Learning analytics é um termo em inglês utilizado para designar a análise da aprendizagem por meio da tecnologia.
Com o maior acesso à tecnologia, o Learning Analytics surge para coletar e analisar os dados de estudo e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Inicialmente, essa ferramenta foi desenvolvida para lidar exclusivamente com estudantes da área de área de EAD (Ensino a Distância).
Entretanto, hoje em dia ela está sendo usada também em escolas que oferecem a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e em instituições de ensino superior com cursos presenciais. Isso ocorreu, justamente, em decorrência da democratização do acesso às ferramentas tecnológicas.
Além de possibilitar uma análise profunda dos dados de aprendizagem dos alunos, o
Learning Analytics possibilita aos professores pensar estratégias de acordo com as dificuldades encontradas.
Uma consequência do uso dessa ferramenta é a possibilidade de medir o impacto das mudanças em sala de aula, pensando em um escala menor, e mesmo em todo o ambiente escolar, de maneira mais ampla.
O que é Learning Analytics?
Learning Analytics é a utilização de dados de aprendizagem para fazer análises sobre o desempenho educacional de estudantes.
As análises de aprendizagem são coletadas por meio de Big Data. E, por isso, é interessante entender o que é Big Data, para entender a fundo o que é Learning Analytics e como funciona.
O que é Big Data?
Simplificando, Big Data é o conjunto extenso de dados e informações coletados digitalmente que necessitam de um sistema eletrônico capaz de interpretá-los. É interessante pontuar que ele é utilizado nas mais diversas áreas e ferramentas, como os servidores de busca online, por exemplo.
Na educação, o Big Data está fortemente atrelado ao conceito de Learning Analytics. Nesse sentido, uma grande quantidade de informações é interpretada para produzir dados relevantes sobre as individualidades de aprendizagem dos alunos.
Como funciona a captação de dados para Learning Analytics?
Para fazer a análise do desempenho educacional dos estudantes por meio de Learning Analytics, é necessário ter dados em mãos. Mas, afinal, como essas informações são captadas?
O Big Data, ou seja, a extensa quantidade de dados a ser analisado por meio de Learning Analytics são adquiridos quando os alunos assistem a videoaulas, realizam simulados ou fazem exercícios online, por exemplo.
Para isso, existem plataformas online de Learning Analytics. São ferramentas que coletam e disponibilizam essas informações — em dashboards, por exemplo — para auxiliar a escola na análise das informações.
Veja um exemplo na prática:
Suponha que uma escola está preparando os seus alunos para o Enem e, para isso, utiliza uma plataforma de aplicação de simulados online.
A partir dos dados gerados pelos simulados realizados, cria-se uma extensa quantidade de informações sobre cada estudante, turma, unidade escolar, rede de escolas e assim por diante.
Esses dados podem ser trabalhados visualmente na plataforma, a partir da geração de gráficos, por exemplo, ajudando professores, coordenadores e diretores a analisar em quais pontos os estudantes apresentam melhor e pior desempenho, dentre outros fatores, e a encontrar estratégias para melhorar os resultados.
Quais benefícios posso alcançar utilizando Learning Analytics?
As vantagens de utilizar Learning Analytics são várias tanto para a instituição como para os alunos, professores e pedagogos.
Benefícios para os alunos
Utilizando Learning Analytics na escola, os alunos saberão de maneira bastante prática quais são os seus pontos fortes e a desenvolver em todas as disciplinas.
Dessa maneira, poderão perceber quais as lacunas que foram deixadas nos anos anteriores e aprimorar conhecimentos adquiridos recentemente.
Os alunos terão também um ensino personalizado, uma vez que tendo acesso aos seus dados, os professores poderão elaborar estratégias que ajam pontualmente no problema de aprendizagem.
Benefícios para os professores
Para os professores de sua escola, as ferramentas de Learning Analytics servirão para otimizar o tempo. É de amplo conhecimento que os profissionais da educação, geralmente, possuem muitas turmas e precisam saber administrar o seu tempo.
Utilizando Learning Analytics, esses profissionais conseguem identificar as dificuldades dos alunos de maneira rápida e prática, o que demandaria um tempo extremamente grande caso a tarefa fosse feita única e exclusivamente pelos professores.
Assim, é possível trabalhar nas turmas as questões relacionadas aos conteúdos que apresentam tais dificuldades.
Além disso, Learning Analytics pode ajudar na própria preparação dos professores para as aulas. Identificando o que os alunos não conseguem entender tão bem é possível fazer auto-análise e pensar em estratégias pedagógicas para ensinar o conteúdo da maneira mais clara possível.
Como o Learning Analytics funciona na prática?
Tomemos como um exemplo a análise de uma turma de sua escola que esteja cursando o 3º ano do ensino médio, e que, portanto, está se preparando para prestar o Enem.
Sendo assim, os alunos deverá fazer redações ao longo do ano nos moldes do Exame para praticar e conseguir obter uma nota alta na hora da realizar a prova no fim do ano.
Utilizando uma ferramenta de Learning Analytics, será possível identificar as notas individuais em cada uma das competências exigidas na redação.
A redação é dividida em 5 competências, que são:
- Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
De acordo com a correção dos corretores das plataformas online, será possível identificar a nota média da turma, além da nota individual de cada aluno em cada uma das competências e fazer comparações.
Interessante, não é?! Você pode ter acesso a tudo isso de maneira bastante simples e rápida, por meio de Learning Analytics. Aposto como você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre outras tecnologias que podem ajudar a sua escola a atingir a excelência no ensino. Que tal então clicar aqui e ler nosso artigo sobre as tecnologias que auxiliam no incentivo à escrita e leitura!