Você já ouviu falar no conceito de Aprendizagem Baseada em Equipes? Essa é uma estratégia aplicada para melhorar o ensino por meio da aprendizagem em grupo.
Dessa forma, os alunos colocam a mão na massa, atuando como os protagonistas de seu próprio aprendizado.
Para entender mais como essa metodologia funciona e de qual forma ela pode ser aplicada em sala de aula, continue a leitura deste artigo!
O que é Aprendizagem Baseada em Equipes?
A Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), do inglês Team Based Learning, é uma metodologia de ensino que foi desenvolvida para um curso de Administração, em 1970.
Na época, o professor Larry Michaelsen, da Universidade de Oklahoma (Estados Unidos), a propôs como uma forma de trabalhar determinados conteúdos com turmas formadas por muitos estudantes.
Trata-se de uma forma estruturada de trabalhos em grupo, que enfatiza a preparação dos alunos de forma individual, geralmente fora da sala de aula, e que, posteriormente, ocorre a aplicação dos conhecimentos em grupo.
Podemos dizer, portanto, que a Aprendizagem Baseada em Equipes é uma metodologia ativa de ensino, pois oferece ao estudante maior autonomia e responsabilidade sobre a sua própria aprendizagem.
Quais são os princípios da Aprendizagem Baseada em Equipes?
Como toda metodologia, a Aprendizagem Baseada em Equipes também precisa seguir alguns princípios para ser eficaz.
Vamos conhecer cada um deles:
1. Formação dos grupos
Mesmo que a aprendizagem seja feita em equipe, o professor que é o responsável por essa formação. Nesse sentido, é preciso montar os grupos incluindo alunos com personalidades e habilidades distintas.
Essa diversidade facilita a resolução dos problemas e melhora a performance dos alunos, pois, assim, os membros dos grupos apresentam perspectivas diferentes e as discussões se tornam mais ricas.
Também é importante determinar a quantidade de alunos por equipe, tendo cada uma entre 5 e 7 participantes. Ou seja, deve ter membros o suficiente para garantir a diversidade, mas não ao ponto de alguns não conseguirem participar.
2. Responsabilidade individual e coletiva
Mesmo que a aprendizagem seja feita em grupo, é necessário garantir a responsabilidade do estudante, tanto no seu trabalho individual como no trabalho em equipe.
Portanto, o professor deve solicitar aos alunos que se preparem para as atividades. Caso contrário, a falta de preparo pode impedir o progresso de toda a equipe.
Após isso, cada um vai contribuir com a atividade em equipe. Em seguida, o professor deverá envolver os alunos em uma avaliação por pares, dando a possibilidade dos membros da equipe avaliarem a contribuição dos demais participantes do grupo.
Na avaliação, tanto os aspectos positivos e negativos devem ser avaliados. Dessa forma, cada integrante tem uma ideia de como é sua colaboração, do que seus colegas pensam a seu respeito e de como seu processo pode ser melhorado, uma vez que essa não é uma avaliação única. Afinal, o professor também precisa fazer uma devolutiva aos estudantes.
Os projetos desenvolvidos por cada um dos grupos deverão ser avaliados e comparados. Isso vai possibilitar uma troca entre as equipes e despertar nos membros a capacidade de formular opiniões e analisar os trabalhos.
AVALIAÇÃO FORMATIVA:
O QUE É, CARACTERÍSTICAS E QUAIS SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
3. Atividades interativas
Na Aprendizagem Baseada em Equipes as tarefas precisam permitir tomadas de decisões e relatos de experiências. Assim, o diálogo é essencial para que as equipes alcancem os resultados.
Nesse sentido, o professor deve explicar que em trabalhos que envolvam atividades complexas, como a produção de artigos e apresentações, não deve ocorrer a divisão do grupo, em que cada um faz uma parte individualmente. Uma vez que as divisões inibem a interação entre os membros da equipe.
4. Feedbacks constantes
O retorno do professor deve acontecer durante todo o processo da metodologia. Ou seja, é preciso esclarecer conceitos e dúvidas dos alunos que talvez não tenham sido compreendidos durante as atividades.
Isso favorece a aprendizagem e a retenção de conteúdo e tem impacto direto no desenvolvimento das equipes. Além disso, os feedbacks motivam os alunos a atuarem em grupo.
Quais são as vantagens dessa metodologia?
A Aprendizagem Baseada em Equipes é uma ótima maneira de estimular alunos e de ajudá-los a reter conhecimentos.
Isso porque, trabalhar em equipe ensina os alunos a colaborarem uns com os outros, melhorando suas relações interpessoais e contribuindo para a diminuição da desigualdade entre eles.
As diferentes etapas do processo favorecem a autonomia, o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e a cooperação. Habilidades que estão previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ademais, essa metodologia é embasada em princípios que colaboram para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e socioemocionais. O aluno trabalha melhor a sua capacidade de reflexão e argumentação e se sente mais motivado e engajado a participar das aulas.
Como aplicar a ABE em sala de aula?
Na Aprendizagem Baseada em Equipes, todas as fases se relacionam umas com as outras. Por isso, a atividade deve ser pensada com antecedência e preparada como um todo.
Para aplicar a metodologia com seus alunos, basta seguir as cinco etapas:
1. Preparação individual
O professor pode ajudar na preparação individual dos alunos compartilhando vídeos, leituras ou outras atividades sobre o assunto da aula.
Essa fase tem como objetivo garantir que o estudante adquira os conhecimentos necessários para a resolução de problemas em grupo mais à frente.
2. Teste de preparo individual
Nesta etapa, o professor aplica um questionário de múltipla escolha para avaliar se a primeira etapa foi bem feita pelo aluno.
O teste deve ser baseado nos conteúdos que foram utilizados na preparação individual.
3. Teste de preparo coletivo
Aqui, os alunos se reúnem com suas equipes e precisam dar sequência no teste de forma conjunta, chegando a um consenso sobre a resposta de cada questão.
Isso favorece o debate e a construção coletiva do conhecimento. Além disso, os próprios estudantes são responsáveis por corrigir os testes a partir de um gabarito fornecido pelo professor, o que lhes dá um feedback imediato de onde estão suas dificuldades e estimula novas discussões sobre as soluções corretas.
4. Esclarecimento de dúvidas
Neste momento, o professor ajuda a esclarecer as dúvidas dos alunos e também aprofunda nos assuntos que precisam ser mais discutidos.
Essa interação com a classe é necessária para esclarecer os conceitos e aspectos que trouxeram mais dificuldades, garantindo assim que a informação trabalhada seja realmente compreendida por todos.
5. Atividades de aplicação
Por fim, as equipes realizam atividades para a aplicação do conhecimento, na qual têm que resolver algum problema relevante utilizando o conteúdo trabalhado nas outras etapas.
Essa tarefa precisa ser comum a todos e ao final, cada grupo deve apresentar seus resultados para a turma. Isso permite que os demais estudantes avaliem outras formas de resolverem o problema.
Essa aplicação deve ocorrer de acordo com a regra dos 4S:
- Significant: deve ter um problema significativo;
- Same problem: mesmo problema para todas as equipes;
- Specific choice: deve fazer uma escolha específica;
- Simultaneous Report: de forma simultânea, apresentar suas respostas.
Seguindo estes cinco passos você fará a aplicação da ABE da melhor forma possível!
Esperamos que a aplicação da Aprendizagem Baseada em Equipes ajude seus alunos a serem mais proativos e engajados. Aproveite para ler nosso próximo artigo para entender o que são e como trabalhar as metodologias ativas em sala de aula!
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