Com a facilidade dos recursos tecnológicos a nossa disposição, os encontros presenciais, muitas vezes, têm ficado de lado e dado espaço a troca de conversas e informações virtuais.
Não é incomum que isso aconteça também no ambiente educacional. As situações podem ser resolvidas por uma conversa pelo WhatsApp ou mesmo com um telefonema. Porém, nada supera o contato e a conversa cara a cara. A partir de conversas presenciais é possível desenvolver empatia e conhecer melhor alguém ou alguma situação.
E é por isso, que mais do nunca, as reuniões de pais precisam ser organizadas e desenvolvidas pelas escolas. Ainda que seja mais fácil resolver questões por telefonemas, já que pais e responsáveis, às vezes, não se interessam ou não têm tempo de ir à escola, essas reuniões precisam acontecer e com uma frequência cada vez maior.
Isso porque já se sabe que quanto mais os pais e responsáveis estiverem a par da vida acadêmica de seus filhos, melhor serão os seus resultados e seu desenvolvimento.
Sabendo da importância deste assunto para toda a comunidade escolar, vamos te mostrar como fazer com que os pais se engajem e ainda os benefícios que a reunião de pais trará à sua escola e a todos os envolvidos. Para conferir este conteúdo basta seguir na leitura. Vamos lá?
Como fazer com que pais e responsáveis participem da reunião de pais?
Pais e responsáveis têm várias atribuições, além de criar filhos, eles também precisam se dedicar à sua vida profissional, o que toma grande parte do dia. Por isso, fazê-los comparecer às reuniões escolares nem sempre é uma tarefa fácil a ser cumprida.
Portanto, é necessário saber como engajar pais e responsáveis. Confira a seguir duas estratégias para conseguir que cada vez mais pais compareçam às reuniões.
1. Conheça a realidade de pais e responsáveis
A primeira dica para fazer com que responsáveis tenham engajamento com a reunião de pais é conhecer melhor a sua realidade.
Procure se informar sobre o período de trabalho e os tempos de descanso que os pais dos estudantes de sua escola possuem, assim, será possível determinar uma data para reunião em que um maior número de responsáveis possa comparecer.
Talvez, a melhor data seja no sábado ou no domingo. É claro que sacrificar o fim de semana não é uma situação fácil e é por isso que as reuniões devem acontecer quando realmente forem necessárias.
Para aqueles pais que não puderem comparecer, procure fazer reuniões individuais ou, em último caso, uma chamada de vídeo pode ser uma possível solução. O que não pode acontecer é que algum pai ou mãe não conheça a realidade e o desempenho escolar de seus filhos.
Saiba como atrair a atenção dos pais quando for convidá-los
Outra dica importante para saber como fazer responsáveis comparecerem à reunião de pais é saber como convidá-los de maneira atrativa.
Mães, pais, avós e outros responsáveis precisam compreender a real importância da reunião. Para isso, elabore um convite que contenha os seguintes ítens:
- Insira o nome de cada um dos responsáveis que poderão comparecer à reunião,
- Indique a série e a turma em que o estudante se encontra;
- Coloque a data, hora e o local da reunião;
- Insira a lista de temas e questões que serão tratadas durante a reunião de pais;
- Indique o nome, telefone e o e-mail do coordenador ou coordenadora da escola para contato, caso os pais precisem se informar ou tirar alguma dúvida sobre a reunião.
É importante também mostrar que a reunião é para tratar questões pertinentes ao desenvolvimento dos estudantes, tente passar essa mensagem no convite.
Conheça a seguir alguns dos benefícios que a reunião de pais pode trazer à sua escola e a toda a comunidade escolar.
Quais os benefícios que a reunião de pais pode trazer à sua escola?
Conheça agora 3 benefícios que a reunião de pais pode trazer à sua escola.
1. Alinha as expectativas de pais, alunos e instituição
Um dos maiores benefícios da reunião de pais é a possibilidade de alinhar as expectativas de responsáveis, alunos e instituição.
A escola possui uma missão e passá-la aos pais é fundamental para o pleno funcionamento das atividades escolares.
Quando pais, mães e outros responsáveis são envolvidos na educação formal de seus filhos, eles podem expor quais os objetivos esperam que a escola alcance, como uma formação pessoal e técnica, que dê a possibilidade destes estudantes se tornarem adultos conscientes de seu lugar na sociedade e ainda a possibilidade de acessar universidades e cursos superiores.
É por meio da reunião de pais que será possível fazer com que os objetivos da escola e dos responsáveis sejam os mesmos.
2. Melhora o desempenho dos estudantes
Como já mencionamos anteriormente, a participação de pais na vida escolar de seus filhos favorece e melhora o desempenho dos estudantes.
A educação, afinal, precisa dos pilares: família e escola para ser amplamente desenvolvida. Quando responsáveis se engajam na vida escolar dos estudantes, as notas e mesmo o comportamento melhoram, já que os alunos querem se sentir queridos e acolhidos.
E nada melhor que a reunião de pais para aproximar estudantes, escola e pais. É claro que o contato entre a vida escolar dos alunos deve ir além das reuniões, mas esses encontros serão cruciais para que essa relação se estreite cada vez mais.
3. Favorece a transparência da escola
Outro benefício da reunião de pais é que os responsáveis poderão de fato conhecer a escola que seus filhos frequentam.
E isso é peça chave para manter um estudante matriculado em uma instituição. A escola precisa ser transparente quanto aos seus métodos avaliativos, quanto às suas práticas pedagógicas e quanto a todo resto, apenas assim, os pais conseguirão confiar a educação de seus filhos à instituição de maneira plena.
Bom, esperamos que você tenha percebido como a reunião de pais é realmente fundamental para a escola. Ela é muito importante para o engajamento dos responsáveis e para o desempenho escolar dos alunos. Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber mais dicas como essas diretamente em seu email!