar cada uma delas, você deverá desenvolver um trabalho mais particular com os educadores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 


Como trabalhar a BNCC com professores da Educação Infantil?

Para saber como trabalhar a BNCC com professores da Educação Infantil, você deve primeiro conhecer o que estipula a parte do documento voltada à orientação do currículo de crianças. 

A Base para a educação infantil estipula 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser efetivamente assegurados para que todas as crianças tenham condições de se desenvolver. São eles:

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

Além disso, há também os campos de experiência. Que são 5:

  • o eu, o outro e o nós;
  • corpo, gestos e movimentos;
  • traços, sons, cores e formas;
  • escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Para cada campo de experiências, a BNCC educação infantil define objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados por três grupos por faixa etária. 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) Crianças Pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI01TS01)

Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

(EI02TS01)

Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

(EI03TS01)

Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Importante mencionar que para campo de experiência há, pelo menos, 3 diferentes objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Então, com a BNCC ensino infantil em mãos faça reuniões e treinamentos com os educadores desta faixa etária e procure trabalhar com eles cada um dos direitos de aprendizagem e ainda os campos de experiência e desenvolvimento de maneira bem detalhada. 

Você pode sugerir aos professores que se planejem e pensem algo relacionado a brincadeiras, que correspondam a cada faixa etária, e trabalhar cada um dos direcionamentos estipulados pela Base. 

Um exemplo de atividade que trabalha a BNCC na prática em sala de aula com alunos da educação infantil é a criação de histórias de faz de conta. Nelas, as crianças imaginam, criam espaços diferentes e trabalham o respeito e a empatia pelos colegas. 

Como trabalhar a BNCC com professores do Ensino Fundamental?

Agora, vamos te mostrar como trabalhar a BNCC com professores do Ensino Fundamental. Para tanto, você deverá conhecer o que determina a Base para essa etapa da educação básica. 

A BNCC ensino fundamental vai determinar o currículo dos alunos que têm, em geral, entre 6 e 14 anos de idade. Essa etapa da educação básica é composta por dois grupos: crianças e adolescentes; as crianças fazem parte dos anos iniciais e os adolescentes do anos finais do fundamental. 

Veja a seguir um quadro um quadro sobre os componentes curriculares e as áreas do conhecimento que as crianças e adolescentes do Ensino Fundamental deverão ver:

Componentes Curriculares
Anos iniciais (1º ao 5º ano) Anos finais (6º ao 9º ano)
Linguagens Língua Portuguesa
Arte
Educação Física
Língua Inglesa
Matemática Matemática
Ciências da Natureza Ciências
Ciências Humanas Geografia
História
Ensino Religioso Ensino Religioso

A BNCC estipula para cada área do conhecimento diferentes unidades temáticas, objetivos de conhecimento e habilidades que deverão ser trabalhadas, na prática, com os estudantes do Ensino Fundamental. 

Veja isso melhor nos quadros a seguir, o primeiro diz respeito às unidades temáticas, objetivos de conhecimento e habilidades dos anos iniciais e o segundo dos anos finais do fundamental. 

Ciências 1º ano:

Unidades temáticas Objetos de conhecimento Habilidades
Vida e evolução Corpo humano

Respeito à diversidade 

(EF01CI02) Localizar, nomes e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para manutenção da saúde.

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Ciências 6º ano:

Unidades temáticas Objetos de conhecimento Habilidades
Matéria e energia Misturas homogêneas e heterogêneas

Separação de materiais

Materiais sintéticos

Transformações químicas

(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

Pois bem, munido de um conhecimento profundo sobre o Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – convide os professores desta etapa para reuniões e treinamentos. 

Sugira que cada um dos professores da áreas de conhecimento dediquem seu tempo para estudar as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e ainda as habilidades que dizem respeito à sua disciplina. Assim, o trabalho não ficará tão pesado. 

O que você, como coordenador, deverá fazer é orientar o treinamento de sua equipe docente no sentido de abarcar de maneira efetiva o que determina a BNCC e para isso, deverá junto com sua equipe fazer o planejamento anual de sua escola seguindo sempre a Base Nacional Comum Curricular. 

Uma ideia é orientar os professores da área de português, por exemplo, a trabalharem diferentes gêneros textuais com os alunos em sala de aula. Já que, assim, eles ensinariam questões gramaticais de maneira contextualizada, como prega a BNCC. 

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Como trabalhar a BNCC com professores do Ensino Médio?

Saber como trabalhar a BNCC com professores do Ensino Médio passa primeiro por saber o que determina a Base para esta etapa da educação básica.

A BNCC ensino médio determina que os jovens passem por quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Para cada uma destas áreas, a BNCC vai estipular diferentes habilidades que devem ser incluídas no currículo nacional. 

