Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolas

Saiba como incentivar a solidariedade na escola

  • Letícia Bessa
  • 09/04/2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A solidariedade é um princípio da formação humana que promove integração e harmonia nas relações sociais. Por isso, se faz cada vez mais urgente ensinar a solidariedade na escola, a fim de transmitir aos alunos a necessidade de ajudar o próximo. 

Um grande papel da educação é mobilizar crianças e adolescentes pela compreensão da realidade. Nesse sentido, para promover atitudes solidárias, os profissionais de educação devem incentivar a realização de tarefas que desenvolvam as relações interpessoais.

Para saber mais sobre solidariedade na escola, siga a leitura até o final! Você vai entender melhor do que se trata esse conceito e como aplicá-lo em sala de aula com os seus alunos. Aproveite!

O que é solidariedade?

Entender o conceito de solidariedade é ainda mais importante do que parece, pois a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui as práticas solidárias entre as habilidades e aprendizagens necessárias para a formação integral dos alunos.

Mas o que é solidariedade? 

De forma resumida, a solidariedade diz respeito a uma virtude humana fundamental para a vida em sociedade. Essa virtude tem como base princípios de igualdade, cooperação, coletividade e respeito. 

As pessoas solidárias são capazes de enxergar além dos próprios interesses e agir para o bem do próximo. Para tanto, basta ter um comportamento pautado pela colaboração, além de empatia e acolhimento.

Qual a importância da solidariedade em sala de aula?

Se você está se perguntando qual a importância da solidariedade na escola, saiba que as crianças precisam desenvolver esta virtude desde cedo. Ações solidárias não fazem bem apenas para aqueles que se beneficiam delas, mas também para quem ajuda.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Harvard (EUA), as práticas solidárias oferecem benefícios para o coração e para o sistema imunológico e também aumentam a expectativa de vida. 

Outra razão para promover a solidariedade na escola é incluir a empatia na rotina dos alunos, favorecer o crescimento pessoal de cada um e contribuir para a construção de uma sociedade menos desigual, com mais noção de coletividade e colaboração mútua.

Como incentivar a solidariedade na escola?

Como o ambiente escolar é um espaço de desenvolvimento, tal qual o ambiente familiar, os processos educativos contribuem muito para a representação que os alunos fazem da realidade e podem ajudar na construção da solidariedade.

Antes de mais nada, você deve saber que a melhor forma de incentivar o companheirismo na escola é fazer os alunos enxergarem a si mesmos. Quando isso acontece, eles conseguem analisar as próprias condutas e respeitar os sentimentos do próximo.

Mais do que promover o autoconhecimento dos alunos, é imprescindível desenvolver atividades coletivas. Dessa forma, eles podem ajudar um ao outro em momentos de dificuldade e se conscientizar sobre a necessidade do trabalho em equipe.

Lembre-se: a solidariedade deve ser baseada na colaboração e na coletividade. Nada de competição!

Agora, veja abaixo o que fazer para incentivar essa prática na sua escola:

Conversar sobre solidariedade

Em primeiro lugar, a gestão escolar deve promover debates sobre o assunto. Ainda que a solidariedade seja experimentada, de fato, na prática, a teoria faz toda a diferença na hora de conscientizar os alunos sobre a importância da colaboração mútua.

Nossa dica é que você promova espaços de discussão, adequados para a faixa etária de cada turma, e convide palestrantes para discorrer sobre o comportamento social solidário. 

Outras apostas para debater o assunto são: recomendar filmes, séries e livros sobre a temática e levar os alunos para conhecer diferentes realidades. 

Desenvolver empatia

Como mencionamos, para desenvolver práticas solidárias, as pessoas precisam agir com empatia e respeito. Por isso, a solidariedade na escola depende de empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender como ajudar de alguma maneira.

Além da empatia, outra característica que as escolas precisam desenvolver junto aos alunos é o comprometimento. Isso porque a solidariedade não deve ser entendida como uma ação isolada, realizada apenas uma vez na vida, e sim, como um comportamento social contínuo. 

Incentivar o engajamento em causas sociais

Nossa próxima dica para desenvolver a solidariedade na escola é incentivar o engajamento dos alunos em causas sociais. Se o objetivo é despertar o espírito solidário, não há nada mais oportuno do que mobilizar a comunidade escolar para contribuir com quem realmente precisa. 

Seja pela colaboração em causas que já existem ou pela criação de um novo projeto nos arredores da escola, a gestão escolar deve inserir ações sociais no cotidiano dos alunos para fomentar, ainda mais, a conscientização sobre práticas solidárias. Claro, também vale a pena estimular que eles procurem, por conta própria, outras causas. 

Promover exercícios diários

A solidariedade é uma virtude construída por meio do convívio social, o que evidencia a importância de exemplos solidários no dia a dia. 

Nesse sentido, uma das formas mais eficientes de desenvolver a solidariedade na escola é incentivar pequenos exercícios diários, como compartilhar um brinquedo, ceder um livro e ajudar um colega em alguma dificuldade.

Mais do que nunca, a solidariedade na escola deve ser uma prioridade da sua gestão. Agora que você já entende a importância dessa virtude no ambiente escolar, que tal conhecer as competências de um professor do futuro?

[E-book Gratuito]

Quer saber mais sobre planejamento escolar, mas ainda tem dúvidas de como desenvolvê-lo de maneira eficaz? Baixe este guia e descubra!

BAIXE AGORA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
Outros posts feitos pelo autor »
Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
Outros posts feitos pelo autor »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + 2 =

Posts relacionados

pensamento crítico escola

Pensamento crítico: como estimulá-lo na escola

Desenvolver o pensamento crítico

Mindfulness na escola: imagem de um aluno em pose de meditação na aula de educação física

Como desenvolver o mindfulness na escola

cultura digital na educação: estudante em frente ao computador.

Como utilizar a cultura digital na educação

TDAH na educação: professora explicando a matéria ao aluno.

Os desafios do TDAH na educação e como trabalhar em sala de aula

Como preparar uma aula: imagem de uma professora preparando sua aula

8 dicas de como preparar uma aula e engajar os alunos

Escolas inovadoras: imagem de uma menina na frente do computador

Saiba tudo sobre escolas inovadoras para transformar sua instituição

homeschooling - mãe e filho sentados em frente a uma mesa estudando.

O que é e como funciona o homeschooling no Brasil

Aprendizagem Baseada em Equipes: imagem de uma professora lendo um texto para um grupo de alunos

O que é a Aprendizagem Baseada em Equipes e como aplicá-la com seus alunos

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.