Já ouviu falar sobre a aprendizagem social? A pesquisa e a ciência têm muito a contribuir para melhorar a educação, de forma a aprimorar o aprendizado de estudantes das mais variadas faixas etárias e contextos.
Acompanhe a leitura deste artigo e descubra como ela pode impactar positivamente nas estratégias educacionais da sua instituição de ensino!
Origem da aprendizagem social
A teoria da aprendizagem social, também conhecida como teoria social cognitiva, corresponde à capacidade de aprender por meio de um comportamento observado. Em 1950, o psicólogo canadense e professor da Universidade de Stanford, Albert Bandura, iniciou um programa de investigação sobre os fatores que influenciavam no comportamento social.
Assim, ele propôs que o aprendizado pode ocorrer por meio de experiências diretas, isto é, através de experiências e modelos de observação do comportamento dos indivíduos e das recompensas que recebem.
Segundo Bandura, a teoria da aprendizagem social adota a perspectiva do auto-desenvolvimento, adaptação e mudança. Ela tem sido útil para explicar como as pessoas podem aprender coisas novas e desenvolver comportamentos através da observação de outras pessoas.
Sendo assim, o foco da aprendizagem social acontece entre as pessoas e suas redes de relacionamento, como:
- a troca de conhecimento;
- a disposição para dar e receber;
- o interesse pela conexão.
Por exemplo:
- uma criança que observa seus pais, os imita, processa em seu comportamento e reflete em seu entorno;
- ver alguém queimar a mão em um fogão fará com que futuramente a pessoa não aproxime a mão do fogo;
- se um colega é um bom estudante e obtém sucesso, é provável que outros queiram imitar esse comportamento.
A importância da aprendizagem social na formação dos alunos
O método da aprendizagem social ajuda na compreensão da como o ser humano adquire conhecimento, além de explicar o porquê de absorvermos em maior grau determinados comportamentos.
Dessa forma, considerando os processos internos e cognitivos e o ambiente externo social, a teoria também aponta que cada pessoa é vista como modelo por outras. Assim, podemos influenciar um ao outro, mesmo que inconscientemente.
Portanto, ao entender e dominar a teoria da aprendizagem social, os educadores podem incluí-la no plano de ensino escolar. E com isso, podem influenciar e melhor qualificar os seus alunos utilizando bons exemplos.
As técnicas dessa ferramenta incentivam as crianças a terem atitudes positivas consigo e com os demais, de modo a exercitar a empatia, persistência, confiança, maior senso de propósito e compromisso com a escola. Além disso, a aprendizagem social traz os seguintes benefícios:
- adoção de bons comportamentos em relação a adultos e colegas de turma;
- redução dos comportamentos negativos e problemas de conduta;
- diminuição da ansiedade e angústia emocional;
- melhora no desempenho nas avaliações e notas.
O bullying, por exemplo, é um dos principais problemas enfrentados pelas instituições de ensino. Logo, a aplicação da aprendizagem social pode se tornar uma grande aliada, pois ela permite apresentar as situações reais desse comportamento e as suas consequências e, assim, conscientizar todos os alunos com ações positivas e adequadas.
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Como é feito o processo de aprendizagem social
Para o professor Albert Bandura, a aprendizagem social pode acontecer de diferentes formas:
- atenção: a atenção do aprendiz deve se focar no modelo, caso contrário, a aprendizagem será interrompida;
- memória: o indivíduo deve reter o que observou para depois executá-lo;
- reprodução: o comportamento é iniciado e o aprendiz deve ser capaz de imitá-lo, não necessariamente igual, mas deve realizá-lo.
- motivação: nesta parte é necessário conhecer o que o levou à realização do comportamento.
Vale ressaltar que a motivação é um aspecto chave no momento de iniciar a aprendizagem do que se quer imitar. É indispensável que existam razões ou motivos para querer aprender algo, caso contrário, é difícil manter o foco, a atenção, a retenção e reprodução dos comportamentos.
Além disso, um modelo e a observação não bastam para que o comportamento seja praticado, pois ele deve ser atrativo e de interesse do aprendiz. Isso se justifica, pois cada indivíduo também contribui com suas próprias experiências e percepções sobre aquilo que observa.
Como promover a aprendizagem social na escola
Para promover a aprendizagem social nas instituições escolares, é preciso ensinar e dar exemplos sobre as habilidades emocionais dos estudantes. Assim, podem ser criadas oportunidades para que os alunos entendam e pratiquem essas competências em cenários reais.
Veja outras dicas de como aplicar a aprendizagem social na sua escola:
1. Proponha trabalhos em grupo
Incentivar a colaboração e a interação com os outros indivíduos é um princípio básico da aprendizagem social. Portanto, os educadores podem pedir que os alunos realizem trabalhos em grupo na sala de aula ou fora dela, de modo a incentivar a troca de ideias e experiências.
Assim, o estudante desenvolve afinidade com os demais colegas, o que aumenta a confiança e fortalece os laços entre eles. Além disso, também é uma oportunidade para que eles possam aprender com o seu grupo.
2. Incentive a participação em projetos sociais
A motivação é um aspecto imprescindível para que os sujeitos queiram repetir um determinado comportamento. Com base nisso, a escola também pode estimular a participação dos alunos em projetos sociais, como uma ótima maneira de praticar a empatia.
Uma boa proposta é realizar pequenas ações no entorno em que a instituição de ensino está inserida. Essa iniciativa pode trazer bons resultados para o desenvolvimento dos estudantes e também da comunidade. Com o incentivo, os professores ainda podem oferecer uma recompensa pelo comportamento adequado da turma.
Ao finalizar uma ação no projeto social, quando os alunos observam o êxito em uma tarefa, a tendência é que eles se sintam encorajados a repetir o comportamento positivo em outras atividades.
3. Permita uma educação inovadora
Sugerir propostas de inovação na escola é importante, pois faz com que os alunos saiam da zona de conforto. Assim, eles passam a visualizar situações por ângulos diferentes e a ter mais senso crítico. Isso pode fazer com que eles encontrem as atitudes mais adequadas para solucionar eventuais conflitos.
Dessa forma, os professores podem criar grupos em sala de aula propondo situações baseadas em temas relevantes na comunidade escolar. A partir de uma exposição e com a orientação dos educadores, por exemplo, os alunos podem se aprofundar no assunto, contribuir com boas práticas e adquirir novos aprendizados e competências emocionais.
Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre a aprendizagem social e como ela pode ser utilizada na sua escola. Para complementar esse assunto, que tal ler nosso próximo artigo sobre as tecnologias como ferramentas de aprendizagem?
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