Veja a seguir quais são as quatro grandes áreas estabelecidas pela BNCC ensino médio:

Componentes Curriculares (1ª a 3ª série)
Linguagens e suas Tecnologias Língua Portuguesa
Matemática e suas Tecnologias Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Além dessas áreas, a BNCC ensino médio estabelece vários campos de atuação para cada uma das disciplinas. E para cada campo de atuação, práticas, competências e habilidades específicas. Acompanhe essas especificidades no quadro a seguir:

Campo da Vida Pessoal
PRÁTICAS

Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica

Habilidades Competências
(EM13LP19) Apresentar-se por meio de textos multimodais diversos (perfis variados, gifs biográficos, biodata, currículo web, videocurrículo etc.) e de ferramentas digitais (ferramenta de gif, wiki, site etc.), para falar de si mesmo de formas variadas, considerando diferentes situações e objetivos.
(EM13LP20) Compartilhar gostos, interesses, práticas culturais, temas/ problemas/questões que despertam maior interesse ou preocupação, respeitando e valorizando diferenças, como forma de identificar afinidades e interesses comuns, como também de organizar e/ou participar de grupos, clubes, oficinas e afins. 2, 3
(EM13LP21) Produzir, de forma colaborativa, e socializar playlists comentadas de preferências culturais e de entretenimento, revistas culturais, fanzines, e-zines ou publicações afins que divulguem, comentem e avaliem músicas, games, séries, filmes, quadrinhos, livros, peças, exposições, espetáculos de dança etc., de forma a compartilhar gostos, identificar afinidades, fomentar comunidades etc. 1, 6
(EM13LP22) Construir e/ou atualizar, de forma colaborativa, registros dinâmicos (mapas, wiki etc.) de profissões e ocupações de seu interesse (áreas de atuação, dados sobre formação, fazeres, produções, depoimentos de profissionais etc.) que possibilitem vislumbrar trajetórias pessoais e profissionais. 3

Os números 1, 2, 3 e 6 que aparecem no quadro acima correspondem a competências específicas. A competência específica 1 diz o seguinte:

“Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.”

Cada uma das competências específicas vai determinar algo estrito e que corresponde a uma ou mais habilidades de cada campo pessoal.

Após conhecer bem a BNCC ensino médio, você deverá também entender a fundo sobre reforma do ensino médio e ainda sobre os itinerários formativos, já estas serão as diretrizes que guiarão o currículo dos jovens de sua escola. 

Enfim, chame os professores desta etapa da educação básica e peça para que estudem tudo o que diz a Lei do Ensino Médio e a BNCC. 

Estimule os educadores de cada disciplina a esmiuçarem a parte da BNCC que diz respeito à sua matéria, já que a BNCC vai direcionar não só o ensino médio em si, mas também a maneira como o Inep irá trabalhar as habilidades e competências cobradas no Enem, já que está tudo intimamente interligado e é o Ministério da Educação que fomenta e organiza tanto a BNCC quando o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Sendo assim, os professores de sua instituição deverão voltar a sua atenção a todas essas questões, a fim de preparar os alunos de modo assertivo e completo para o maior vestibular do país. 

Uma boa dica seria que os professores da área de português, por exemplo, trabalhassem o texto dissertativo-argumentativo com os alunos, gênero pedido da redação Enem, e como tema a ser desenvolvido: “As fake news na era da informação”, já que este é um assunto atual e que é tratado na BNCC. 

Como uma plataforma online pode te ajudar a trabalhar a BNCC com os professores?

As plataformas onlines de redação e aplicação de avaliações são ótimas aliadas no processo de como trabalhar a BNCC com os professores de sua escola. 

Isso porque as plataformas online são flexíveis e permitem aos professores um trabalho mais livre, já que eles poderão contar com uma ajuda e tanto na hora de elaborar tarefas que abranjam as competências e habilidades da BNCC para a Educação Básica. 

E uma plataforma de redação e aplicação de atividades que pode te ajudar, e muito, é a Imaginie para escolas. Ela conta com um grupo de profissionais que têm pensado em como dar o suporte que a sua escola precisa em relação à adequação das atividades cotidianas em sala de aula que estejam comunhão com a Base Nacional Comum Curricular. 

Estes profissionais fizeram um planejamento completo, 100% alinhado à BNCC, em que sugerem, por exemplo, quais os gêneros literários os professores do ensino fundamental e médio podem utilizar em suas aulas. 

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Tudo isso serve para facilitar a vida de professores, já que sabemos que ela pode ser bem atarefada e sem tempo, ainda mais quando se trata de realizar planos de aula em conformidade com a BNCC, um documento ainda muito recente. 

Esperamos ter ajudado você a entender como trabalhar a BNCC com os professores de sua escola. Tenha a certeza de que a Imaginie vai te ajudar e muito nessa empreitada. Então, aproveite e conheça-a melhor. Você, seus professores e alunos só têm a ganhar!

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