Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Desempenho escolar

5 razões pelas quais o uso da tecnologia em sala de aula eleva o desempenho dos alunos

  • Carla Gobb
  • 28/05/2018
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A educação experimentou uma verdadeira revolução no século XXI. Com a democratização do conhecimento, as escolas precisaram reaprender a ensinar. Dessa forma, a inclusão da tecnologia em sala de aula se mostrou, mais do que um caminho, uma urgência. Assim, aquilo que poderia ser um empecilho para a educação formal, tornou-se um aliado, ajudando o ensino a dar grandes avanços.

Hoje o emprego de recursos tecnológicos na educação já é uma realidade. Os resultados colhidos pelas instituições de ensino que adotam a prática mostram a importância que ela tem como mecanismo de aprimoramento do aprendizado.

Veja abaixo algumas razões pelas quais o uso da tecnologia em sala de aula é importante para o aumento do desempenho dos estudantes:

1 Tira o tédio das aulas

Manter os estudantes motivados dentro de uma sala de aula, em meio a um mundo de possibilidades e informações, não é tarefa fácil. Os jovens sentem tédio, e para que a atenção deles fique focada no ensino é preciso uma boa dose de criatividade.

Um aprendizado multimídia, por meio do qual o estudante possa absorver a informação com simulações, vídeos 3D, jogos, podcasts e recursos educativos disponíveis na web, é muito mais instigante do que um ensino tradicional, com cadernos, quadro e o professor palestrando durante um longo período.

Quanto mais ávido o aluno for pelo conhecimento, melhor desempenho ele terá. É missão do educador despertar no estudante essa paixão pelo saber, essa fome pelo aprendizado. A tecnologia em sala de aula é uma parceira nesse desafio.

2 Favorece o aprendizado ativo

As instituições modernas têm se inclinado cada vez mais para um método de ensino conhecido como aprendizado ativo. Nele, o aluno não é um agente passivo, e sim um protagonista do processo de ensino e aprendizagem.

Dessa forma, ele é estimulado a debater ideias com o professor e a agregar informações. Assim, o conhecimento que ele traz na bagagem não é ignorado. Essa atitude faz com que o aluno sinta a necessidade de se aprofundar nos assuntos tratados em aula, para poder argumentar e se tornar uma parte integrante do processo.

Como o conhecimento que o aluno traz para a aula vem, na maior parte, de pesquisas que fez na web, é importante que ele tenha em sala uma forma de “mostrar” o que encontrou, e não apenas de falar, até porque, muitas vezes, as informações podem ser imagens ou áudios. Então, ele precisará que a escola forneça meios para que apresente as referências que tem.

3 Supre a necessidade de imediatismo

Pessoas que já nasceram após os anos 2000 vivenciaram, desde pequenas, uma realidade muito diferente das gerações anteriores. A tecnologia não somente faz parte da realidade delas hoje, como sempre se fez presente.

Pensando nisso, se para as pessoas de gerações anteriores já é difícil viver sem o imediatismo que a tecnologia proporciona – como a troca de mensagens de forma instantânea, a visualização de fotos na mesma hora e a pesquisa por informações em tempo real – para os mais jovens, essa urgência é ainda maior.

Isso pode ser usado pelas escolas de forma favorável. Com o uso da tecnologia em sala de aula já é possível dar aos alunos um retorno imediato sobre várias questões. Dúvidas que o professor teria que checar para depois dar uma resposta ao estudante, por exemplo, podem ser verificadas na hora pela internet, sanando a questão no momento em que ela surge.

Para correções de tarefas, a tecnologia também pode auxiliar, permitindo que o professor dê um feedback ao aluno em um tempo mais curto. Ela possibilita, por exemplo, a correção das redações de uma turma inteira em 24 horas.

Mais do que uma facilidade aos professores, o retorno de uma questão enquanto ela ainda está fresca na memória favorece a fixação do aprendizado. Então aqui, mais uma vez, a tecnologia se mostra benéfica.

4 Possibilita o intercâmbio de conhecimentos

Os limites geográficos deixaram de ser barreiras para a troca de conhecimentos quando surgiu a internet. Hoje uma escola consegue, utilizando tecnologia em sala de aula, criar projetos colaborativos com instituições de ensino de outros estados e até de outros países.

Isso permite que os alunos ampliem as possibilidades de aquisição de conhecimento, tenham um contato mais real com uma outra cultura e até pratiquem um idioma ensinado em sala de aula.

Essa prática também vai ao encontro de um dos quatro pilares da educação, que diz que uma forma efetiva se ensinar a tolerância e a não-violência é a criação de projetos entre povos com um objetivo em comum, desenvolvendo um sentimento de colaboração.

5 Permite mais envolvimento dos pais

O acompanhamento dos pais na vida escolar do estudante pode afetar o desempenho deles nos estudos. Em geral, quando o aluno tem pais que se envolvem, que participam, que interagem com a escola, o rendimento dele aumenta.

Entretanto, quando as formas de contato entre os pais e a escola consistem apenas em recados colados na agenda e reuniões esporádicas com os professores, a participação fica prejudicada.

A tecnologia, hoje, já possibilita que os pais possam se comunicar com os professores e gestores escolares de forma mais profunda, rápida e eficaz, obtendo informações diárias sobre o que acontece no colégio.

Há casos de instituições de ensino que já registraram uma redução de quase 30% no número de alunos em recuperação devido ao uso de aplicativo de comunicação para as interações entre pais e professores. Isso mostra que a tecnologia pode ser usada em várias frentes para que se obtenha um aumento do desempenho escolar.

E você, o que acha do uso da tecnologia em sala de aula? Comente aqui!

Texto: Graziela Balardim – Jornalista, Multimídia e Conteudista de Marketing Digital na empresa ClipEscola.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Carla Gobb

Carla Gobb

Outros posts feitos pelo autor »
Carla Gobb

Carla Gobb

Outros posts feitos pelo autor »

Posts relacionados

Estratégias de avaliação: imagem de uma professora apontando e fazendo uma pergunta para os alunos em sala de aula

Conheça 8 estratégias de avaliação para verificar a aprendizagem dos alunos

O que é aprendizagem personalizada: imagem de uma professora ensinando sobre o globo terrestre próxima de seus alunos

Entenda o que é aprendizagem personalizada e quais são os benefícios que ela apresenta

Avaliação na Educação Infantil: imagem de uma mão protegendo um recorte de crianças unidas em papel.

Veja como fazer a avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC

Resultado ENEM: professor em sala com alunos em grupo

Resultado ENEM: 7 dicas para sua escola se sair bem

Metodologias ativas: fotografia de um grupo de estudantes apresentando um trabalho em sala de aula.

Entenda o que são e como trabalhar as metodologias ativas

Meditação nas escolas: imagem de uma estudante sentada em pose de meditação.

Acompanhe como a meditação nas escolas colabora com o desempenho dos alunos

Avaliação escolar de acordo com a BNCC: imagem de um professor sentado na carteira em frente ao quadro.

Veja como a avaliação escolar de acordo com a BNCC pode ser feita com seus alunos

Aprendizagem entre pares: imagem de dois alunos estudando juntos.

Saiba como a aprendizagem entre pares colabora para o melhor aprendizado dos alunos

Storytelling na educação: crianças na sala de aula levantando a mão

Conheça o que é e os impactos do storytelling na educação

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.