O que faz um orientador educacional? Este profissional é ainda pouco conhecido, mas tem grande importância nas escolas e na formação dos estudantes.
Trata-se de um cargo que faz parte da equipe de gestão, trabalhando em contato direto com alunos e professores. Também é responsável pela relação com os familiares dos estudantes e com a comunidade. Assim, sua atuação prioriza o processo de aprendizado e os valores que a escola pretende desenvolver.
O orientador educacional, diferente do professor, não tem foco em uma disciplina específica. Sua formação precisa ser em pedagogia ou pós-graduação em orientação educacional. Contudo, apesar de ser muito importante, ainda são poucas as instituições de ensino que contam com esse profissional.
Para saber mais sobre o papel desse profissional no ensino, preparamos este artigo mostrando a importância de se ter um orientador educacional nas escolas. Confira!
O que é o orientador educacional?
O orientador educacional é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante. Na escola, ele é um dos profissionais da equipe de gestão e trabalha na organização e realização da proposta pedagógica, diretamente com diretores, coordenadores, professores, alunos e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com todos.
Embora esse seja um cargo fundamental, muitas escolas não têm esse profissional em sua equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções, o que pode atrapalhar a performance de ambas.
Assim, suas funções não devem ser confundidas com as de um psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. Dessa forma, o orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares.
Além disso, o orientador educacional é requisitado em todas as outras modalidades de ensino, como escolas regulares, faculdades, cursos profissionalizantes, técnicos, pré-vestibulares e outros.
É uma profissão regulamentada e recomendada pelo MEC e pode atuar em instituições de ensino privadas ou públicas.
[E-book Gratuito]
Tendências educacionais na sala de aula: entenda como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais.
Qual a relação desse profissional com a orientação escolar?
Após ver o que é um orientador educacional, também é importante saber o conceito de orientação escolar. A orientação escolar é um conjunto de ações elaboradas para promover a integração de todas as partes da instituição, de modo a fomentar o desenvolvimento dos alunos em cada um de seus aspectos.
Derivada da orientação profissional, a orientação escolar teve início nos Estados Unidos, no começo do século XX. Seu objetivo era apenas ajudar os alunos na escolha de suas carreiras. Para isso, era necessário que o orientador estivesse a par das características de cada discente, a fim de guiá-los nessa tomada de decisão.
Atualmente, a orientação educacional está mais completa e se preocupa com a formação do aluno como um cidadão, e não só em relação ao seu futuro profissional. Por isso, o orientador deve estar atento tanto aos alunos quanto ao corpo docente e ao restante da comunidade escolar.
Dessa forma, a orientação escolar ultrapassa os limites dos conteúdos curriculares e também colabora com a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na sociedade.
Além disso, a orientação escolar é fundamental na mediação de conflitos, para contornar questões de indisciplina e ajudar a lidar com as limitações de cada aluno em relação a sua aprendizagem.
Os orientadores educacionais mantêm contato frequente com os alunos, dentro e fora da sala de aula, incentivando sua autonomia na vida escolar e a boa convivência entre o grupo. Em diálogo com os educadores, os orientadores discutem a situação de cada aluno e auxiliam em intervenções para melhorar o seu aprendizado.
Em contato com as famílias, os orientadores participam das reuniões de pais e também de conversas individuais, sejam elas requisitadas pelos responsáveis, ou pela escola. Portanto, a orientação escolar participa de todos os aspectos que envolvem a experiência dos estudantes.
O que faz um bom orientador?
Em parceria com os professores, os educadores ajudam os estudantes em seu desenvolvimento pessoal, compreendendo aspectos comportamentais e agindo de maneira adequada, no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos.
Assim, ele mostra caminhos e possibilidades, de forma que os alunos possam criar autonomia para resolver diversos problemas.
Além disso, também são funções do orientador:
- contribuir para o desenvolvimento pessoal do aluno;
- ouvir, dialogar e dar orientações;
- ajudar o professor a lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos;
- acompanhar o progresso dos alunos;
- estimular o autoconhecimento dos estudantes;
- participar nas adaptações curriculares;
- encaminhar casos aos profissionais específicos;
- mediar conflitos entre alunos, professores e outros membros da comunidade;
- conhecer a legislação educacional do país;
- garantir o cumprimento dos valores escolares;
- ajudar a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica.
O orientador educacional não é o principal responsável pela elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, mas sua colaboração neste processo é fundamental. Sua experiência e contato mais próximo com os alunos permite contribuir, de forma significativa, com estratégias e ações. Logo, um bom orientador ajuda a promover um PPP:
- empático e humano;
- de acordo com a realidade dos alunos;
- centrado nas necessidades educacionais;
- assertivo e eficiente;
- envolvente e engajante.
Tudo isso promove maior envolvimento de toda a comunidade escolar, aumento no desenvolvimento dos alunos, engajamento familiar, retenção de matrículas e mídia espontânea para a escola. Por isso, o orientador educacional tem um papel super importante nas escolas.
Sua instituição tem um orientador educacional? Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor a atuação desse profissional. Aproveite para conferir nosso artigo sobre gestão democrática na escola!
Indicadores de desempenho: entenda o que são e como eles podem te ajudar a melhorar a qualidade de sua escola e o ensino oferecido aos alunos!