A importância do marketing digital para manter a presença da instituição online tem se tornado cada vez mais essencial. Isso porque tais ações visam captar novos alunos e fortalecer a marca para conquistar um lugar de referência no mercado educacional.
Quer saber mais sobre como fazer um bom marketing digital para a sua escola? Siga a leitura deste artigo e descubra 6 estratégias para colocar em prática e obter ótimos resultados para sua instituição!
O que é marketing digital?
O marketing digital envolve um conjunto de estratégias desenvolvidas para atingir objetivos como divulgar marcas e produtos por meio de ações feitas para a internet.
Dessa forma, não é difícil entender a importância do marketing digital em todos os setores do mercado, inclusive na área da educação. Assim, ao optar por essa ação, as instituições de ensino conseguem se posicionar melhor em seu segmento, alavancar o seu negócio e conquistar mais alunos.
Além disso, o marketing digital traz muitas possibilidades de análise de dados e constante melhoria das campanhas realizadas. Atualmente, existem centenas de ferramentas que ajudam a identificar qual público se quer atingir, se as campanhas estão dando certo e o que é preciso fazer para melhorá-las no ambiente digital.
Qual a importância do marketing digital para as escolas?
O mercado da educação está em constante transformação. Nesse sentido, fica cada vez mais difícil se tornar uma escola diferente pelos meios tradicionais, já que existem muitas instituições que oferecem os mesmos serviços que a sua.
E a importância do marketing digital para as escolas é justamente fazer com que o nome, os valores e a qualidade da instituição sejam amplamente repercutidos. Assim, muitas pessoas passam a conhecê-la e a conseguir mais alunos interessados e matriculados.
Contudo, nem sempre é fácil implementar boas estratégias para alcançar um bom marketing digital. Por isso, vamos mostrar 6 dicas que vão ajudar você nesse quesito.
6 dicas para implementar o marketing digital nas escolas
Agora que você entendeu a importância do marketing digital para as escolas, vamos mostrar algumas estratégias que fazem parte desse processo.
Bom, para começar, as principais estratégias que compõe o marketing digital são:
- SEO;
- Inbound Marketing;
- Marketing de Conteúdo.
São três formas interessantes para aproximar a sua escola dos alunos que a frequentam. Isso também facilita toda a comunicação, pois a geração Z está acostumada a lidar com as informações de maneira online.
Além disso, sua escola ainda vai passar a imagem de que é moderna e engajada ao adotar estratégias tecnológicas.
A seguir, vamos apresentar 6 dicas de marketing digital que a sua escola pode implementar para melhorar o posicionamento da marca e conquistar mais matrículas.
1. Tenha um site
O primeiro passo para dar a certa importância do marketing digital é ter um endereço eletrônico. Além disso, é preciso seguir alguns aspectos para melhorar a experiência do usuário que está navegando, como:
- ser responsivo: atualmente, muitas pessoas utilizam o celular para navegar na internet. Então, pode acontecer dos pais visitarem o site da escola. Se a navegação for difícil, é provável que eles desistam de fazer algo, e a sua escola estará desperdiçando diversas oportunidades;
- ser rápido: também é importante que as páginas do site carreguem rápido, pois um site lento causa incômodos durante a navegação;
- ser profissional: procure evitar sons, ícones giratórios ou muitas imagens de bancos gratuitos. Tudo o que estiver no site pode se relacionar com a imagem da escola. Portanto, evite fazer uma conexão ruim;
- ser atrativo: também conta muito para quem acessa o seu domínio ter um design atrativo com informações fáceis de serem localizadas.
2. Crie um blog para sua escola
Outra dica que traz a importância do marketing digital para a sua escola é criar um blog para produzir conteúdos relevantes.
O blog é um espaço onde você poderá criar e divulgar artigos relacionados diretamente à sua escola e ainda outros assuntos que despertem o interesse dos alunos e pais.
Você pode abordar questões como: profissões do futuro, assuntos relacionados às principais datas do ano para os estudantes que vão prestar vestibular, como melhorar o desempenho nas aulas, além de diversos outros conteúdos interessantes que geram o envolvimento e engajamento dos alunos.
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3. Invista em redes sociais
Desenvolver o marketing digital para escolas também passa por investir em redes e mídias sociais.
Não há como negar que a tecnologia veio para ficar e já modificou todos os âmbitos da sociedade. Por isso, é importante acompanhar essas mudanças e utilizar as mídias sociais para melhorar a comunicação e a imagem da sua instituição.
Então, é importante criar uma conta no Facebook, Instagram, LinkedIn e demais redes que tenham relação com a sua escola. Além disso, procure investir na divulgação do nome, missão, eventos e as conquistas alcançadas pela sua instituição.
Lembre-se também que ter um grande número de seguidores é ótimo, mas melhor ainda é ter pessoas que engajam com a escola e compartilham seus conteúdos com outras pessoas.
4. Utilize e-mail marketing
Em tempos de ensino remoto foi possível verificar a força que o e-mail ainda tem como um dos principais veículos de comunicação entre as pessoas. Por isso, ele também deve ser considerado e ter uma importância do marketing digital para a sua escola.
Essa implementação pode dialogar com os novos conteúdos criados pelo site, blog ou de outros veículos que a escola dispor, para assim, comunicar à comunidade escolar sobre as novidades e o que acontece na instituição.
Para melhorar ainda mais o envio do e-mail marketing, sua escola deve utilizar listas de e-mails segmentadas, ou seja, divididas de acordo com os critérios que façam sentido para cada público, como o ensino fundamental, médio, entre outros. Também é necessário pensar nos melhores horários para o disparo dessas comunicações para conseguir maior número de abertura e cliques.
5. Faça anúncios pagos
Além das redes sociais que ajudam a proporcionar o crescimento orgânico da imagem da escola nas mídias, outra estratégia a ser considerada é investir em anúncios pagos.
Dessa forma, para atingir um ótimo retorno sobre o investimento (ROI) do seu conteúdo, vale a pena experimentar os anúncios pagos do Facebook, Google, Twitter etc, pois certamente seu público pode ser encontrado nessas plataformas.
Também é importante deixar claro para o usuário qual é a oferta por trás do seu anúncio e fazer uma chamada atraente para que ele realize a ação desejada.
Além disso, é importante segmentar o seu público para obter maior assertividade nas suas estratégias de anúncios pagos.
6. Use a tecnologia para otimizar a estratégia de marketing digital
Ao longo da leitura das outras dicas de marketing digital para as escolas, você deve ter percebido como é importante elaborar estratégias nesse sentido.
Dessa forma, sua escola precisa se atualizar e, claro, divulgar todas as mudanças que acompanham o ensino.
Por falar nisso, sabia que muitas instituições utilizam plataformas online que oferecem correção de redação online, simulados com correção TRI e testes vocacionais aos seus alunos atualmente?Todos esses serviços ajudam a preparar melhor o estudante para o momento do Enem e outros vestibulares.
Por isso, contar com a ajuda de uma plataforma confiável e que já tenha toda a estrutura montada para realizar tais processos faz toda a diferença na divulgação da sua instituição no site, blog, redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos.
Esperamos que você tenha entendido a importância do marketing digital para as instituições de ensino e como elas podem trazer mais visibilidade para as escolas! Agora, aproveite para ler nosso artigo e conheça algumas ações para captação de alunos!
Quer entender o que é marketing digital e como ele pode te ajudar na captação de alunos? Confira este material completo que preparamos!