Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolas

Conheça as características da Geração Z e o papel da escola na formação desses novos jovens

  • Yasmine Diniz
  • 11/03/2020
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A escola precisa sempre estar atenta às mudanças sociais, já que isso impacta diretamente na formação de seus alunos. A última mudança profunda que impactou todos os âmbitos da sociedade foi a revolução tecnológica.

O advento da internet têm moldado os jovens que nasceram após o seu surgimento e expansão. Esses jovens já familiarizados com a internet são conhecidos como Geração Z. Eles possuem uma visão de mundo e de mercado completamente diferente da geração anterior. E, por isso, nem sempre é fácil entender a posição que a escola deve adotar no processo de ensino-aprendizagem desses jovens.

Com isso em mente, vamos neste post te mostrar as características dessa nova geração e te mostrar algumas estratégias didáticas que a escola pode adotar no processo de transmissão do conhecimento. 

O que é a Geração Z?

A Geração Z é composta por aqueles que nasceram entre 1992 e 2010. São pessoas que nasceram após o advento da internet e, por isso, possuem muita facilidade em utilizar as ferramentas tecnológicas. 

A seguir, vamos te mostrar as principais características dessa geração.

Quais são as principais características da Geração Z?  

A Geração Z é conhecida também pela terminologia: “nativos digitais”. São jovens que constroem muito da personalidade e valores a partir de uma vivência entre dois mundos: o físico e o digital.

São pessoas que têm acesso a uma gama enorme de informações diariamente e lidam com isso de maneira diferente de seus pais e parentes mais velhos. Por isso, na escolas, muitas vezes, não conseguem se concentrar em qualquer tipo de conteúdo e podem se sentir desmotivados a depender da didática adotada. 

É uma geração de jovens que não sentem que desempenharão apenas uma função profissional para o resto de suas vidas e, ainda que muitos não estejam no ensino superior, já se espera deles uma maior flexibilidade para lidar com o fato de fazer mais de uma graduação e mudar de carreira, quando julgarem necessário.

Além disso, é uma geração ligada às responsabilidades ambientais, o que tem a ver com vegetarianismo, veganismo, defesa de florestas (como é o caso da Greta Thunberg, por exemplo), responsabilidade sociais, o que está relacionado à defesa e respeito à diversidade e às minorias. 

São jovens que, geralmente, não possuem apego a fronteiras geográficas e possuem uma necessidade de expor suas opiniões de maneira clara e assertiva. Além de tudo isso, podem constantemente apresentar ansiedade extrema, o que deriva de uma alta exposição às informações por vários tipos de meios, principalmente, os virtuais.

Qual o papel da escola na formação educacional da Geração Z?

A escola precisa conhecer a fundo a Geração Z para, então, entender quais métodos utilizar para atuar diretamente na formação de jovens que desde muito cedo estão conectados, distraem-se facilmente e podem se sentir desmotivados com facilidade, como mencionado anteriormente. 

Pensando nisso, há o advento da educação 4.0. Você pode ter ouvido algo a respeito, mas é muito comum ter dúvidas sobre o que de fato é essa nova educação. 

O que é a educação 4.0?

A educação 4.0 é uma evolução da educação tradicional. Ela tem a função de responder às necessidades da quarta revolução industrial, assim como entender e acompanhar o desenvolvimento da Geração Z.

Ela se baseia no conceito de Learning by Doing, isto é, aprender fazendo. Esse conceito traz a ideia de que a escola deve ser, cada vez mais, um ambiente estimulante e interativo, em que o estudante coloca a mão na massa, pode trocar experiências e fazer experimentações, sendo protagonista de seu desenvolvimento educacional.

Pensando em auxiliá-lo a lidar com essa geração, separamos 4 práticas pedagógicas que irão ajudar a sua escola a formar jovens da Geração Z. Confira!

1. Favoreça o protagonismo do estudante

Seguindo a linha da educação 4.0, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) tem como uma de suas bases fazer o estudante se tornar protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. 

É o aluno que deve trilhar o seu percurso em busca do conhecimento. Mas para que isso seja possível, é necessário que toda a escola esteja engajada em favorecer esse protagonismo. 

O professor deve buscar oferecer atividades dinâmicas que façam com que os alunos manifestem suas opiniões e discutam temas, ao invés de apenas absorverem o conhecimento oferecido por ele.

E você, como coordenador, deve motivar e capacitar professores a adotarem esse tipo de didática mais interativa.

2. Invista em uma didática social e empática

A escola como um todo deve investir em uma didádica social e empática. Como mencionado anteriormente, a Geração Z está bastante ligada a questões ambientais, diversidade e minorias. Portanto, a escola deve investir em práticas pedagógicas que estimulem a empatia.

Além disso, essa estratégia didática que estimula os alunos a se colocarem no lugar de seus colegas é um ótimo caminho para combater a prática do bullying dentro do ambiente escolar.

3. Estimule as discussões em grupo

Uma outra prática pedagógica super interessante é estimular os professores a proporem em suas aulas discussões e trabalhos em grupos. Essa é uma estratégia que contribui também para o combate ao bullying, uma vez que promove a interação entre os colegas e estes podem partilhar e conversar sobre opiniões e visões diferentes sobre determinado assunto.

Essa estratégia também é válida para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, já que eles desenvolverão a habilidade de trabalhar com colegas que podem ter ideias contrárias e chegar a um consenso para apresentar determinado conteúdo juntos.

4. Utilize a tecnologia 

Como mencionado anteriormente, a Geração Z está imersa em um mundo tecnológico e lida com a internet diariamente. 

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa feita pela TIC Domicílios 2018, 70% da população brasileira tem acesso à internet.

Essa é uma porcentagem muitíssimo expressiva e é justamente por isso que essa ferramenta não pode ser negligenciada. Ao invés de a escola criar um embate com alunos que utilizam celulares dentro da sala, procure orientar os professores para que estes direcionem o uso dos smartphones para pesquisas relacionadas ao conteúdo de suas aulas.

Assim, a escola não adota uma posição de alto controle, aos olhos dos alunos, e os professores passam a ser queridos e obtém a atenção que necessitam durante as aulas. 

Esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor a Geração Z! Se você quer saber mais sobre outras práticas pedagógicas para lidar com essa nova geração, basta ler nosso artigo sobre o assunto e conferir 8 incríveis dicas para aplicar em sua escola!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
Outros posts feitos pelo autor »
Yasmine Diniz

Yasmine Diniz

Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.
Outros posts feitos pelo autor »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × três =

Posts relacionados

pensamento crítico escola

Pensamento crítico: como estimulá-lo na escola

Desenvolver o pensamento crítico

Mindfulness na escola: imagem de um aluno em pose de meditação na aula de educação física

Como desenvolver o mindfulness na escola

cultura digital na educação: estudante em frente ao computador.

Como utilizar a cultura digital na educação

TDAH na educação: professora explicando a matéria ao aluno.

Os desafios do TDAH na educação e como trabalhar em sala de aula

Como preparar uma aula: imagem de uma professora preparando sua aula

8 dicas de como preparar uma aula e engajar os alunos

Escolas inovadoras: imagem de uma menina na frente do computador

Saiba tudo sobre escolas inovadoras para transformar sua instituição

homeschooling - mãe e filho sentados em frente a uma mesa estudando.

O que é e como funciona o homeschooling no Brasil

Aprendizagem Baseada em Equipes: imagem de uma professora lendo um texto para um grupo de alunos

O que é a Aprendizagem Baseada em Equipes e como aplicá-la com seus alunos

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.