A transformação digital na educação ocorre pelo forte impulso trazido pelas ferramentas digitais e todas as vantagens que elas proporcionam.
Entender esse conceito e o que muda no sistema de ensino é fundamental para otimizar o uso da tecnologia no dia a dia. Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer melhor o termo, falar quais são as suas vantagens e algumas ferramentas que colaboram para que ela aconteça em sala de aula. Acompanhe!
O que é transformação digital?
O conceito de transformação digital é entendido como um processo de aperfeiçoamento de uma atividade por meio da utilização de ferramentas tecnológicas. Trata-se de uma mudança estrutural nas organizações, que deixam de ver a tecnologia como um recurso pontual para utilizá-la no cotidiano.
Essa é uma tendência presente em várias áreas, como empresas e instituições de ensino. Nas escolas, a transformação digital já teve início e a tendência é que seja cada vez mais disseminada.
Quais as vantagens da transformação digital na educação?
Com a crescente influência do mundo digital, surge a necessidade de adotar processos educacionais em níveis cada vez mais personalizados. Assim, um dos maiores benefícios do uso da tecnologia é proporcionar essa adequação à individualidade de cada aluno.
Se no passado os recursos digitais estavam presentes em catracas eletrônicas, sistemas, sites, ou laboratórios de informática, com a transformação digital na educação, toda a instituição fica interconectada. Ou seja, os objetivos e os sistemas estão alinhados, trabalhando em conjunto.
Assim, ao levar a tecnologia para a sala de aula, a escola forma estudantes capazes de se adequar às mudanças, aplicar múltiplas habilidades e conhecimentos e ter autonomia em seus estudos.
Adotar a transformação digital na educação visa melhorar os pontos e valores em que a instituição já possui bastante destaque, por exemplo por meio de métodos de aprendizagem mais flexíveis e atraentes para estimular o desenvolvimento dos alunos.
Veja a seguir algumas vantagens proporcionadas pela transformação digital na educação:
- aumenta o número de matrículas;
- amplia o engajamento;
- permite o ensino personalizado;
- melhora o desempenho dos estudantes;
- prepara os alunos para as próximas tecnologias;
- ajuda a desenvolver a cidadania.
[E-book Gratuito]
Você quer saber como preparar e dar aulas online mantendo o foco dos alunos? Então este e-book foi feito para você!
Ferramentas que colaboram com a transformação digital nas escolas
Para que a transformação digital na educação tenha sucesso, é importante que antes, a instituição de ensino adote alguns passos essenciais. São eles:
- o entendimento sobre qual estágio de transformação a escola se encontra;
- a definição dos objetivos concretos;
- o engajamento da equipe;
- a busca por parcerias que possam ajudar com soluções etc.
Sendo assim, algumas formas de implantar a transformação digital na educação passa pela criação de salas virtuais, uso de aplicativos móveis, armazenamento dos documentos em nuvem e outras ferramentas que destacamos a seguir:
1. E-books
Antes de falar dos e-books é bom salientar que os livros de papel não serão extintos com a chegada desse modelo digital. Porém, com o livro digital os alunos podem acessar os conteúdos educacionais a qualquer hora e local.
Além de serem acessíveis do ponto de vista físico, o formato dos livros online é mais barato que os impressos, reduzindo os custos aos estudantes e instituições de ensino, além de possibilitar alocar o orçamento para outras necessidades.
Assim, tanto os livros didáticos, técnicos e literários podem ser adotados no formato e-book, estimulando a leitura de conteúdos variados pelos alunos de forma a promover a transformação digital na educação.
2. Gamificação
A utilização de jogos com objetivos educativos também pode ajudar bastante sua escola nessa transformação. Pois ela é beneficiada pelo uso da tecnologia por meio de tablets, smartphones e computadores para aplicar conhecimentos através de atividades interativas. O que deixa o aprendizado mais dinâmico, construtivo e atraente para os alunos.
Assim, explorar a gamificação a partir de desafios e missões, ou até mesmo criar recompensas para os estudantes, é uma ótima dica para incluir o mundo digital na sala de aula.
3. Google Docs e Sala de Aula
Tratam-se de duas ferramentas muito importantes e que utilizam o armazenamento em nuvem, funcionando como um banco de materiais. Todos os alunos podem acessar arquivos e documentos compartilhados por professores e colegas.
Suas ferramentas e recursos permitem o uso de metodologias ativas e colaborativas em sala de aula. É possível editar documentos online e projetos em conjunto, registrando cada percurso e interação, por exemplo.
Pelo Google Sala de Aula o professor também pode gerenciar atividades, avaliações e conteúdos, como uma sala de aula virtual. Pode anexar links, arquivos, gerar prazos, enviar e receber os trabalhos etc.
4. Conteúdos multimídia
Texto, infográfico, vídeo, áudio, jogos etc. Cada estudante tem o seu estilo de aprendizagem, certo? Enquanto alguns absorvem melhor o conteúdo em uma leitura, outros aprendem de forma mais fácil por meio de videoaulas ou áudios.
Pensando nisso, as ferramentas multimídias também colaboram bastante para a transformação digital na educação e conseguem atender diferentes necessidades dos alunos, oferecendo um melhor processo de ensino-aprendizagem.
5. Aplicativos móveis
O aumento do uso de smartphones e tablets se deve muito em função das facilidades que os aplicativos trouxeram aos usuários. Com apenas um clique, é possível abrir um programa que garante informações em tempo real, entretenimento ou aprendizado.
Obviamente que o ensino em sala de aula por meio dos professores não será substituído pelos aplicativos. Mas eles podem ajudar os alunos a fixar um determinado conteúdo, tornar as aulas mais atraentes e dinâmicas.
Existem diversos aplicativos voltados para a educação que abrangem todas as faixas etárias de aprendizagem, seja qual matéria o professor for ensinar.
6. Lousa e mural digital
As lousas e os murais digitais já são uma realidade em muitas escolas. A lousa é como uma tela de computador de tamanho maior, proporcional a uma lousa tradicional. Ao invés do professor ou aluno utilizarem o giz para escrever, ela é sensível ao toque. Essa ferramenta também dispõe de recursos multimídia, descritos acima.
Já o mural virtual pode ser criado por ferramentas gratuitas para a publicação dos trabalhos dos alunos, como blogs, redes sociais, sites etc. Esse espaço colaborativo permite explorar práticas variadas de linguagens. Além disso, o mural pode contar com conteúdos complementares para serem explorados pelos alunos para a ampliação do conhecimento.
7. Simulados online
Outra ferramenta que a escola e professores podem utilizar para fazer uma transformação digital na educação é o simulado online. Ele ajuda os estudantes a seguirem um cronograma de estudos para diversos vestibulares, como o Enem.
Para você entender melhor, um simulado Enem, por exemplo, é uma simulação de como será o exame, em que os alunos terão dias próprios para realizarem as provas.
Assim, as escolas podem contar com a ajuda de plataformas que possuem simulados com questões inéditas, 100% alinhadas ao exame e que ainda contam com a correção TRI (Teoria de Resposta ao Item).
O mais incrível é que, além de prepará-los para os conteúdos das provas, os simulados ainda proporcionam um melhor condicionamento físico e emocional para os alunos, que precisam passar por uma maratona de perguntas.
Gostou de saber como a sua escola pode fazer uma transformação digital na educação e oferecer um melhor ensino aos seus alunos? Então, não deixe de conferir o próximo artigo e saiba mais sobre a Imaginie para escolas!
[E-book Gratuito]
Enfrentando desafios para pensar e planejar aulas, atividades e avaliações online? Confira este guia da educação online!