8 passos para desenvolver um plano de gestão escolar eficaz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O plano de gestão escolar é uma ferramenta da gestão escolar. Este plano tem a finalidade de proporcionar as condições necessárias para que a escola cumpra o seu papel de desenvolver um ensino de qualidade, angariar novos alunos e evitar que estudantes deixem a instituição. 

O plano de gestão escolar é, de fato, um documento que deverá conter todas as informações e ações oportunas para a boa gestão da escola. 

Alguns dos pontos que devem estar dentro de um plano de gestão escolar são:

  • número de funcionários;
  • número de matrículas ativas;
  • número de alunos que deixam a escola por ano ou semestre;
  • calendário anual;
  • metodologias educacionais;
  • controle de recursos e finanças;
  • eventos promovidos pela escolar

Bom, quanto mais completo for o plano de gestão escolar, melhor! Já que é por meio dele que metas serão desenvolvidas e planejamentos traçados em relação a todos os âmbitos da realidade escolar. O objetivo é fazer da escola referência de ensino em sua região. 

Sabendo da importância que um bom plano de gestão escolar possui, vamos neste artigo te mostrar 8 dicas para desenvolvê-lo de maneira eficaz! Vamos lá?

8 dicas para desenvolver um plano de gestão escolar eficaz

Selecionamos 8 passos para que você saiba como desenvolver um plano de gestão escolar realmente eficaz e fazer da sua escola referência regional e nacional. Acompanhe!

1. Conheça a fundo a situação da escola

A primeira dica para desenvolver um plano de gestão escolar é conhecer profundamente a situação da escola. 

O plano de gestão escolar deverá ser um retrato da escola. Nele você deverá incluir todos os desafios que a instituição apresenta até o presente momento. 

Essa primeira fase de conhecimento da escola é fundamental para as próximas que virão. As fases seguintes serão de análise e apresentação de ações que busquem solucionar os desafios encontrados.

Portanto, olhe atentamente para a sua escola na hora de elaborar o plano de gestão escolar. Talvez você veja que a sua escola está tendo uma baixa captação de alunos ou que os estudantes têm apresentado uma baixa média no Enem.

Você deverá então tomar nota desses desafios e posteriormente pensar em ações que solucionem essas questões. 

2. Elabore o Projeto Político Pedagógico

A segunda dica para o desenvolvimento do plano de gestão escolar é: elabore o Planejamento Político Pedagógico (PPP).

Após conhecer a fundo a realidade da sua escola, você deverá desenvolver um projeto escolar que embasará todas as ações pedagógicas de sua escola.

Mas o que é o PPP?

O PPP é um instrumento que todas as escolas devem desenvolver. Ele deve refletir a proposta educacional da escola. 

O Planejamento Político Pedagógica é regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pelas diretrizes estipuladas a BNCC.

3. Selecione as metodologias educacionais 

Outra dica importante para a elaboração do plano de gestão escolar é selecionar as metodologias educacionais que a sua escola vai desenvolver ao longo do ano.

Isso é importante porque traçar metodologias ativas e inovadoras podem angariar novos alunos e evitar que estudantes deixem a instituição.

Já se sabe que para acompanhar a Geração Z, aqueles que nasceram imersos nos desafios e benefícios do mundo virtual, é importante ir além do método tradicional de ensino. 

Os nativos digitais querem, instintivamente, ser protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem e as escolas devem se moldar para acompanhar e ajudar o pleno desenvolvimento dessas crianças e adolescentes do século XXI.

4. Conheça e controle a parte financeira da escola

Em quarto lugar de nossa lista sobre dicas para desenvolver o plano de gestão escolar, temos: conheça e controle a parte financeira da escola.

A questão financeira também deve ser abarcada dentro do plano de gestão escolar. Se a escola não vai bem financeiramente, isso pode desencadear uma cascata de problemas, como dificuldade na hora de capacitar e contratar professores, dificuldade no pagamento das despesas e, infelizmente, tudo isso impacta na qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

Portanto, para desenvolver um plano de gestão escolar, você deverá estabelecer contato com a gestão financeira e saber de todas as questões pertinentes a:

  • balanços; 
  • inadimplências; 
  • entrada e saída de recursos financeiros;
  • orçamentos por um determinado período de tempo;
  • contas e retorno sobre os gastos da escola.

5. Inclua a equipe docente no desenvolvimento do plano

Outra dica preciosa para desenvolver um plano de gestão escolar é: inclua a equipe docente no desenvolvimento do plano. 

A equipe de professores tem muito o que contribuir para o plano de gestão escolar, com a apresentação de ideias para aulas inovadoras e tendências educacionais modernas e que mantenham os alunos motivados nas aulas. 

Além disso, os docentes de cada disciplina vão contribuir com planos de aulas que sigam as diretrizes estipuladas pela BNCC para a educação básica. 

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

6. Estabeleça diálogo entre educadores e equipe pedagógica

Essa dica é bem interessante, porque é a partir do diálogo que as ações de solução de problemas vão surgir. As duas equipes irão apontar desafios e propor ideias para minimizar e/ou solucionar estas questões. 

Essa dica vai impactar positivamente na elaboração do planejamento escolar participativo. Afinal, quanto melhor for o diálogo, melhores serão os resultados. 

7. Desenvolva projetos e ações eficazes

Além de muito diálogo e análise da realidade escolar, outra importante dica é o desenvolvimento de projetos e ações eficazes.

Muitas escolas têm noção de quais são os desafios que precisam ser enfrentados, mas se esquecem que o plano de gestão escolar é um espaço para propor ações e projetos que sejam eficazes para a resolução de problemas.

Um dica preciosa é olhar para os desafios e estabelecer metas que sejam:

  • Mensuráveis: tarefas possíveis de medir são ótimas para que você consiga estabelecer, quantificar, qualificar e comparar dados.
  • Concretas: procure estabelecer metas concretas e objetivas, fuja de questões muito subjetivas e abertas
  • Com datas previstas: as datas são importantíssimas para que as pessoas saibam o que há para ser feito e em quanto tempo deve ser feito.

8. Monitore o plano de gestão de perto

Por fim, trouxemos a dica: monitore o plano de gestão escolar de perto.

O plano de gestão escolar não deve ser considerado um documento fechado a mudanças. A realidade escolar pode mudar ao longo do trimestre ou semestre. Por isso, é importante acompanhar este plano de perto e fazer as alterações pertinentes. 

Bom, esperamos que as informações apresentadas neste artigo tenham sido relevantes para você e que seguindo as nossas dicas você possa desenvolver um plano de gestão escolar bastante eficaz. Aproveite para ler o nosso artigo sobre o teste de desempenho escolar, um assunto que tem tudo a ver com o deste post!


Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter