A quarentena pela qual todos estamos passando, em decorrência do novo Coronavírus, trouxe diversos desafios à área da educação.
Isso porque é necessário que as escolas consigam desenvolver uma boa educação em tempos de pandemia.
Porém, diretores, professores e coordenadores têm se deparado com alguns desafios para que a educação a distância não perca qualidade e para que os estudantes consigam continuar aprendendo ainda que remotamente.
Um desses desafios é a avaliação na educação a distância. Isso porque, sem um monitoramento de perto, há a questão da cola bastante presente entre os estudantes, além disso, o desenvolvimento das avaliações pode ser mais díficil, já que envolverá plataformas virtuais, que podem não ser comuns a alguns profissionais da educação.
Pensando em ajudá-lo a entender e a vencer o desafio da avaliação na educação a distância, vamos neste artigo mostrar a você 4 métodos avaliativos para adotar no ensino remoto. Vamos lá?
4 métodos de avaliação na educação a distância
Selecionamos 4 métodos distintos para que a avaliação na educação a distância aconteça da melhor maneira possível. Conheça cada um deles a seguir:
1. Prova dissertativa
A prova dissertativa é sim uma opção na educação a distância. Para que ela seja efetiva é necessário estipular uma data limite para sua realização, além de desenvolver questões novas e que não sejam assim tão fáceis de se encontrar na internet.
Apesar das questões dissertativas serem mais difíceis de se copiar de colegas e mesmo da internet, já que será o raciocínio mais subjetivo do estudante que será avaliado, o ideal é tomar cuidado para não facilitar a cola.
Uma dica legal e importante para evitar a cola é alertar aos alunos de que eles realmente precisam estudar e testar seus conhecimentos ou não estarão em nível ideal de aprendizagem quando as aulas normais voltarem.
Ainda na linha das provas dissertativas, as redações dos diferentes gêneros textuais são ótimas alternativas para avaliação na educação de alunos a distância.
E para ajudar professores a se organizar e apresentar diferentes temas e eixos temáticos, já existe atualmente plataformas online de redações. Dentro dessas plataformas, os professores e professoras de português poderão criar atividades e incluir alunos, dando um prazo máximo para que a tarefa seja feita.
Bem interessante, não é mesmo? Vale a pena procurar por plataformas online de redação que ajudem a sua escola a avaliar estudantes na educação a distância!
2. Prova objetiva
As provas objetivas também são também uma opção quando o assunto é educação a distância.
Pensar em simulados e provas com questões inéditas também é um opção para evitar que os alunos colem da internet ou de colegas.
Para alunos que estão se preparando para o Enem, as avaliações devem ser ainda mais frequentes. Afinal, não é porque eles estão em quarentena que a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e demais vestibulares deve parar.
Por isso, é importante desenvolver exames objetivos que estejam em consonância com o que cobram os exames de acesso ao Ensino Superior. Mas lembre-se de não usar questões repetidas ou irá facilitar que os estudantes colem. O ideal é pensar em questões inéditas.
Sabendo da dificuldade e da falta de tempo de educadores em elaborar todo um simulado completamente inédito já existem plataformas virtuais especializadas em oferecer avaliações online com questões nunca antes vistas e 100% alinhadas às do Enem.
Essas plataformas são verdadeiras parceiras, já que trabalham para preparar alunos e otimizar o tempo dos educadores e coordenadores pedagógicos.
3. Seminários
Os seminários e as discussões durante as aulas remotas ao vivo também podem ser consideradas uma forma de avaliação na educação a distância.
Você pode avaliar a participação dos alunos e se eles realmente estão se empenhando em debater e discutir os temas proposto por você.
Essa é uma maneira bastante real de avaliação, sendo que será quase impossível um aluno que não leu ou não se inteirou sobre o tema de maneira detalhada colocar seu posicionamento a respeito do assunto.
4. Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é também uma forma de avaliação na educação a distância muito válida.
Basicamente a ideia da sala de aula invertida, é que os estudantes estudem o conteúdo antes e só depois o professor responda a algumas dúvida.
Para o ensino a distância isso pode ser muito produtivo. Você poderá pedir para que os alunos pesquisem pelo assunto e na próxima aula pedir para que eles deem a aula, cada um a sua maneira, informando aos colegas o que entenderam sobre o assunto.
É claro que você poderá intervir, caso eles se equivoquem com algum conceito. A avaliação, neste caso, poderá ser feita levando em conta o nível de engajamento e participação dos estudantes.
A sala de aula invertida é uma metodologia ativa que procura estimular alunos a se tornarem personagens ativos em seu processo de ensino-aprendizagem. Essa ideia de autonomia e protagonismo estudantil é uma das bases da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que norteia a Educação Básica Brasileira.
Não conhece as metodologias ativas? Então confira o que são elas:
Metodologias ativas
As metodologias ativas são uma nova maneira de pensar o ensino tradicional.
Elas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios pelos quais eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula.
Bom, esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre a avaliação na educação a distância e que a partir da leitura deste artigo você possa pensar em alternativas viáveis para avaliar os estudantes que estão quarentena. Como você viu, as plataformas online são uma excelente solução para você avaliar os alunos durante o ensino online. Não deixe de conferir o nosso artigo sobre o assunto!!
1 comentário em “Avaliação na educação a distância é possível! Veja 4 métodos avaliativos para adotar”
Muito bom Yasmim seu conteúdo. Parabéns, sucessos!