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Descubra exemplos de gamificação na educação para aplicar em sala de aula

  • Letícia Bessa
  • 29/01/2021
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A gamificação é uma prática adotada em diferentes segmentos do mercado, inclusive na área da educação. Seja pelas tabelas de classificação ou recompensas por um desafio solucionado em sala de aula, podemos falar em exemplos de gamificação na educação. 

Essa prática, que representa uma das metodologias ativas, incorpora a lógica, as regras e o design dos jogos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, essa metodologia oferece uma série de vantagens aos alunos, que tornam-se protagonistas do próprio desenvolvimento.

Para saber mais sobre o assunto e conhecer outros exemplos de gamificação na educação, basta continuar a leitura. Aproveite para descobrir os benefícios de relacionar alguns aspectos dos famosos games à construção do conhecimento!

O que é gamificação na educação?

Você sabia que os jogos têm alto potencial para a aprendizagem? Deixa que a gente explica! Quando o jogador se envolve nas dinâmicas de um game, consequentemente, ele desenvolve algumas habilidades muito valiosas para a vida. 

Nesse sentido, destacamos a capacidade de absorver informações rápido, o trabalho em equipe, o senso crítico, a criatividade e a tomada de decisões. Tudo isso surge em função de alguns princípios identificados nos jogos, como interação, riscos, desafios e customização, que prendem a atenção do jogador por horas. 

Quando falamos em gamificação na educação, nos referimos à utilização, em sala de aula, de todos os elementos identificados nos jogos. Assim sendo, essa metodologia transforma o processo de ensino-aprendizagem em algo mais envolvente e significativo para os alunos. 

Conheça os elementos dos jogos

Com um plano de aula diferenciado, os professores podem transmitir seus conhecimentos por meio de três elementos: componentes, mecânicas e dinâmicas. 

Os componentes são elementos mais concretos, como personagem (avatar), missão, conteúdos desbloqueáveis, níveis, pontuação, ranking, medalhas, presentes etc. 

Já as mecânicas se referem aos elementos que orientam uma determinada ação, como cooperação, competição, aquisição de recursos, incertezas, turnos, desafios etc. Enquanto as dinâmicas incluem narrativa, emoções, relacionamento, restrições e progresso.

De forma resumida, a experiência gamificada é uma experiência que combina todos os elementos apresentados acima. Um exemplo de gamificação na educação é o uso de QR Codes, nos quais você pode ocultar informações importantes para a solução de um problema.

Quais os benefícios da experiência gamificada nas escolas?

Como mencionamos, a gamificação oferece muitos benefícios para os alunos. Uma das principais vantagens proporcionadas por essa metodologia é a construção de um ensino mais envolvente. 

A gamificação consegue aumentar o engajamento dos alunos em sala de aula, além de proporcionar mais dinamicidade, prazer e dedicação. Consequentemente, os alunos adotam uma postura mais autônoma em relação ao próprio desenvolvimento.

Vale destacar que a gamificação apresenta outra grande vantagem: a aplicação dos elementos identificados nos games em atividades para todas as idades. Sim, é possível aplicar atividades gamificadas em turmas dos mais variados níveis! 

Viu como vale a pena investir em gamificação? Agora, siga a leitura para saber como implementar essa metodologia tão diferenciada e conhecer mais exemplos de gamificação na educação!

Como gamificar na prática: passo a passo e exemplos de gamificação na educação

A seguir, fizemos um passo a passo para você desenvolver atividades gamificadas para seus alunos e mostramos alguns exemplos de gamificação na educação:

1º passo: definir o objetivo da atividade

Em primeiro lugar, você precisa definir o objetivo da experiência gamificada que será desenvolvida. Para tanto, vale a pena se questionar sobre o problema que você quer resolver e os resultados que você quer atingir. 

Tenha essas informações definidas antes mesmo de começar a desenvolver seu projeto de gamificação, ok?

2º passo: entender as motivações dos jogadores/alunos

Nesse momento, você precisa pensar no perfil dos seus jogadores. É importante entender como eles são, o que os motiva e os desmotiva. Só assim, você pode oferecer uma experiência que seja compatível com os interesses dos alunos. 

Aqui, vale ressaltar a questão dos motivadores, ou estímulos básicos. Você já parou para pensar que as nossas ações sempre têm uma motivação por trás? Então, é disso que estamos falando! 

No total, há oito estímulos básicos: significado e chamado; desenvolvimento e realização; fortalecimento da criatividade e feedback; propriedade e posse; influência social; imprevisibilidade e curiosidade; escassez e impaciência; e perda. 

Para elaborar a melhor experiência gamificada possível, lembre-se de considerar o perfil dos seus alunos e incorporar os elementos certos em cada atividade. 

3º passo: explicar as regras do jogo

Aqui, você precisa impor as regras do jogo para explicar aos alunos o que é esperado deles e o que será penalizado ao longo da atividade. Isso é fundamental para fazer os participantes avançarem cada vez mais em direção ao objetivo da atividade. 

4º passo: criar missões divertidas

O próximo passo para desenvolver uma experiência gamificada é criar missões divertidas e aumentar o engajamento dos alunos. Os desafios da atividade devem despertar uma boa dinâmica entre os jogadores, que precisam de motivação para seguir adiante. 

A ideia é que você pense em atividades com feedbacks rápidos. Em outras palavras, as ações desenvolvidas no contexto de uma atividade gamificada devem gerar, automaticamente, uma espécie de recompensa (como algumas moedas de ouro) para motivar a participação contínua dos alunos.

5º passo: inserir elementos dos jogos

Sabe aqueles elementos que mencionamos no começo do texto? Então, no próximo passo para desenvolver uma experiência gamificada, você deve incorporá-los para garantir, de fato, a gamificação. Lembre-se de selecionar componentes, mecânicas e dinâmicas (um pouco de cada).

6º passo: não desistir da gamificação

Não importa qual seja o resultado da sua primeira experiência, o ideal é continuar tentando. Se a atividade não teve o sucesso desejado, não se preocupe! Aqui, é hora de continuar em frente e partir para a próxima experiência gamificada. Não desista!

Exemplos de gamificação na educação

Entre os exemplos de gamificação na educação, podemos citar uma atividade desenvolvida, por exemplo, para a disciplina de História. Nesse sentido, você pode apresentar questionamentos em sala de aula e fazer os alunos buscarem e apresentarem as respostas para tais perguntas. 

Depois das exposições, você pode definir a pontuação de cada aluno e distribuir algumas recompensas conforme a classificação das melhores respostas. Ao longo da atividade, também é recomendado ter uma tabela de classificação para mostrar aos alunos a posição de cada participante. Isso pode motivá-los a buscar uma colocação melhor!

Além de pesquisa e apresentação, você pode sugerir uma caça ao tesouro para fazer os alunos descobrirem, por meio de pistas escondidas, as respostas para diferentes questionamentos. Essa atividade pode ser realizada em grupo, a fim de despertar duas mecânicas identificadas nos games: competição e cooperação. 

Esperamos que você tenha gostado dos nossos exemplos de gamificação na educação. Como mencionamos, a gamificação é uma das metodologias ativas, certo? Então, que tal aprender a importância dessas metodologias para uma educação inovadora? Aproveite a leitura!

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Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
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