A BNCC é um documento de ordem normativa que delimita como a Educação Básica nacional deve funcionar.
Vale lembrar que a Educação Básica é composta pela Educação Infantil, pelos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e ainda pelo Ensino Médio.
Como é um documento muito extenso e complexo, com várias subdivisões, é normal que coordenadores pedagógicos, professores e diretores tenham dúvidas acerca da BNCC.
E é por isso que neste artigo vamos te contar o que é a BNCC Ensino Fundamental e quais as suas diretrizes para o ensino das crianças e adolescentes de sua escola. Basta seguir na leitura e acompanhar!
O que é a BNCC Ensino Fundamental?
A BNCC Ensino Fundamental é a parte da Base Nacional Comum Curricular que determina como deverá ser o currículo de estudantes que tenham idade entre 6 e 14 anos de idade.
O ensino fundamental é a etapa mais longa de toda a Educação Básica. São 9 anos de duração e, portanto, deve ser vista com cuidado pelas escolas, já que é a fase onde a criança vai amadurecendo até se tornar um adolescente, formando seu caráter e conhecimento de mundo.
A BNCC Ensino Fundamental é composta por duas etapas: os anos iniciais e os finais do fundamental.
Antes de detalharmos o que a Base Nacional Comum Curricular determina para cada uma dessas etapas, vamos te mostrar um quadro geral sobre os componentes curriculares e as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental.
Componentes Curriculares | ||
Anos iniciais (1º ao 5º ano) | Anos finais (6º ao 9º ano) | |
Linguagens | Língua Portuguesa | |
Arte | ||
Educação Física | ||
Língua Inglesa | ||
Matemática | Matemática | |
Ciências da Natureza | Ciências | |
Ciências Humanas | Geografia | |
História | ||
Ensino Religioso | Ensino Religioso |
Essas são as áreas que os estudantes que fazem parte do Ensino Fundamental deverão ver ao longo dos 9 anos. A seguir, vamos detalhar para você as particularidades da BNCC Ensino Fundamental anos iniciais e finais. Acompanhe!
BNCC ensino fundamental – anos iniciais
A BNCC Ensino Fundamental para anos iniciais corresponde aos alunos que estão entre o 1º e o 5º ano. Para eles, que estão acabando de sair da Educação Infantil, a BNCC acredita que:
“… ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.”
E é por isso que os dois primeiros anos do Ensino Fundamental são voltados à alfabetização das crianças.
As escolas devem voltar seus esforços e planejamento para que no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental as crianças consigam se apropriar e dominar o sistema de escrita alfabética de maneira articulada e, a partir disso, desenvolverem atividades fundamentais para a vida escolar, como a leitura, a escrita e a interpretação. Essas são questões básicas e fundamentais para qualquer disciplina.
Após os dois primeiros anos, os estudantes vão progredindo e aperfeiçoando as aprendizagens vistas anteriormente e, de fato, consolidando as práticas de linguagem e as experiências estéticas e interculturais.
É importante mencionar que a escola deverá levar em conta não só aquilo que as crianças têm que aprender, mas também o que elas têm interesse em aprender.
Outro ponto importante que determina a BNCC Ensino Fundamental é a busca pela ampliação da autonomia intelectual das crianças que estão passando por mudanças e em pouco tempo serão adolescentes. Elas deverão ter conhecimento de normas internas e externas e saber quais são os seus interesses sociais.
Além disso, deverão adquirir conhecimentos sobre como lidar consigo mesmas, como lidar com a natureza, como ler e lidar com a história, como conhecer e produzir cultura e ainda como manusear a tecnologia.
De acordo com tudo isso, a BNCC estipula para cada área do conhecimento diferentes unidades temáticas, objetivos de conhecimento e habilidades que deverão ser trabalhadas, na prática, com os estudantes do Ensino Fundamental.
A seguir vamos te mostrar um quadro onde você consegue visualizar isso com mais clareza.
Ciências 1º ano:
Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
Vida e evolução | Corpo humano
Respeito à diversidade |
(EF01CI02) Localizar, nomes e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para manutenção da saúde. (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. |
Agora, vamos te contar como é a BNCC Ensino Fundamental anos finais. Acompanhe!
