Conheça o projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar e saiba como melhorar o resultado de sua escola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Gerir uma escola é tarefa que exige comprometimento de toda a comunidade escolar. E é por isso que em todo início de período letivo o foco está voltado a desenvolver uma gestão escolar eficiente e que proporcione à escola o destaque e os resultados esperados. 

Porém, muitas vezes, os planos e as ações pensadas podem não dar tão certo quanto o previsto. Quando isso acontece é necessário repensar e, muitas vezes, desenvolver um projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar.

Bom, se você quer conhecer melhor este projeto, quando e o que levar em consideração na hora de desenvolvê-lo, este artigo foi feito para você! Basta seguir na leitura e conferir um conteúdo superpertinente e produtivo! Vamos lá?

O que é um projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar?

O projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar é uma ferramenta que pode ser utilizada por educadores, pedagogos ou coordenadores, e visa compreender, explicitar ou corrigir um plano de gestão escolar já em vigor dentro da instituição de ensino.

Este um projeto que deve ser pensado com cuidado, já que geralmente entrará em ação quando a gestão pedagógica estiver apresentando dificuldades ou quando o desempenho escolar dos alunos não estiver tão bom quanto o esperado.

A gestão pedagógica é um dos pilares mais importantes de toda a gestão escolar, já que ela está estritamente ligada à atividade fim da escola: preparar os docentes para o Enem e vestibulares, além de participar ativamente da construção de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Porém, antes de pensar em um projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar, é necessário ter acesso aos resultados obtidos por um relatório gestão escolar. Assim, você conseguirá compreender quais os pontos necessitam de reparos e poderá desenvolver um projeto de intervenção completo.

O ideal é que você se baseie nos dados voltados à gestão pedagógica, já que este vai ser o ponto de atuação do projeto de intervenção. A seguir vamos te mostrar alguns pontos que você deve levar em consideração.

Quais aspectos um relatório de gestão escolar deve medir?

Um relatório de gestão escolar deverá medir os seguintes aspectos:

  • Otimização do desempenho escolar
  • Integração entre os setores
  • Funcionamento das metas
  • Métricas da escola

Procure analisar os dados obtidos por meio do relatório para que assim seja possível analisar os desafios e propor soluções eficazes em seu projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar.

Como saber quando é o momento para instituir um projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar?

Uma dúvida que acomete vários educadores é: qual o momento certo para elaborar e aplicar um plano de intervenção pedagógica em gestão escolar?

Essa é uma questão bastante pessoal e vai variar de uma escola para outra. O ideal é que você não deixe que as coisas fiquem muito difíceis de se resolver e aja antecipadamente.

Suponhamos que o objetivo principal do plano de gestão escolar do ano, na área pedagógica, seria melhorar o desempenho escolar dos alunos no Enem. Porém, durante o primeiro semestre um simulado com correção TRI foi aplicado e notou-se que os alunos do 3º ano obtiveram uma média muito abaixo da esperada.

O ideal, nesse caso, seria implementar ao fim deste mesmo semestre um projeto de intervenção pedagógica, a fim de melhorar essa média já para o próximo simulado. Assim, você age no cerne do problema, enquanto ele ainda é embrionário, tendo mais seis meses para trabalhar aquilo que não foi trabalhado e melhorar a média desses alunos até a data do Exame oficial. 

Quais pontos devo levar em consideração na hora de desenvolver um projeto de intervenção pedagógica?

Pois bem, após analisar o relatório de gestão escolar e saber qual o momento certo para intervir, você deverá levar em consideração alguns aspectos para desenvolver um projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar. Confira quais são eles a seguir:

  • O planejamento anual e os planos de aula estão realmente cumprindo as diretrizes educacionais propostas pela BNCC, como esperado?
  • O Projeto Político Pedagógico (PPP) está sendo seguindo ou os educadores estão tendo alguma dificuldade para se adequar a ele?
  • O material didático escolhido está sendo suficiente ou ele apresenta falhas e deve ser trocado?
  • Tem acontecido diálogos ativos e produtivos entre a equipe pedagógica e docente ou isso ainda é muito distante da realidade da escola?
  • As práticas pensadas para preparar a escola para a educação inclusiva são as corretas ou precisamos repensá-las e adequá-las melhor?
  • O que os indicadores educacionais da escola têm nos mostrado? Os alunos têm obtido um bom desenvolvimento educacional e pessoal? 
  • Qual o feedback dos alunos em relação ao ensino oferecido?
  • As metodologias ativas que foram propostas estão obtendo os resultados esperados e mantendo os alunos motivados?
  • Aqueles estudantes com baixo desempenho têm conseguido se recuperar? As práticas pedagógicas têm atuado nesse sentido?

Estes são alguns dos pontos que você e sua equipe devem levar em consideração na hora de elaborar um projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar. 

Como a Imaginie pode te ajudar na hora de criar um projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar?

Todo o processo de gerir uma escola é uma tarefa que exige muito esforço e tempo de toda a equipe pedagógica. E na hora de desenvolver um projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar não é diferente. 

Mesmo porque esse projeto vá ser uma intervenção e, logo, uma reformulação de tudo aquilo que já havia sido pensando em um momento anterior. 

E para produzir um projeto tão importante você pode contar com a ajuda da Imaginie, uma plataforma online que oferece soluções à escola e busca otimizar o tempo de educadores, coordenadores e diretores. 

A Imaginie desenvolve plataformas de inteligência educacional focadas em auxiliar as instituições de ensino a melhorarem o desempenho escolar dos estudantes. 

Por meio de soluções para redação, avaliações online e orientação vocacional, é possível otimizar a formulação e aplicação de atividades, além de coletar e analisar dados que ajudam a criar estratégias de ensino eficientes.  

As avaliações online que a Imaginie propõe aos alunos é feita nos moldes do Enem e possui correção TRI, o que é muitíssimo importante para os relatórios de gestão escolar pedagógicos, que serão utilizados como base para desenvolver um projeto de intervenção pedagógica em gestão escolar.

Bom, esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre o projeto de intervenção em gestão escolar. Aproveite para conhecer melhor as soluções que a Imaginie propõe para a sua escola e melhore o desempenho escolar dos alunos!


Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Pesquisa]

Ensino online em tempos de coronavírus

Os desafios das instituições de ensino para a emergente adaptação ao “novo normal”: perspectivas e tendências para a gestão escolar.

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo de sua escola, mas não sabe como? Então este material foi feito para você! Nele você encontra tudo sobre a Avaliação Formativa, uma estratégia inovadora que promete melhorar o desempenho escolar!

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Ebook]

Ensino híbrido: o que é, benefícios e como aplicar na prática.

Não sabe o que é o Ensino Híbrido e quais são suas práticas pedagógicas? Então este ebook foi feito para você! Nele você encontra quais são as metodologias do ensino híbrido e como aplicá-las na prática.

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter