Mesmo que muitas escolas ainda utilizem o modelo tradicional de ensino, vários educadores têm recorrido às novas ferramentas em sua prática pedagógica, como o plano de aula para aprendizagem baseada em projetos, por exemplo.
Esse é um método que utiliza as práticas inovadoras das metodologias ativas e faz com que o aluno seja o agente de construção do seu próprio conhecimento. Além disso, ele está ligado a um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que tem a proposta de guiar, de forma única, o currículo de toda a educação básica brasileira.
Portanto, conhecer maneiras de tornar os alunos protagonistas da sua aprendizagem é importantíssimo para que eles melhorem seu desempenho escolar e sua relação com os professores.
Neste artigo, vamos explicar a você o que é a aprendizagem baseada em projetos, seus benefícios e 10 passos para fazer um plano de aula baseado nesse tipo de aprendizagem. Confira!
O que é a aprendizagem baseada em projetos (ABP)
A ABP, também conhecida pela sigla em PBL, do inglês Project Based Project, é uma metodologia moderna que tem ajudado escolas e professores a enfrentar os vários desafios da gestão educacional.
Ela foca nas vivências práticas, levando a uma maior participação dos alunos durante o processo de aprendizado, propondo tarefas e desafios com o objetivo de desenvolver um projeto ou um produto.
Ela integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de diversas competências nos alunos, como o trabalho em equipe, o protagonismo e o pensamento crítico.
Em primeiro lugar, o professor apresenta aos estudantes um problema ou questão que seja desafiadora.
Em seguida, os estudantes realizam o processo de pesquisa, estabelecendo hipóteses e procurando recursos para conduzir a atividade, até alcançarem um produto final ou uma solução satisfatória para a questão proposta.
Ao final, os professores podem repassar à turma as avaliações e os resultados sobre o desempenho de cada, para enriquecer ainda mais o processo de ensino.
Benefícios da ABP
A aprendizagem baseada em projetos traz inúmeros benefícios para os alunos e professores que utilizam essa metodologia em sua prática pedagógica. Sãos eles:
Desenvolve a habilidade de resolver problemas
Ao trabalhar com projetos, os alunos precisam estar preparados para identificar problemas e elaborar ações para lidar com eles.
Estimula a curiosidade e criatividade
Para lidar com os problemas e as demandas propostas, os alunos precisam utilizar mais da curiosidade e criatividade.
Torna os alunos mais preparados para o mercado de trabalho
A aprendizagem baseada em projetos também contribui para o preparo dos alunos para o mercado de trabalho. Isso acontece porque eles conseguem desenvolver habilidades importantes esperadas no ambiente profissional.
Oferece oportunidade de colaboração em projetos
A aprendizagem baseada em projetos também contribui com a colaboração entre os alunos, trazendo contribuições para o grupo e para o trabalho realizado.
Desenvolve o pensamento crítico
Um dos objetivos da ABP é fazer com que os alunos sejam capazes de analisar as situações com pensamento crítico. Isso significa fazer questionamentos, entender o problema, buscar mais informações e, a partir daí, conseguir desenvolver as soluções mais adequadas para o projeto em questão.
Passos para fazer um plano de aula para aprendizagem baseada em projetos
Agora que você já sabe como é a ABP e alguns de seus benefícios, listamos abaixo, 10 passos de como fazer um bom plano de aula para aprendizagem baseada em projetos, de forma a tornar suas aulas mais interativas e criativas:
1. Faça a divisão da turma
Essa é a primeira etapa para começar a seguir um plano de aula para aprendizagem baseada em projetos, pois ao dividir a turma em grupos, você faz com que os alunos trabalhem com a interação.
2. Proponha combinados
Você pode trabalhar com os estudantes situações do cotidiano do processo de estudo a partir de combinados sobre questões como: errar faz parte do processo, o respeito às opiniões dos colegas, não fazer julgamento de ideias diferentes, pois todas elas podem ter alguma utilidade em algum momento do trabalho.
3. Determine os temas de trabalho
Nessa etapa, você pode propor quais serão os temas de trabalho para que os alunos possam discutir e criar soluções, ou deixar que eles mesmos cheguem a um tema em comum, desde que ele faça parte dos conteúdos a serem estudados. Assim, eles podem propor temáticas em que possuem mais conhecimento e proximidade, de modo que poderão atuar com mais engajamento nas aulas.
4. Instigue os alunos com questionamentos
Essa parte é muito importante no plano de aula para aprendizagem baseada em projetos. Você pode começar perguntando para os alunos:
- o que eles acham sobre determinado tema;
- como isso afeta a vida deles;
- o que eles podem fazer para melhor isso, etc.
Essas perguntas iniciais podem desenvolver algumas dúvidas e questionamentos que serão sanadas durante a aprendizagem. Assim, solicite que anotem todas elas.
5. Proponha o desafio
Após a escolha dos temas e dos primeiros questionamentos apontados e anotados pelos alunos, você deve desafiá-los a fazerem pesquisas e criarem projetos de forma a solucionar tal questão.
6. Momento da pesquisa
O momento da pesquisa entra no plano de aula para aprendizagem baseada em projetos, quando os alunos passam a buscar orientações sobre como proceder. Dessa forma, o professor deve atuar suprindo-os com pesquisas e conteúdos confiáveis e de referência.
7. Criação
Chegando nessa fase, o professor deve avisar aos grupos que eles precisam criar algo que solucione a questão levantada sobre o tema. Caso haja temas iguais, é possível que eles troquem informações para que as soluções finais sejam diferentes.
8. Apresentação
Após os alunos desenvolverem os projetos, é muito interessante que eles façam a exposição de todo o percurso do trabalho. Para isso, você pode determinar uma data para cada grupo e estipular o tempo de apresentação. Também é interessante que você proponha formas interessantes para fazer isso, sugerindo o uso de recursos digitais, entre outras formas interativas e inovadoras.
9. Perguntas e respostas
Lembra das dúvidas que podem ter surgido ao longo de todo o plano de aula para aprendizagem baseada em projetos? Nesse momento, o professor pode solicitar que o grupo apresente suas dúvidas para que a turma ajude, ou ele mesmo pode saná-las.
10. Feedbacks e avaliação
Aqui, o professor pode se valer dos feedbacks da turma para avaliar os grupos, pedindo para falar se a solução escolhida para o projeto resolveu o problema, ou se precisam de algumas melhorias, etc. Essa, inclusive, pode ser uma ótima forma de avaliar o trabalho dos alunos. Lembrando que a avaliação deve levar em consideração todas as habilidades que foram desenvolvidas ao longo do trabalho.
Por fim, vale ressaltar que essa metodologia é melhor aproveitada quando as etapas são divididas ao longo de algumas aulas, assim os alunos possuem mais tempo para a construção do projeto.
Gostou das dicas de como fazer um plano de aula para aprendizagem baseada em projetos? Agora, aproveite para saber mais sobre as metodologias ativas e leia nosso próximo artigo sobre a aprendizagem entre pares!
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