A comunicação entre família e escola no processo de aprendizagem tem reflexos muito importantes, pois ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos alunos.
Dessa forma, o espaço de aprendizagem não pode ser visto somente como a sala de aula, tampouco a participação da família deve ocorrer de forma isolada em casa.
Essa relação exige um trabalho conjunto entre as partes. Da escola ao oferecer o espaço para a participação dos pais e destes ao colaborar com o planejamento e a gestão da aprendizagem dos seus filhos, até mesmo auxiliando com as práticas pedagógicas escolares.
Continue lendo este artigo para saber a importância de uma boa comunicação entre família e escola e conheça algumas dicas para melhorar essa interação. Acompanhe!
A importância da comunicação entre família e escola
A interação entre família e escola no processo de aprendizagem afeta diretamente o desenvolvimento dos alunos. Isso ocorre quando os pais se tornam mais cientes e passam a buscar essa interação.
Por outro lado, a comunidade escolar também precisa buscar meios para estreitar esses laços, a fim de conquistar uma boa educação.
A escola já tem ciência do seu papel em ensinar conteúdos das áreas do saber para a formação dos alunos. Mas ela também deve propor conhecimentos diversos e o desenvolvimento de competências e habilidades científicas, artísticas e também profissionais. Nisso, ela pode acolher opiniões e sugestões vindas dos pais.
Quando existe uma boa comunicação entre família e escola, portanto, surgem fatores benéficos no processo de aprendizagem:
- Atende as demandas das famílias;
- Reconhece as especificidades dos alunos;
- Inova-se em metodologias de ensino;
- Desenvolve a autonomia e responsabilidade dos alunos;
- Amplia o saber;
- Melhora o comportamento dos alunos;
- Atua com uma comunicação mais eficiente;
- Valoriza a educação.
Como melhorar a comunicação entre família e escola
Para que a comunicação entre família e escola proporcione bons resultados para o desenvolvimento dos alunos, é preciso investir em algumas estratégias. Veja algumas delas:
1. Mantenha um bom diálogo
Muitas vezes, é preciso que a escola tenha atitudes mais ativas para manter a comunicação com os pais. Para isso, é fundamental incentivar a comunicação constante com os familiares.
Mostre como a presença deles se torna um grande diferencial na vida escolar dos filhos. Também é possível utilizar os canais de comunicação para mantê-los informados sobre os acontecimentos da escola e dos estudantes.
Dessa forma, sua escola estará atuando além do diálogo comum, expandindo a forma e o jeito de se comunicar.
2. Invista em canais de comunicação
O primeiro passo para incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos é a escola possuir canais abertos de comunicação.
Isso não significa apenas falar com os pais nas reuniões mensais, mas deixar claro que a família sempre pode contatar com a escola, quando quiser ou sentir necessidade.
Dessa forma, é necessário manter:
- Telefones de contato disponíveis;
- Explorar meios digitais de comunicação;
- Acompanhar e responder e-mails;
- Utilizar as redes sociais.

Quer entender o que é marketing digital e como ele pode te ajudar na captação de alunos? Confira este material completo que preparamos!
3. Use a tecnologia
As ferramentas tecnológicas são ótimas alternativas para diversificar e facilitar a comunicação entre família e escola. Suas vantagens estão na praticidade e instantaneidade da comunicação e nas diversas possibilidades de uso que esses meios possibilitam.
A partir do e-mail, é possível criar uma newsletter. A partir daí, basta definir uma frequência específica para enviar constantemente as informações sobre a escola.
Criar um contato de Whatsapp para recebimento e envio de informações rápidas também é uma forma de incentivar e tornar a comunicação mais ampla e acessível, por exemplo.
4. Realize eventos
A realização de eventos durante o ano letivo é outra estratégia interessante para engajar a comunicação entre família e escola. Isso faz com que os pais possam participar da vivência escolar na sua totalidade.
Com esse contato, a família passa a conhecer melhor o funcionamento da escola, conversar com os professores e outros pais e responsáveis. Além disso, é uma forma de aproveitar momentos prazerosos, de lazer e bem-estar, que unam a família, alunos e toda a comunidade escolar.
Para tanto, a escola pode acompanhar um calendário com datas importantes na área da educação e propor feiras culturais e científicas, por exemplo.
Ao incentivar essa participação da família, não só no âmbito educacional, demonstra que a escola se preocupa com o desenvolvimento dos alunos, o que valoriza a qualidade de ensino buscado por muitos pais.
Outras dicas práticas para melhorar a comunicação entre família e escola
Além de estar presente nas redes sociais, mostrar empatia e se aproximar dos estudantes e suas famílias, o principal objetivo da escola deve ser humanizar esse relacionamento.
Sendo assim, sua escola pode promover ações como:
- Promover eventos online;
- Fazer com que os professores compartilhem suas experiências em sala de aula, como uma espécie de bastidores das aulas;
- Realizar webinários no YouTube para transmitir informações importantes e com qualidade;
- Oferecer um canal específico para os pais fazerem sugestões e propostas para a escola;
- Criar palestras online;
- Realizar entrevistas com especialistas da comunidade, convidar os pais e responsáveis para falar sobre assuntos que eles dominam, entre outras.
Entendeu qual a importância da comunicação entre família e escola para o processo de aprendizagem dos alunos e as nossas dicas de como você pode melhorar essa relação? Agora, aproveite o assunto para ler nosso próximo artigo sobre as redes sociais para escolas!


[E-book Gratuito]
Tendências educacionais na sala de aula: entenda como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais.