É possível ensinar com atividades lúdicas? A resposta é sim! Muitas dessas atividades já são incorporadas no projeto pedagógico das escolas para melhorar o desenvolvimento dos estudantes.
Não se trata de substituir o método tradicional de ensino, mas sim, somar os dois modelos que irão desencadear uma série de benefícios a longo prazo.
Acompanhe, neste artigo, o que são essas atividades lúdicas, quais habilidades os alunos podem desenvolver e 5 exemplos de como elas podem ser aplicadas em sala de aula!
O que são as atividades lúdicas?
Atividades lúdicas referem-se a quaisquer tarefas que têm como objetivo produzir prazer durante a sua execução, ou seja, de divertir quem está realizando. Elas abrangem jogos, recreação, competições, representações etc e também possuem as seguintes características:
- são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas;
- são atividades que não visam a competição como objetivo principal, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa;
- existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos;
- pressupõe desafio e surpresa.
Essa prática já era aplicada pelos filósofos gregos para ajudar seus aprendizes. Nesse sentido, as brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante na educação atual.
Entretanto, é preciso atenção na escolha da atividade, pois ela deve ter um objetivo claro para que os alunos possam ser direcionados corretamente e obter o aprendizado desejado.
[Modelo Gratuito]
Você sabe como utilizar a BNCC na área de linguagens? Entenda tudo sobre esse assunto neste modelo de planejamento pedagógico que preparamos para você!
Habilidades que os alunos desenvolvem com as atividades lúdicas
A utilização das atividades lúdicas ultrapassa o sentido comum de brincadeira de criança. Afinal, elas têm a finalidade de proporcionar maior interação entre os estudantes, desenvolver suas habilidades cognitivas e ajudar a memorização.
Sendo assim, as principais habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos são:
- coordenação motora;
- comunicação;
- raciocínio lógico;
- percepção do espaço;
- consciência corporal;
- linguagem;
- criatividade;
- imaginação;
- familiaridade com números;
- gosto pela leitura;
- empatia etc.
Além disso, as atividades lúdicas também proporcionam alegria, diversão, lazer, motivação, felicidade e outros benefícios que melhoram a relação com si e os outros.
5 Dicas de como inserir as atividades lúdicas em sala de aula
Até o momento, vimos o que são as atividades lúdicas e como elas impactam nas habilidades dos alunos. Agora, vamos apresentar 5 dicas de como levar essas atividades para dentro da sala de aula.
Confira algumas atividades que podem ser acrescentadas na rotina escolar:
1. Leitura
O desenvolvimento do hábito da leitura deve ser estimulado logo nos primeiros anos. Na escola, a criação de projetos de leitura se torna uma ótima forma de interação entre a turma, e até em alguns casos, uma breve discussão posterior sobre a história estudada.
São muitas as dinâmicas que podem ajudar os seus alunos a se interessarem pelo mundo das palavras. Veja alguns exemplos:
- monólogo dramatizado;
- teatro de bonecos;
- jogo de identificação de palavras e interpretação;
- caça-palavras;
- desenho dos personagens;
- clube do livro;
- sarau etc.
2. Música
Semelhantemente ao item anterior, a música, seja lida ou cantada, é importante para aprimorar as habilidades de escuta do estudante.
Também é trabalhada a linguagem e a alfabetização, além de apresentar alguns conceitos da matemática básica, como a contagem através dos compassos musicais que compõem o ritmo, por exemplo.
3. Gamificação
Assim como a criatividade e a imaginação, o desenvolvimento do raciocínio lógico é essencial para o processo de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, os jogos desafiam a capacidade de síntese e organização dos alunos, fazendo com que o cérebro se desenvolva para abarcar toda a experiência de funcionamento daquilo que se coloca no entorno.
A gamificação também se torna uma grande aliada do ensino das ciências exatas, uma vez que existem problemas e exercícios matemáticos, entre outras atividades igualmente desafiadoras, possíveis de serem utilizados nessa metodologia.
4. Oficinas
A oficina é uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas com ênfase na ação, sem perder de vista a base teórica. Elas podem unir brincadeira, criatividade e exploração.
Além disso, permitem que os alunos interajam mais, permitindo a comparação entre experiências diversificadas, o que propicia uma abordagem reflexiva entre eles.
O trabalho com as oficinas permite mobilizar diversos temas e conteúdos a serem ensinados em pouco tempo de ação, por isso é bastante estimulante para aqueles que participam.
5. Gincanas
As gincanas são ótimas atividades lúdicas que podem ser utilizadas para ensinar enquanto os alunos brincam e se divertem. Para evitar a dispersão, bastante comum quando eles estão organizados em grupos grandes, é recomendável que elas sejam compostas por provas simples e dinâmicas, garantindo um cumprimento rápido.
Para elaborar uma gincana é preciso preparar atividades divertidas, desafiadoras e que estimulem o trabalho em equipe. Vale a pena também fazer uma atividade interdisciplinar para que uma ou mais matérias sejam ensinadas com ideias criativas de jogos e competições.
Veja algumas sugestões de atividades para realizar uma gincana:
- esportes e cooperação: queimada, futebol, vôlei, cabo de guerra etc;
- habilidades teóricas: quiz, testes, provas de conhecimento etc;
- brincadeiras e recreação: corrida do ovo na colher, dança da cadeira, caça tesouro etc.
Quais destas atividades lúdicas você já aplicou com seus alunos? Aproveite para ler nosso próximo artigo com sugestões de como estimular a criatividade na escola!
[E-book Gratuito]
Tendências educacionais na sala de aula: entenda como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais.