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9 estratégias de marketing para captação de alunos para aplicar na sua escola

  • Sabrina Andrade
  • 30/12/2020
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Atrair mais alunos para a escola é algo que se torna possível quando boas estratégias de marketing para captação de alunos são utilizadas.

Dentre elas, podemos citar as ações offline, ainda muito essenciais em todos os mercados, e ações online, que recorrem aos meios digitais para atingir novas matrículas potenciais.

Quer saber como é feito o marketing para captação de alunos? Então, confira as 9 estratégias para você utilizar na sua escola neste artigo!

9 ações de marketing para captação de alunos 

Atualmente, é imprescindível que qualquer instituição de ensino invista em marketing educacional. As ações dessa área são importantes para a escola, porque ela mostra quais são seus valores, além de realizar uma comunicação mais eficaz com toda a comunidade interna e externa. 

Como resultado, a escola pode, inclusive, ampliar seu número de alunos. No entanto, para atingir esse objetivo, é preciso planejar e atuar em diversas campanhas.

1. Utilize as mídias tradicionais

A televisão, o rádio, os jornais e os outdoors continuam sendo exemplos de boas mídias de marketing para captação de alunos. Apesar de necessitarem de investimentos mais altos, eles ainda apresentam um bom retorno, pois são ferramentas que possuem bastante credibilidade.

Para atuar dessa maneira, sua escola pode desenvolver uma assessoria de imprensa. Assim, diretores, coordenadores, professores e alunos podem ser a fonte de matérias jornalísticas.

Pesquise o custo-benefício de cada operação, os espaços para realmente alcançar seu público e invista em jornais e revistas segmentadas na área da educação.

2. Construa seu branded content

Branded content significa conteúdo de marca, ou seja, refere-se à produção de conteúdo de uma marca específica.

Mas não são todos os conteúdos desenvolvidos pelas marcas que fazem parte dessa estratégia. Eles precisam ter relevância, qualidade e valor para o público. Além disso, os conteúdos não falam da marca necessariamente, pois eles trazem informação, entretenimento, etc. Assuntos que apresentam valor para o consumidor.

Dessa forma, sua escola pode investir em suas próprias publicações, como uma revista especializada que circula na comunidade ou promover eventos diversos, por exemplo.

3. Promova ações com os alunos

Indicações boca a boca e recomendações de pais e alunos são ainda muito valiosas no marketing para captação de alunos.

Isso acontece porque as pessoas valorizam a opinião de quem é próxima delas, como amigos, parentes e conhecidos.

Sendo assim, sua escola pode apostar em ações que confiram descontos para alunos que indicam outros estudantes, ou até mesmo, criar pacotes de descontos para membros de uma mesma família.

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4. Realize ações sociais e socioambientais

Quando a escola promove atitudes que envolvem questões sociais e socioambientais, ela se aproxima das pessoas e da sua comunidade. Isso gera maior engajamento, pois pode tratar de problemas existentes nas imediações da instituição.

Existem muitas ações que sua escola pode desenvolver e em diversos locais próximos. Além de ajudar na captação de mais alunos, tais atitudes também colaboram com a imagem positiva da instituição.

5. Faça telefonemas

Em um mundo em que  as interações online estão cada vez mais presentes, vale também investir em abordagens mais humanizadas.

Neste quesito, a escola pode contar com uma equipe bem preparada para falar com clareza e desenvoltura sobre seus benefícios para os pais ainda indecisos e futuros alunos. Muitos podem gostar dessa personalização e pessoalidade de tratamento.

6. Ofereça brindes

A ideia de oferecer brindes para estudantes potenciais também pode ser utilizada como uma das estratégias de marketing para captação de alunos.

Muitos materiais que são utilizados pelos estudantes podem servir para presenteá-los, como agendas, materiais escolares, acesso a e-books etc.

Isso pode ser feito em eventos na área da educação, feiras de estudantes, dias de vestibulares, ou seguindo outro calendário com datas importantes.

Portanto, analise o que o seu público necessita e ofereça isso em troca de algum e-mail ou telefone de contato para futuras comunicações.

7. Utilize o e-mail marketing

O e-mail ainda é um dos principais veículos de comunicação entre as pessoas e também deve ser considerado para captar mais alunos para a sua escola. 

Essa implementação pode dialogar com os conteúdos criados para o branded content ou de outros veículos que a escola dispor, como sites, blogs etc.

Assim, sua escola deve utilizar listas de e-mails segmentadas, ou seja, divididas de acordo com os critérios que façam sentido para cada público, por exemplo, ensino fundamental, médio, entre outros. Também é necessário pensar nos melhores horários para o disparo dessas comunicações. 

8. Esteja nas redes sociais

As redes sociais também são excelentes no marketing para captação de alunos. Nelas, as escolas podem expor a sua marca e imagem de forma inteligente, além de se aproximar ainda mais dos pais e alunos. 

Se a sua escola ainda não utiliza e nem monitora esses novos meios de comunicação de forma criativa, é preciso agir o quanto antes, pois o segredo para captar novos alunos também exige entender onde está a sua audiência e investir em estratégias diferenciadas dentro dessas plataformas.

Porém, lembre-se que compartilhar o mesmo conteúdo em todos os perfis não corresponde a uma prática eficiente, visto que cada rede social tem uma linguagem e uma dinâmica diferente. Dessa forma, é preciso se adequar e conversar com a sua audiência de forma correta!

9. Conte com a ajuda de uma plataforma online 

Ao longo da leitura das outras dicas para atrair mais alunos para sua escola, você deve ter percebido como o marketing é muito necessário para essa função. 

Dessa forma, sua escola precisa se atualizar e, claro, divulgar todas as mudanças que acompanham o ensino. 

Por falar nisso, sabia que muitas instituições utilizam plataformas online que oferecem simulados com correção TRI aos seus alunos atualmente?

Eles são formulados com questões inéditas nos moldes do Enem e temas de redações que preparam melhor o estudante para o momento dos vestibulares. 

Por isso, contar com a ajuda de uma plataforma confiável e que já tenha toda a estrutura montada para o processo faz toda a diferença na divulgação da sua instituição no momento de receber novas matrículas. 

Bom, esperamos que as nossas dicas de marketing para captação de alunos tragam sucesso para a sua escola! Agora, aproveite para ler nosso artigo e conheça algumas práticas para a retenção de alunos! Boa leitura!

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Quer entender o que é marketing digital e como ele pode te ajudar na captação de alunos? Confira este material completo que preparamos!

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Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
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Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
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