Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda a importância de preparar o seu aluno para simulados com correção TRI

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A correção das provas do Enem é feita por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e, como coordenador, você certamente tem conhecimento disso.

Mas afinal, você saber dizer como é feita esse tipo de correção? Entender como ela funciona é fundamental, uma vez que o Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para os alunos ao ensino superior. Sendo assim, prepará-los adequadamente passa por adotar simulados com correção TRI.

No entanto, sabemos que esse é um assunto que gera dúvidas em toda a comunidade escolar e é por isso que neste artigo vamos explicar para você, detalhadamente, o que é e como é feita a correção de provas e simulados por meio da Teoria de Resposta ao Item.

O que é a correção TRI?

A Teoria de Resposta ao Item – TRI – utiliza dados estatísticas para avaliar a proficiência dos alunos nas áreas do conhecimento. Diferente, do modelo anterior, a TCT (Teoria Clássica dos Testes), que levava em conta apenas o número de questões certas e erradas.

Na correção TRI, o cálculo da nota leva em conta a “coerência pedagógica”, ou seja, a probabilidade de alunos, com diferentes proficiências, acertarem cada questão durante toda a prova. 

Por exemplo, se um aluno acerta questões difíceis de matemática, mas erra questões fáceis também de matemática isso é um indício de que ele possa estar acertando porque está chutando questões e não pelo próprio conhecimento.

A TRI surgiu da necessidade de o sistema educacional modernizar a forma de avaliação, bem como torná-la mais justa e eficiente. 

Com ela, torna-se possível ter uma real avaliação do nível de proficiência dos alunos nas áreas de conhecimento e, em segundo plano, distribuir as milhares de vagas universitárias, por meio do SISU, ProUni e Fies, com assertividade.

Por que aplicar simulados com correção TRI em sua escola?

O mapa geral de potencialidades e lacunas pedagógicas dos alunos torna o modelo da TRI não só importante para o Enem, como contribui muito para as avaliações e intervenções pedagógicas no dia a dia das instituições de ensino.

Por isso, a utilização de simulados com correção pela TRI, principalmente no ensino médio, vem crescendo muito. Com esse modelo, o diagnóstico fica muito mais completo, possibilitando intervenções mais assertivas a seus alunos, além, é claro, de prepará-los para que na hora da correção do Enem em si, a nota não seja uma surpresa.

Além disso, é importante ressaltar que a existência de uma correção questão a questão do simulado, levando em consideração descritores, distratores, bem como toda a análise estatística por traz disso, torna as devolutivas muito mais personalizadas e fiéis ao real desempenho dos alunos. 


Como utilizar plataformas online que auxiliem na aplicação de simulados com correção TRI?

O processo de criação e correção manual de simulados e atividades é algo que consome um tempo enorme no dia a dia das escolas e apesar da imensa vontade de inovar e trabalhar com dados estatísticos, nem sempre a instituição de ensino por si só consegue implementar esse processo de análise de dados sozinha.

Sabendo da importância de se aplicar simulados com correção TRI, mas entendendo como pode ser difícil e trabalhoso, já existem plataformas online que oferecem às escolas os simulados com correção TRI.

Uma plataforma que faz isso de maneira bastante eficiente é a Imaginie. Uma das soluções que apresentada às escolas é a Imaginie Avaliações. Essa solução consegue mapear onde é preciso fazer a intervenção pedagógica e, acima de tudo, fornecer à instituição de ensino todas as informações essenciais para trabalhar com seus alunos suas dificuldades e seus pontos fortes. 

A importância de uma avaliação externa é o que possibilita que a escola faça um comparativo a nível nacional, além de fornecer dados sobre o progresso das turmas ao longo do anos, assim como o do próprio colégio.

A Imaginie faz isso de uma maneira muito mais eficiente e com uma amostragem muito maior, para que a escola inclusive consiga comparar os resultados e a evolução de seus alunos com escolas do Brasil inteiro. 

Com a Imaginie Avaliações, os professores conseguirão se dedicar mais ao planejamento e execução das intervenções pedagógicas, baseando-se em dados fornecidos pela plataforma com riqueza de detalhes, uma vez que ela disponibiliza as provas para a sua instituição já diagramadas e personalizadas no modelo do Enem.

Ao longo do tempo, a escola consegue analisar também sua evolução ano a ano para saber se está no caminho correto e continuar evoluindo sempre. Os professores conseguem gerar um engajamento muito maior dos alunos, que acompanham os resultados e a evolução teste a teste.

Os simulados com correção TRI da Imaginie oferecem uma real evolução no ciclo da escola de avaliar, analisar dados e preparar as intervenções pedagógicas. Se você quer que seus alunos estejam preparadíssimos para o Enem saiba mais sobre a Imaginie Avaliações!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 10 =

Posts relacionados

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter