O advento tecnológico proporcionou, entre outras mudanças, uma série de possibilidades nas escolas. Nesse sentido, você deve se questionar como inserir a tecnologia na educação e oferecer aos seus alunos um desenvolvimento curricular compatível com o perfil deles.
Mas quais as vantagens de usar tecnologias como ferramentas de aprendizagem?
De forma resumida, os recursos tecnológicos permitem uma maior interação entre professores e alunos, aumentam o engajamento dos discentes na busca por conhecimento e a quantidade de informação disponível.
Isso tudo deixa o ensino mais interativo e rompe com a tradicional sala de aula, onde os alunos não têm uma participação ativa no processo de ensino-aprendizagem.
Para saber mais sobre o assunto e descobrir como inserir a tecnologia na educação, continue a leitura até o final! Neste artigo, vamos dar dicas valiosas para você atualizar as práticas pedagógicas da sua escola e se aproximar da realidade dos discentes.
Qual o objetivo de investir em tecnologia nas escolas?
Hoje em dia, as crianças e os adolescentes fazem parte de uma geração formada por nativos digitais. Assim, são pessoas que, desde muito cedo, se encontram imersas no mundo digital e têm familiaridade com diferentes tecnologias.
Como as ferramentas digitais já estão muito presentes na vida dos alunos, não há nada melhor do que usá-las para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, certo?
Nesse sentido, você deve usar os recursos tecnológicos na sua escola com o objetivo de deixar a educação mais moderna, deixar os materiais didáticos mais atraentes e estimular o aprendizado dos seus alunos. Mas não adianta nada fazer isso sem planejamento!
Antes de implementar essa mudança, é necessário considerar algumas coisas, como a faixa etária de cada turma e o contexto sociocultural dos discentes. Mais do que isso, as escolas devem capacitar os professores para lidar com as novas tecnologias.
Quais os benefícios de usar ferramentas digitais nas escolas?
Como mencionamos, as novas tecnologias proporcionam alguns benefícios para os alunos. O principal é que eles se transformam em agentes do próprio desenvolvimento, deixando para trás a postura de observadores passivos do conteúdo transmitido em sala de aula.
Isso acontece porque há um incentivo para os alunos buscarem conhecimento por conta própria, com o apoio dos professores/mediadores e das ferramentas digitais. Dessa forma, eles se sentem mais motivados e engajados, o que contribui para o desempenho deles na escola.
Além disso, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa mudança ajuda na compreensão e utilização “das tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio de diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos”.
Saiba como inserir a tecnologia na educação
Interação virtual
Nossa primeira dica sobre como inserir a tecnologia na educação é incentivar a interação virtual dos alunos. Como mencionamos, as crianças e os adolescentes já têm, naturalmente, uma rotina associada ao uso de ferramentas tecnológicas. Por isso, incentivar a interação deles em ambientes virtuais é muito proveitoso para fins educacionais.
Algumas possibilidades são: redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Nas redes sociais, você pode criar grupos para os alunos realizarem projetos específicos. Já no AVA, você pode abrir fóruns de discussão, compartilhar materiais de apoio, criar provas e atividades online e disponibilizar videoaulas.
Hipertexto
Outra dica é trabalhar com hipertextos. A linguagem hipertextual proporciona uma leitura interativa e não linear, pois conta com links, imagens, vídeos e outros formatos anexados ao corpo do texto.
Como mencionamos, você pode disponibilizar materiais de apoio no AVA, então não deixe de incluir alguns hipertextos para os alunos estudarem, ok? Explore a versão digital dos materiais didáticos e as funcionalidades de blogs e portais de notícias!
Apresentação multimídia
Já que falamos sobre vários formatos de mídia, vamos à próxima dica: apresentação multimídia. Para prender a atenção dos alunos, vale a pena explorar diferentes recursos para expor o conteúdo programático, como slides, vídeos e mapas mentais.
Gamificação
Nossa próxima dica para inserir a tecnologia na educação é a gamificação, prática que utiliza os elementos dos games para transmitir diferentes conteúdos. Nada melhor do que um jogo para prender a atenção dos alunos, hein?
Um exemplo de gamificação é a plataforma Imaginie Vocacional, uma ferramenta que orienta a escolha profissional dos alunos. O programa não oferece uma resposta fechada, mas abre várias possibilidades e estimula reflexões.
Tudo isso é feito por meio de uma experiência gamificada, que os alunos precisam cumprir para chegar ao resultado do teste.
Avaliações online
Quando falamos sobre o AVA, explicamos que você pode criar provas e atividades online, lembra? Agora, queremos enfatizar a importância desse método. Com o formato digital de avaliação, verifica-se a aprendizagem dos alunos por um meio diferente do tradicional.
Por esse motivo, além das atividades propostas no sistema da instituição, vamos dar uma dica especial para você aplicar com os alunos do ensino médio: realização de simulados online com apoio de uma plataforma 100% digital.
Nesse caso, você pode usar a Imaginie Avaliações, uma plataforma de criação e correção de avaliações nos moldes do Enem. A correção da Imaginie é feita com o método utilizado no Exame, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Fora que a plataforma também faz uma análise de desempenho completa dos alunos, com sugestões de melhoria para cada caso.
Correções de redação online
Nossa última dica sobre como inserir a tecnologia na educação também é especial para você trabalhar com os alunos do ensino médio: investir em correções de redação online.
Além de proporcionar simulados online para os seus alunos, com a ajuda da Imaginie, você pode selecionar um tema de redação e abrir uma atividade completamente online na plataforma Imaginie Redação. Depois, uma equipe de especialistas corrige os textos dos seus alunos e deixa comentários detalhados sobre os pontos fortes e fracos.
Da mesma forma que os simulados, a dica de correções online não é proveitosa apenas para os alunos, mas também para os professores. Enquanto os discentes têm mais noção sobre o próprio desempenho na redação, os docentes recebem relatórios individuais e gerais sobre os seus alunos.
Essas foram as dicas sobre como inserir a tecnologia na educação. Agora, confira o nosso próximo artigo e saiba mais sobre as soluções da Imaginie para escolas!
Quer melhorar o desempenho escolar dos seus alunos e ter um diferencial no mercado? Conheça as soluções da Imaginie para instituições de ensino!