A quarentena provocada pela Covid-19, pela qual todos estamos passando, trouxe diversos desafios à área da educação.
Isso porque é necessário que as escolas consigam desenvolver uma boa educação em tempos de pandemia.
Um dos maiores desafios encontrados por professores e professoras é como fazer uma boa videoaula. Muitos não estão familiarizados com os aparatos tecnológicos e não sabem nem por onde começar a gravar aulas remotamente.
Pensando em ajudá-lo, nós trouxemos neste artigo 6 dicas de como fazer uma boa videoaula, que vão desde preparar um ambiente adequado até anexar os arquivos em plataformas onlines e enviá-los aos alunos. Essas dicas irão te ajudar a continuar ensinando em tempos de quarentena.
Quer conferir este conteúdo? Então siga no artigo e tenha uma boa leitura!
1. Prepare um espaço silencioso em sua casa para gravar as videoaulas
Nossa primeiríssima dica de como fazer uma boa videoaula é: prepare um espaço silencioso em sua casa para gravar as suas aulas.
Se você mora sozinho ou sozinho essa dica fica mais fácil, mas se, ao contrário, você divide a casa com filhos, marido, esposa e outras pessoas, você deverá realmente empenhar-se em criar seu estúdio.
Esse estúdio deverá ser silencioso e sem pessoas passando o tempo todo, já que você precisará de concentração para gravar suas videoaulas com qualidade.
Uma dica legal é conversar com aqueles que dividem o lar com você, alertando-os sobre o seu tempo de trabalho e que o silêncio é fundamental para você!
2. Faça um plano de aula para suas videoaulas
Em segundo lugar de nossas dicas de como fazer um boa videoaula trouxemos o plano de aula.
Se você já tiver algumas aulas programadas (o que muitos professores fazem no início dos semestres em seus planejamentos escolares) será necessário adequá-las ao novo formato.
As videoaulas não possuem a mesma dinâmica das aulas presenciais, por isso, é necessário que elas sejam mais dinâmicas e, talvez, até mais curtinhas, para prender a atenção dos estudantes.
Um dos grandes desafios dessa quarentena tem sido manter alunos da Educação Infantil entretidos em videoaulas. Isso porque as crianças precisam de uma maior interação com os professores.
Os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio já conseguem entender que mesmo que as aulas tenham mudado o formato o ensino precisa continuar, o que as crianças muitas vezes não conseguem assimilar tão bem.
Portanto, principalmente se for dar aulas às crianças, pense em planos de aula divertidos e interativos que motivem os alunos a assistirem às videoaulas até o final.
3. Familiarize-se com o aplicativo antes de começar a dar aulas nele
Antes de efetivamente começar a gravar as suas videoaulas em um aplicativo X, você deve se familiarizar com ele.
Portanto, baixe-o em seu notebook e mexa muito nele, até cansar, se possível. Isso é interessante porque vai fazer com que você não tenha surpresas na hora que estiver gravando sua videoaula, além disso, poderá auxiliar os estudantes que tiverem alguma dúvida sobre como acessar as atividades e avaliações que você tiver postado.
4. Tenha às mãos todos os aparatos tecnológicos de que irá necessitar
Outra dica importante de como fazer uma boa videoaula é ter todos os aparatos às mãos de que irá necessitar antes de começar a gravar.
É normal se esquecer de ferramentas importantes quando estamos no comecinho de algo novo, portanto, para não precisar parar no meio da tarefa, dê uma conferida se você pegou tudo o que precisava para fazer uma boa videoaula.
Os aparatos tecnológicos que você precisa são:
- webcam ou câmera filmadora;
- microfone;
- notebook com conexão com a internet;
- fones;
- tripé.
Com todos eles à sua disposição você poderá gravar videoaulas com qualidade.
5. Ensaie antes de gravar uma videoaula
Ensaiar antes de gravar efetivamente uma videoaula é bastante interessante.
Pode ser que você esteja familiarizado a dar aulas e faça isso há anos para seus alunos, mas as aulas presenciais são diferentes das aulas gravadas.
É muito normal apresentar certa dificuldade com a câmera, não saber para onde olhar. Além disso, o microfone pode estar baixo e necessitar de reajustes. Tudo isso são detalhes que farão da sua videoaula boa ou ruim.
Portanto, para gravar uma boa videoaula faça uma gravação piloto, que só você verá. Assim, você conseguirá acertar alguns detalhes, como iluminação, áudio e posicionamento da câmera. E quando for gravar a aula que será dada aos alunos não cometerá esses errinhos.
6. Cheque os links antes de enviá-los aos estudantes
Por fim, mas não menos importante para saber como fazer uma boa videoaula, você deverá, antes de postar a sua gravação, checar se os links e vídeos preparados por você estão funcionando corretamente.
Ainda que você tenha planejado e conferido esses links com antecedência, é comum que algo não funcione como o previsto, por isso, dê uma última verificada antes de postar a videoaula efetivamente.
Ainda que as aulas remotas sejam uma novidade, elas dão a você a possibilidade de criar uma aula mais interativa aos estudantes, com vídeos, imagens e muito mais. Vale muito a pena explorar essa função.
Minha videoaula está gravada. E agora, o que fazer?
Agora que você seguiu todas as dicas de como fazer uma boa videoaula e ela está pronta para ser enviada aos estudantes, é necessário dar o próximo passo, que é: anexá-las em algum aplicativo ou plataforma e enviá-las aos seus estudantes.
Para isso, você deverá hospedar o seu vídeo em alguma plataforma para aulas online, que poderá ser o Youtube, Google Drive ou DropBox, à sua escolha ou à escolha da sua escola. Após essa hospedagem você deverá copiar o link de destino da videoaula e enviar aos estudantes.
Prontinho, sua aula será vista por todos os alunos.
Muito bem, esperamos que você gostado das nossas dicas de como fazer uma boa videoaula e que seguindo-as seus alunos possam manter um alto desempenho escolar. Aproveite para ser nosso artigo sobre como preparar aulas aulas online, um assunto que tudo tem a ver com o deste post!