BNCC ensino fundamental – anos finais
A BNCC Ensino Fundamental para anos finais irá determinar o currículo dos alunos que estão entre o 6° e o 9º ano. Para eles, a Base Nacional Comum Curricular acredita que:
“Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.”
Neste caso, há ainda uma maior atenção em construir uma autonomia nesses estudantes, que já são adolescentes. Além disso, a escola deve oferecer a eles condições e ferramentas que possibilitem que eles interajam com diferentes conhecimentos e fontes de informação, de maneira sempre crítica e atenta.
Neste caso, a BNCC trata das aprendizagens adquiridas por meios tecnológicos, tão comuns aos adolescentes da Geração Z e indica que as escolas devem estar atentas a este novo tipo de aprendizagem.
Isso porque os jovens têm sido protagonistas dessa nova cultura digital, moldando e sendo moldados por ela. No entanto, ela apresenta algumas características marcantes, como o apelo emocional, a indução ao imediatismo de respostas e a efemeridade de informações, o que, infelizmente, favorece análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas.
Portanto, é dever da escola ensinar aos alunos a manusearem o conhecimento adquirido através de meios tecnológicos, para que eles não se deixem levar por essa análise superficial e não caiam no perigoso erro de acreditarem e repassarem fake news.
Além disso, é nesta fase que a escola vai contribuir para que os alunos comecem a pensar sobre o seu futuro profissional e que isso seja aprofundado quando eles estiverem no Ensino Médio.
Também para os anos finais, a BNCC Ensino Fundamental vai determinar unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades distintas para cada disciplinas. Confira um exemplo:
Ciências 6º ano:
Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
Matéria e energia | Misturas homogêneas e heterogêneas
Separação de materiais Materiais sintéticos Transformações químicas |
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.). (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. |
Quais as 10 competências da BNCC para a educação básica?
Além de tudo o que te mostramos neste artigo, a BNCC ainda estipula 10 competências gerais que deverão guiar toda a Educação Básica. Confira-as:
- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Essas 10 competências deverão nortear a sua escola em busca de ensino mais equânime e democrático.
A seguir, vamos te mostrar como aplicar, na prática, tudo o que a BNCC Ensino Fundamental estipula.
Como aplicar o que a BNCC Ensino Fundamental determina na prática?
Se você está ainda um pouco confuso com tantas informações, vamos agora te dar um exemplo factível de como a BNCC deve ser utilizada na prática para o Ensino Fundamental de sua escola.
Selecionamos a área de Linguagens e mais especificamente a disciplina de Língua Portuguesa para o 6º ano para te darmos este exemplo.
A BNCC prega que o ensino de questões e práticas gramaticais deverão ser, na medida do possível, ensinadas de modo contextualizado. Então, um professor de português do 6º ano pode selecionar o bilhete, por exemplo, e introduzir questões de natureza gramatical aos alunos.
Além de contemplar a questão de ensinar regras gramaticais de maneira contextualizada, por meio do gênero textual bilhete, o professor ainda irá trabalhar o Campo artístico-literário estipulado pela BNCC, solicitando, como exercício, que os alunos façam um bilhete para os colegas.
Este é um exemplo prático de uso das diretrizes da BNCC Ensino Fundamental dentro da sala de aula.
E você pode não acreditar, mas já existem plataformas online de ensino de redação que te ajudam a preparar aulas de acordo com as diretrizes da BNCC. Elas já estão pensando em temas de produção textual para o ensino fundamental com objetivo de abarcar as questões relacionadas aos diferentes gêneros textuais e os campos exigidos pela BNCC. Então, não deixe de procurar saber mais para entender os benefícios para sua escola!
Bom, esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor a BNCC Ensino Fundamental e já saiba como direcionar o currículo dos alunos de sua escola que estão nesta etapa. E se você quiser saber mais sobre como deverá ser a BNCC na prática para a Educação Infantil e para o Ensino Médio, basta ler o artigo que fizemos sobre este assunto!