Professores e gestores de escolas sabem que existem diversas maneiras de ensinar e aprender um determinado conteúdo.
Dependendo do tipo de aprendizagem de determinada pessoa, pode ser mais fácil compreender e memorizar um conteúdo apenas ouvindo um palestrante, por exemplo. Outras pessoas terão mais facilidade se anotarem o conteúdo ministrado. Ainda existem os indivíduos que absorvem melhor o conhecimento a partir de estímulos gráficos, e assim por diante.
Levando isso em consideração, podemos pensar que o modelo tradicional de ensino é muito bom para atender a alguns estilos de aprendizagem, mas o que fazer para atingir os outros?
O objetivo do artigo de hoje é te mostrar como usar a técnica de Rotação por Estações, do Ensino Híbrido, para contemplar os diferentes estilos de aprendizagem de seus alunos e ajudá-los a melhorar a produção textual.
Além disso, essa metodologia estimula estudantes a discutirem, pesquisarem e se envolverem com determinado conteúdo, melhorando o engajamento dos alunos.
Então, está esperando o que para conhecer melhor a metodologia de rotação por estações? Continue a leitura para conferir!
Conhecendo a técnica de rotação por estações
A rotação por estações é uma técnica de ensino híbrido baseada em criar diferentes ambientes dentro da sala de aula e formar uma espécie de circuito, permitindo que os estudantes abordem determinado conteúdo de diferentes maneiras.
Para entender melhor sobre como a metodologia de rotação por estações funciona, é importante que você entenda, primeiro, o que é o ensino híbrido.
Entendendo o Ensino Híbrido
Ensino Híbrido é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o online, em que o aluno aproveita o poder da tecnologia para aprender no seu tempo, modo e/ou ritmo; e o offline, momento na escola em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.
Os dois momentos devem buscar um objetivo em comum: o aprendizado. Porém, cada um com características próprias, de modo que se conectem e ofereçam diferentes formas de aprender e ensinar algo.
Existem diversas maneiras de aplicar o ensino híbrido na escola, como os modelos de:
- rotação individual;
- laboratório rotacional;
- sala de aula invertida;
- modelo flex;
- modelo à la carte, etc.
A técnica de rotação por estações é uma dessas metodologias.
No modelo de rotação por estações, os alunos são organizados em diferentes grupos, cada um com uma tarefa diferente, de acordo com os objetivos do professor. A ideia é que cada grupo rotacione por entre as atividades (algumas online e outras não) para que experimentem as diferentes formas de aprender.
Aplicando o modelo de rotação por estações
Para entender com mais clareza a aplicação da técnica de rotação por estações, vamos tomar como inspiração a aula de produção textual publicada pela professora Vanessa Bolina no Youtube sobre o tema de Redução da maioridade penal.
1. Planeje as atividades que serão dadas
O primeiro passo para aplicar a Rotação por Estações é o planejamento da aula.
Pense em como acontecerá a aula e quais atividades serão trabalhadas, com base no objetivo que você quer. Lembre-se de pensar em atividades para os diferentes estilos de aprendizagem, para que todos os alunos possam ser contemplados.
2. Separe os alunos nas estações
Na aula, divida os alunos em 5 grupos, cada um com uma atividade diferente. O tempo para cada uma das atividades irá variar de acordo com seu planejamento.
- Estação 01: leitura de textos variados sobre o tema de redação que você escolher;
- Estação 02: vídeos variados sobre o tema, para que os alunos possam buscar argumentos fortes e fracos;
- Estação 03: análise dos argumentos levantados em grupo;
- Estação 04: análise de dados e infográficos;
- Estação 05: projeto de texto, discussão em grupo e formação de esboço.
Para os vídeos, imagens e textos em pdf, você pode usar diversos ambientes virtuais de aprendizagem.
3. Faça um fechamento para concretizar o aprendizado
Por fim, é importante, ao final da aula, fazer um fechamento sobre o tema que foi abordado em sala, seja com um debate, com uma lição de casa ou com uma fala expositiva.
Esse fechamento serve para internalizar todos os conhecimentos produzidos pela aula e sintetizar os aspectos mais importantes.
Essa atividade é desafiadora pois demanda um bom planejamento por parte do professor, mas ao mesmo tempo é encantadora, pois, no decorrer da atividade, é possível perceber o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem!
Como você pôde perceber, a rotação por estações é muito importante principalmente para trabalhar os diferentes tipos de aprendizagem em sala de aula. Saiba mais sobre quais são os tipos de aprendizagem no artigo que preparamos para você!
Este conteúdo foi produzido pela equipe do Sílabe.