Saber como elaborar questões envolve todo o processo que exige muito do professor para desenvolver as provas para os alunos.
Planejar, criar, aplicar, corrigir, reavaliar, lançar todas as notas… Ufa! Tudo isso necessita esforço e muito tempo, não é mesmo? Você que é professor, conhece bem essa rotina e sabe que é preciso alinhar a prova com o conteúdo passado em sala de aula.
Apesar de muitos professores saberem disso, algumas vezes é difícil colocar essa ideia em prática por diversos motivos. Mas com a tecnologia, esse cenário tem mudado bastante.
Por meio dela, os docentes agora possuem um maior acesso aos dados e podem elaborar avaliações mais adequadas e parametrizadas de acordo com a instituição de ensino.
E o melhor, o avanço tecnológico tem permitido verificar com mais assertividade sobre o aprendizado dos estudantes de forma a contribuir ainda mais com o conteúdo aplicado em sala de aula.
Neste post, vamos mostrar a você algumas dicas de como elaborar questões que ajudam na aprendizagem dos alunos. Acompanhe!
1. Determine quais são os objetivos da prova
Toda e qualquer avaliação tem como objetivo final indicar em que nível de aprendizagem os alunos estão e permitir realizar ações que possam melhorar seus conhecimentos.
Dessa forma, é ideal que o professor pense e planeje sua prova antes de aplicá-la para a turma. Neste processo, também estão inseridas as conversas sobre os critérios de avaliação e os parâmetros que a escola possui como padronização.
E é desse modo que a avaliação pode levar ao desenvolvimento do aluno, que terá mais chances de apresentar bons resultados em avaliações externas à escola, como Enem e outros vestibulares.
2. Defina níveis de dificuldade adequados
A melhor forma de saber como elaborar questões é utilizando os níveis corretos de dificuldade na prova. Uma dica é nunca propor perguntas muito fáceis ou difíceis, porque ambas as situações podem desestimular e frustrar os alunos. Por isso, o ideal é garantir a parametrização que falamos acima.
Além disso, lembre-se quem são seus alunos e procure não elaborar exames muito longos se eles ainda forem crianças, por exemplo. Pois elas têm menor capacidade de concentração. Nesse caso, o melhor a se fazer é utilizar perguntas objetivas e dissertativas. Também vale pedir que todos leiam as questões no início para fazer a prova com atenção.
3. Proponha questões similares às atividades feitas em sala de aula
Muitos alunos reclamam que algumas provas realizadas não foram de acordo com o conteúdo ensinado em sala de aula e eles não estão errados.
Na hora de avaliar, os professores precisam utilizar corretamente o conteúdo ministrado com a turma. O principal objetivo é evitar surpresas desagradáveis e que levem o estudante a errar.
Portanto, perceba que a conexão necessária com outros temas, como o que é cobrado no Enem, pode ser realizada de outras formas, quando o conhecimento já estiver cristalizado e bem fixado nos alunos.
4. Diversifique os tipos de avaliação
Em um processo de avaliação existem elementos que são mais adequados para determinado conteúdo e que permitem aos alunos dissertarem com mais informações ou não.
Por isso, o ideal é combinar os diferentes tipos de provas: apresentação de trabalhos, aplicação de provas objetivas e discursivas, realização de exercícios, execução de atividades em equipe, entre outras e adaptá-las às necessidades da turma e aos seus objetivos como educador.
Adotando essa prática, você estará implementando uma avaliação contínua, diversificada e focada na formação permanente dos alunos.
Além disso, a aplicação de diferentes tipos de avaliação permite que o professor tenha uma visão mais ampla do ensino-aprendizagem. O que possibilita obter dados mais precisos sobre o processo, a fim de elaborar estratégias eficientes em sala de aula e aperfeiçoar a construção do conhecimento com os alunos.
5. Apresente os resultados de forma estruturada
Outro ponto importante de como elaborar questões, é mostrar aos alunos suas notas para que eles possam acompanhar o seu processo de aprendizagem, de modo a verificar quais são seus pontos fortes e fracos.
De forma semelhante, os pais têm interesse nos resultados apresentados, porque eles também são corresponsáveis pela educação dos filhos, a fim de estimulá-los sempre a perseguirem os melhores resultados.
Ao mesmo tempo, os resultados das provas são de grande relevância para os professores e para a escola, pois com eles é possível avaliar a prática de ensino em sala de aula e assegurar a continuidade e a coerência em toda a trajetória de aprendizado dos estudantes.
Além disso, a ideia de apresentar os resultados e debatê-los com os alunos, serve para mostrar como eles poderiam ter raciocinado e desenvolvido melhor determinada questão, como também possibilita debater ideias para complementar os seus conhecimentos.
6. Conte com a ajuda de plataformas online
Como vimos, o processo de como elaborar questões e a sua correção manual é algo que consome bastante tempo.
E sabendo da importância de se aplicar provas e simulados com correção aos alunos, a melhor forma para facilitar esse processo é fazendo o uso da tecnologia.
Atualmente já existem plataformas online que oferecem às escolas a possibilidade para a elaboração de questões e simulados nos moldes do ENEM com correção TRI (Teoria de Resposta ao Item), por exemplo.
Uma plataforma que faz isso de maneira bastante eficiente é a Imaginie Avaliações. Com ela, os professores conseguirão se dedicar mais ao planejamento e a execução das intervenções pedagógicas necessárias, engajar os seus alunos, que poderão acompanhar os resultados e a sua evolução teste a teste, uma vez que a plataforma disponibiliza as provas diagramadas e personalizadas no modelo do Enem para a sua instituição.
Conheça os outros benefícios de utilizar a Imaginie Avaliações:
- Diagnóstico assertivo e contínuo;
- Intervenção pedagógica baseada em dados;
- Maior aprovação nos exames externos;
- Otimização do tempo dos professores e coordenadores.
Viu como elaborar questões pode ser muito mais rápido e simples com a ajuda das ferramentas tecnológicas? Aproveite também para ler o nosso artigo sobre as soluções da Imaginie para escolas!