Elaborar estratégias para captação de alunos pode parecer um pouco difícil à primeira vista, contudo, com o posicionamento de marca, uso de ferramentais digitais, ferramentas de Marketing, diferenciação por brindes e telefonemas personalizados, sua escola pode conquistar muitos alunos.
Mas, para isso, é preciso estar disposto a inovar e se a sua escola faz parte deste grupo, então, este post é para você!
Nós vamos mostrar algumas estratégias para captação de alunos para que você possa cativar pais e estudantes mais engajados e aumentar a sua receita. Para conferi-las, basta seguir a leitura!
1. Posicione a marca da escola
Quando falamos em estratégias para captação de alunos, a primeira tarefa que a escola não pode desconsiderar, é fazer um posicionamento da sua marca no mercado da educação.
O posicionamento é a forma que a escola assume como quer ser vista. E, para isso, é necessário considerar e questionar alguns fatores para o seu planejamento.
- Fatores internos: qual propósito da empresa? Quais são seus pontos fortes? Qual a missão da escola, sua razão de ser? O que ela quer proporcionar aos alunos e também aos pais ou responsáveis?
- Fatores externos: quais são os hábitos de consumo dos pais e dos estudantes? Como é a sua concorrência? Como está o momento econômico e político?
Todos esses fatores influenciam nas tomadas de decisão da instituição, para que assim ela possa se posicionar corretamente.
Dessa forma, é possível obter o perfil de estudante ideal. Por exemplo, se a sua escola quer atingir o nível de alunos economicamente mais alto, então a escola deve possuir esforços como estrutura e professores muito bons.
Ou seja, a escola precisa posicionar sua marca o tempo todo e lutar para que os pais e alunos percebam tal compatibilidade.
Dessa maneira, toda a propaganda e a experiência que ela passa com o intuito de captar novos alunos deve sempre ser planejada e não focar somente nos meses de renovação de matrícula.
2. Avalie identidade visual
Avaliar a identidade visual da escola também faz parte do conjunto de estratégias para captação de alunos.
Isso diz respeito ao trabalho com o logotipo da escola, suas cores e aplicações. Essa identidade está presente em toda a comunicação, seja ela online ou offline.
Aqui, se torna importante revisar se a identidade visual está atual e combina com todos os valores da escola.
3. Defina o perfil do cliente ideal
Definir o tipo de estudante é uma das principais estratégias para captação de alunos. Isso é importante, pois é preciso deixar bem claro para quem a escola funciona, quais são as preferências dos pais dos alunos e dos alunos, e, principalmente, quais suas dores.
Portanto, é definindo o perfil de cliente ideal que a escola vai poder focar seus esforços em quem realmente tem possibilidades de realizar a matrícula.
4. Revise a jornada do aluno
Após a escola definir qual é o seu estudante ideal, ela precisa entender como ele faz a sua jornada até à instituição.
Destrinchar isso, é refazer os caminhos que ele percorre até realizar a sua matrícula.
O início da jornada é quando os pais e estudantes percebem uma dor, passando por várias dúvidas e questionamentos, até chegar no momento de decisão por uma escola.
Por exemplo, uma dor muito comum dos pais é que seu filho estude em uma escola de qualidade para garantir sua vaga em uma faculdade renomada e que essa escola também possa proporcionar o ensino de outra língua.
Vale ressaltar que, em cada um desses estágios, os pais e estudantes terão dúvidas e dores diferentes. E é aí que a escola pode entender melhor como atrair este aluno e impactá-lo para curar ou amenizar a sua dor.
5. Ofereça brindes
A ideia de oferecer brindes para estudantes potenciais também pode ser utilizada como uma das estratégias para captação de alunos. Muitos materiais que são utilizados pelos estudantes podem servir para presenteá-los, como agendas, materiais escolares, acesso à e-books etc.
Isso pode ser feito em eventos na área da educação, feiras de estudantes, dias de vestibulares etc.
Portanto, analise o que é importante para o seu público e ofereça em troca de algum e-mail ou telefone de contato para futuras comunicações.
6. Faça telefonemas
Em um mundo onde as interações online estão cada vez mais presentes, vale também investir em abordagens mais humanizadas.
Neste quesito, a escola necessita de um profissional muito bem preparado para falar com clareza e desenvoltura sobre seus benefícios para os pais ainda indecisos e futuros alunos. Muitos podem gostar dessa personalização e pessoalidade.
7. Produza conteúdo
Bill Gates já dizia, em 1996, que “o conteúdo é o rei”. Essa frase, a cada dia, está mais real. Com certeza você já observou que muitas empresas disponibilizam em seus sites e blogs alguns assuntos relacionados aos seus produtos, serviços e diversas dicas gratuitamente.
Essa é uma das diversas estratégias para captação de alunos e que se mostra bastante eficaz, visto que a escola quase não possui custo em produzir conteúdos relevantes para o seu público.
E quando falamos do setor de educação, o conteúdo que vai atrair os alunos é aquele em que eles buscam aprendizado e que resolverá suas dores.
Porém, é importante que a escola tenha em mente que criar conteúdo não é somente fazer propaganda, mas sim uma forma de ajudar o potencial aluno no processo de decisão.
8. Utilize o E-mail Marketing
O e-mail ainda é um dos principais veículos de comunicação entre as pessoas e também deve ser utilizado dentre as estratégias para captação de alunos.
Sua implementação dialoga com os conteúdos a serem criados no blog da escola, que devem levantar as dúvidas mais frequentes dos alunos, conteúdos noticiados em outros portais de comunicação, como vestibulares e outros.
Seu uso deve seguir listas de e-mails segmentadas da escola, divididas de acordo com os critérios que façam sentido na estratégia, como ensino bilíngue, alunos de ensino fundamental, médio, entre outros. Também é necessário pensar quais são os melhores horários para o disparo dos e-mails.
9. Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais também são excelentes de serem utilizadas nas estratégias para captação de alunos. Nas redes sociais, as escolas podem expor a sua marca e imagem de forma inteligente, além de se aproximar dos pais e alunos.
Se a sua escola ainda não utiliza e nem monitora esses novos meios de comunicação de forma criativa, é preciso agir o quanto antes, pois o segredo para captar novos alunos também exige entender onde está a sua audiência e investir em estratégias diferenciadas dentro dessas plataformas.
De nada adianta criar um perfil para o Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, LinkedIn, YouTube e TikTok se a escola não desenvolve materiais que atraiam a atenção dos pais e alunos em cada um desses canais.
Vale lembrar que compartilhar o mesmo conteúdo em todos os perfis não é uma prática muito boa, visto que cada rede social tem uma linguagem e uma dinâmica diferente. Dessa forma, é preciso se adequar e conversar com a sua audiência de forma correta!
Bom, você deve ter percebido, ao longo deste artigo, que a tecnologia está cada vez mais inserida no setor educacional. Ela pode trazer resultados positivos à sua instituição e além disso, ser boa aliada em uma ação offline, por exemplo.
Esperamos que todas essas estratégias para captação de alunos possam ajudar você e sua escola a iniciar um planejamento neste quesito! Se você quer saber mais sobre o assunto, aproveite para ler nosso artigo com dicas para fidelizar alunos na escola! Boa leitura!