8 dicas para desenvolver uma educação inovadora em sua escola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Já se tem conhecimento de que hoje o ensino tradicional tem apresentado certa dificuldade em acompanhar o desenvolvimento da geração Z, jovens que se distraem e perdem o interesse facilmente. 

Pensando nisso, educadores e educadoras já têm pensado em uma educação inovadora, um ensino que busque se adequar ao mundo tecnológico e formar os alunos do século XXI. 

A educação inovadora também busca trazer aspectos relacionados ao desenvolvimento comportamental dos estudantes, já que se sabe que além de um ensino técnico, é necessário passar aos alunos um ensino pautado em práticas empáticas e humanas.

Pensando em quanto a educação inovadora pode trazer benefícios à sua escola, vamos neste artigo te mostrar 8 dicas para desenvolvê-la em sua instituição de ensino. Vamos lá?

8 dicas para desenvolver uma educação inovadora para implantar em sua escola

Conheça 8 dicas para desenvolver uma educação inovadora em sua escola.

1. Favoreça o protagonismo dos alunos

Uma educação inovadora está diretamente ligada ao favorecimento do protagonista dos alunos. 

Isso significa que a escola deve oferecer meios pelos quais os alunos participem ativamente do seu processo de ensino-aprendizagem. Além desta prática favorecer uma escola que busca a inovação e se atenta às mudanças que o mundo e a tecnologia trazem, ela também é um dos pilares da BNCC.

O aluno deve deixar de ser passivo e apenas absorver o conhecimento, para se tornar ativo e produtor do saber. 

Isso significa, na prática, que professores e professoras deverão sempre dar abertura para o posicionamento dos estudantes, estar abertos a questionamentos e sugestões e ainda propor aulas em que os estudantes possam participar de maneira ativa.

2. Aborde práticas pedagógicas inclusivas

Outra dica interessante para instituir uma educação inovadora em sua escola é a abordagem de práticas pedagógicas inclusivas. 

No passado, achava-se que crianças e adolescentes que necessitavam de uma atenção especial deveriam frequentar escolas específicas, direcionadas às suas características.

Hoje em dia, já se sabe que para que os alunos especiais  tenham pleno desenvolvimento eles precisam frequentar escolas regulares e ter contado com a diversidade. 

Portanto, a educação inclusiva é uma prática que faz parte de uma escola inovadora que procura assegurar que todo e qualquer aluno tenha acesso aos meios necessários para se desenvolver plenamente.

3. Assegure que as competências socioemocionais sejam trabalhadas

Para se alcançar uma educação inovadora, além de um ensino focado em fazer com que o aluno acesse um ensino superior de qualidade, as escolas também devem trabalhar as competências socioemocionais em todas as etapas da educação básica.

Isso porque as competências socioemocionais têm a função de trabalhar com crianças e  adolescentes aspectos sociais e de convivência em sociedade, procuram combater o bullying e promover o respeito à diversidade. Para isso, são abordadas questões pertinentes à autogestão, às habilidades de relacionamento e vários outros aspectos.

Uma escola inovadora trabalha as competências socioemocionais e ajuda no desenvolvimento do caráter de seus estudantes. 


4. Invista em jogos na sala de aula 

Uma educação inovadora busca por alternativas ao ensino tradicional e uma delas são os jogos como forma de interação e conhecimento. 

A gamificação busca trazer os jogos, virtuais e reais, para a sala de aula, e assim fazer dos celulares aliados na aprendizagem dos conteúdos.

Essa estratégia é interessante também porque faz com que os alunos desenvolvam um espírito de competitividade saudável. 

A aplicação de jogos em sala de aula é uma alternativa às aulas chatas e exaustivas. Então, não perca tempo, use sua imaginação junto com seus alunos e crie games para que a aula fique divertida e interativa.

5. Conheça e aplique o ensino híbrido

O ensino híbrido também faz parte de uma educação inovadora. Isso porque essa metodologia ativa une, de maneira equilibrada, o ensino a distância e o ensino presencial. 

Com essa união, os alunos deverão ser muito mais ativos em seu processo de ensino-aprendizagem, já que precisarão de disciplina e muita concentração para aprenderem quando os conteúdos forem dados a distância, via meios tecnológicos. 

E, além disso, o uso da tecnologia como meio de aprendizagem vai fazer com que os alunos produzam conhecimento de maneira mais autônoma. Um exemplo de técnica de ensino híbrido é a rotação por estações.

6. Invista na sala de aula de invertida

Outra dica interessante para promover uma educação inovadora em sua escola é investir na sala de aula invertida.

Essa prática pedagógica, atual e moderna, procura fazer do aluno ator principal de seu caminho rumo ao conhecimento. 

Para isso, professores e professoras devem passar qual será o conteúdo, de maneira breve, mas indicar aos estudantes que pesquisem sobre o assunto em casa pelos meios necessários. E, em um terceiro momento, os alunos e alunas deverão levar o conteúdo aprendido à sala de aula apenas para sanar suas dúvidas.

Seria interessante, inclusive, que os professores sugerissem como tarefa individual ou em grupo que os estudantes ensinassem aos demais o assunto estudado em casa, já que, de acordo com estudos científicos, aprende-se muito mais dando aulas sobre a matéria do que simplesmente lendo sobre algum conteúdo.  

7. Promova seminários e discussões

Uma outra dica para produzir uma educação inovadora é a promoção de seminários e discussões. Em muitos casos, simplesmente mudar a disposição das carteiras e colocar alunos e professor em uma mesmo patamar já faz com que os alunos se interessem muito mais pelas aulas.

Além disso, eles aprendem muito mais quando apresentam e discutem algum tipo de assunto se posicionando sobre ele. 

Inclusive, por meio de discussões e seminários, os estudantes também desenvolvem sua argumentação, o que é fundamental para realizar textos dissertativo-argumentativos e se posicionar frente a determinado assunto durante sua vida. 

8. Pense em estratégias educacionais voltadas ao empreendedorismo

Outra tendência educacional que faz parte de uma educação inovadora são as estratégias voltadas ao empreendedorismo.

Portanto, invista neste tipo de educação. Mas mais que apenas conversar sobre isso em sala de aula, é importante que os professores pensem em estratégias para atualizar os alunos sobre o mercado de trabalho e mostrar a eles como identificar se têm um perfil empreendedor. 

O legal é que falando sobre empreendedorismo na sala de aula dá para linkar assuntos voltados à educação financeira, por exemplo, um tema que precisa muito fazer parte da vida dos alunos desde cedo. 

Esperamos que você tenha gostado de conhecer nossas dicas sobre educação inovadora. Que tal aproveitar para baixar o nosso ebook sobre tendências educacionais na sala de aula?

Banner de divulgação do ebook gratuito sobre tendências educacionais na sala de aula. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/tendencias-educacionais-na-sala-de-aula?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter