Saiba como atrair a atenção dos responsáveis na reunião de pais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com a facilidade dos recursos tecnológicos a nossa disposição, os encontros presenciais, muitas vezes, têm ficado de lado e dado espaço a troca de conversas e informações virtuais. 

Não é incomum que isso aconteça também no ambiente educacional. As situações podem ser resolvidas por uma conversa pelo WhatsApp ou mesmo com um telefonema. Porém, nada supera o contato e a conversa cara a cara. A partir de conversas presenciais é possível desenvolver empatia e conhecer melhor alguém ou alguma situação.

E é por isso, que mais do nunca, as reuniões de pais precisam ser organizadas e desenvolvidas pelas escolas. Ainda que seja mais fácil resolver questões por telefonemas, já que pais e responsáveis, às vezes, não se interessam ou não têm tempo de ir à escola, essas reuniões precisam acontecer e com uma frequência cada vez maior.

Isso porque já se sabe que quanto mais os pais e responsáveis estiverem a par da vida acadêmica de seus filhos, melhor serão os seus resultados e seu desenvolvimento.

Sabendo da importância deste assunto para toda a comunidade escolar, vamos te mostrar como fazer com que os pais se engajem e ainda os benefícios que a reunião de pais trará à sua escola e a todos os envolvidos. Para conferir este conteúdo basta seguir na leitura. Vamos lá?

Como fazer com que pais e responsáveis participem da reunião de pais?

Pais e responsáveis têm várias atribuições, além de criar filhos, eles também precisam se dedicar à sua vida profissional, o que toma grande parte do dia. Por isso, fazê-los comparecer às reuniões escolares nem sempre é uma tarefa fácil a ser cumprida. 

Portanto, é necessário saber como engajar pais e responsáveis. Confira a seguir duas estratégias para conseguir que cada vez mais pais compareçam às reuniões. 

1. Conheça a realidade de pais e responsáveis

A primeira dica para fazer com que responsáveis tenham engajamento com a reunião de pais é conhecer melhor a sua realidade. 

Procure se informar sobre o período de trabalho e os tempos de descanso que os pais dos estudantes de sua escola possuem, assim, será possível determinar uma data para reunião em que um maior número de responsáveis possa comparecer. 

Talvez, a melhor data seja no sábado ou no domingo. É claro que sacrificar o fim de semana não é uma situação fácil e é por isso que as reuniões devem acontecer quando realmente forem necessárias.

Para aqueles pais que não puderem comparecer, procure fazer reuniões individuais ou, em último caso, uma chamada de vídeo pode ser uma possível solução. O que não pode acontecer é que algum pai ou mãe não conheça a realidade e o desempenho escolar de seus filhos.

Saiba como atrair a atenção dos pais quando for convidá-los

Outra dica importante para saber como fazer responsáveis comparecerem à reunião de pais é saber como convidá-los de maneira atrativa. 

Mães, pais, avós e outros responsáveis precisam compreender a real importância da reunião. Para isso, elabore um convite que contenha os seguintes ítens:

  • Insira o nome de cada um dos responsáveis que poderão comparecer à reunião, 
  • Indique a série e a turma em que o estudante se encontra;
  • Coloque a data, hora e o local da reunião;
  • Insira a lista de temas e questões que serão tratadas durante a reunião de pais;
  • Indique o nome, telefone e o e-mail do coordenador ou coordenadora da escola para contato, caso os pais precisem se informar ou tirar alguma dúvida sobre a reunião.

É importante também mostrar que a reunião é para tratar questões pertinentes ao desenvolvimento dos estudantes, tente passar essa mensagem no convite.

Conheça a seguir alguns dos benefícios que a reunião de pais pode trazer à sua escola e a toda a comunidade escolar.

Quais os benefícios que a reunião de pais pode trazer à sua escola?

Conheça agora 3 benefícios que a reunião de pais pode trazer à sua escola.

1. Alinha as expectativas de pais, alunos e instituição

Um dos maiores benefícios da reunião de pais é a possibilidade de alinhar as expectativas de responsáveis, alunos e instituição.

A escola possui uma missão e passá-la aos pais é fundamental para o pleno funcionamento das atividades escolares. 

Quando pais, mães e outros responsáveis são envolvidos na educação formal de seus filhos, eles podem expor quais os objetivos esperam que a escola alcance, como uma formação pessoal e técnica, que dê a possibilidade destes estudantes se tornarem adultos conscientes de seu lugar na sociedade e ainda a possibilidade de acessar universidades e cursos superiores. 

É por meio da reunião de pais que será possível fazer com que os objetivos da escola e dos responsáveis sejam os mesmos.

2. Melhora o desempenho dos estudantes

Como já mencionamos anteriormente, a participação de pais na vida escolar de seus filhos favorece e melhora o desempenho dos estudantes. 

A educação, afinal, precisa dos pilares: família e escola para ser amplamente desenvolvida. Quando responsáveis se engajam na vida escolar dos estudantes, as notas e mesmo o comportamento melhoram, já que os alunos querem se sentir queridos e acolhidos. 

E nada melhor que a reunião de pais para aproximar estudantes, escola e pais. É claro que o contato entre a vida escolar dos alunos deve ir além das reuniões, mas esses encontros serão cruciais para que essa relação se estreite cada vez mais.

3. Favorece a transparência da escola

Outro benefício da reunião de pais é que os responsáveis poderão de fato conhecer a escola que seus filhos frequentam.

E isso é peça chave para manter um estudante matriculado em uma instituição. A escola precisa ser transparente quanto aos seus métodos avaliativos, quanto às suas práticas pedagógicas e quanto a todo resto, apenas assim, os pais conseguirão confiar a educação de seus filhos à instituição de maneira plena.

Bom, esperamos que você tenha percebido como a reunião de pais é realmente fundamental para a escola. Ela é muito importante para o engajamento dos responsáveis e para o desempenho escolar dos alunos. Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber mais dicas como essas diretamente em seu email!


Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Pesquisa]

Ensino online em tempos de coronavírus

Os desafios das instituições de ensino para a emergente adaptação ao “novo normal”: perspectivas e tendências para a gestão escolar.

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo de sua escola, mas não sabe como? Então este material foi feito para você! Nele você encontra tudo sobre a Avaliação Formativa, uma estratégia inovadora que promete melhorar o desempenho escolar!

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Ebook]

Ensino híbrido: o que é, benefícios e como aplicar na prática.

Não sabe o que é o Ensino Híbrido e quais são suas práticas pedagógicas? Então este ebook foi feito para você! Nele você encontra quais são as metodologias do ensino híbrido e como aplicá-las na prática.

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter