8 dicas de como fazer uma avaliação de desempenho escolar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os jovens do século XXI não têm se contentado mais com os mesmos métodos avaliativos do ensino tradicional. Intuitivamente, eles já querem ser cada vez mais protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem e contar com métodos que acompanhem seu desenvolvimento pleno.

As escolas então devem se adequar e trazer a tecnologia para dentro das salas de aula, para acompanhar e melhorar o desempenho escolar desses alunos. 

Nesse sentido, o relatório de desempenho escolar surge para substituir o boletim e trazer modernidade e humanidade ao ensino. 

Mas afinal, como fazer uma avaliação de desempenho escolar?

Se você não sabe por onde começar e como fazer uma avaliação de desempenho escolar, este artigo foi feito para você. Ao longo da leitura, você verá 8 dicas para fazer uma avaliação de desempenho que mostre aos alunos, descritivamente, quais são seus pontos fortes e os pontos que merecem atenção. Então, vamos lá?


Como fazer uma avaliação de desempenho escolar?

Selecionamos 8 dicas de como fazer uma avaliação de desempenho escolar com o objetivo de te ajudar nessa empreitada. Acompanhe!

1. Elabore um roteiro para orientar os professores

A nossa primeira dica de como fazer uma avaliação de desempenho escolar é: elabore um roteiro para orientar professores. Isso porque sabemos que, assim como toda a comunidade escolar, os educadores possuem várias tarefas diárias, como elaboração de aulas e atividades, correção de avaliações e demais afazeres.

Então, a estruturação de um roteiro, que contenha todas as orientações possíveis de como fazer uma avaliação de desempenho escolar, viria para otimizar o tempo dos educadores.

Para produzir um roteiro com todas as informações pertinentes sugerimos a você que pesquise outras escolas que já adotam esse tipo de avaliação de aprendizagem e busque por modelos que possam te mostrar qual conteúdo um relatório de desempenho deve ter, como deve ser a linguagem etc. 

Uma dica preciosa é ser bastante didático neste roteiro que você vai preparar, indicando como deve ser e o que conter cada parte da avaliação. Isso é importante porque nem todos os educadores têm uma relação assim tão íntima com a produção de textos descritivos sobre o desempenho dos alunos. 

A seguir vamos te mostrar um modelo de roteiro de avaliação de desempenho escolar que você pode apresentar a seus educadores. Acompanhe!

  • primeiro parágrafo: procure inserir os objetivos gerais. Sugerimos que você instrua o educador a indicar quais foram os projetos trabalhados com o estudante em sua disciplina, ressaltando o que ele buscava avaliar, seus objetivos e interesses.

 

  • segundo e terceiro parágrafos: desenvolva as observações feitas, o que precisou ser realizado em relação ao projeto. Neste ponto, é importante deixar claro ao educador que ele deve descrever o modo como o aluno avançou em relação aos projetos trabalhados, o nível de aprendizagem alcançada, as dificuldades apresentadas etc.

 

  • último parágrafo: conclua o texto, fazendo os apontamentos necessários. Tente mostrar ao educador que ele deve explicitar aqui quais foram as intervenções feitas para que o estudante superasse as dificuldades encontradas.

Lembrando que a linguagem de uma avaliação de desempenho escolar deve ser formal e não apresentar termos que julguem ou classifiquem os alunos. Por isso, evite usar adjetivos, como excelente, ótimo, satisfatório etc. A avaliação de desempenho escolar deve servir para avaliar a aprendizagem particular do aluno e não para compará-lo com os demais colegas.

Porém, é substancial que a avaliação aponte os pontos em que a criança ou o adolescente devem melhorar. É interessante também lembrar aos educadores que não utilizem uma linguagem muito técnica, já que a avaliação de desempenho assumirá a posição de um boletim e será lida por alunos e pais e deve ser entendida por eles. 

Reforçamos, por fim, que as avaliações de desempenho são individuais e, portanto, devem conter informações somente do aluno em questão, sem citar quaisquer outros colegas de turma. 

2. Convoque reuniões e discuta se as instruções foram claras o suficiente

A nossa segunda dica de como fazer uma avaliação de desempenho escolar é: convoque reuniões e discuta se as instruções foram claras o suficiente.

Essa é uma dica extremamente válida, já que a avaliação de desempenho escolar é um método novo e é comum que mesmo que as orientações sejam claras o suficiente existam dúvidas e mesmo erros na elaboração das avaliações. 

Portanto, até que a etapa de adaptação passe, é necessário fazer reuniões para saber dos educadores as principais dúvidas e saná-las quantas vezes forem necessárias para produzir uma avaliação que possa, de fato, descrever o desempenho escolar dos estudantes. 

Banner de divulgação do ebook gratuito sobre tendências educacionais na sala de aula. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/tendencias-educacionais-na-sala-de-aula?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

3. Revise as avaliações de desempenho feitas pelos professores

A nossa terceira dica de como fazer uma avaliação de desempenho escolar é: revise as avaliações de desempenho feitas pelos professores.

Para que as avaliações estejam alinhadas com que o que a escola busca passar aos pais e aos próprios estudantes, você e sua equipe pedagógica precisam regularmente passar um pente fino nas avaliações elaborados pelos educadores. Isso é fundamental para que não haja divergências. 

4. Capacite os professores

Em quarto lugar de nossa lista de como fazer uma avaliação de desempenho escolar é: capacite os professores. 

Como mencionamos acima, muitos educadores não possuem o hábito de produzir textos descritivos com frequência.

Portanto, é substancial investir em oficinas de produção de texto, para que eles saibam como desenvolver o pensamento por meio de palavras e consigam escrever textos descritivos, que possam ser bem compreendidos por pais e alunos.

5. Saiba qual a sua responsabilidade enquanto coordenador pedagógico

Elegemos como quinta dica de como fazer uma avaliação de desempenho escolar é: saiba qual a sua responsabilidade enquanto coordenador pedagógico.

Saber como fazer uma avaliação de desempenho escolar é uma tarefa que vai exigir muito de toda comunidade escolar, sobretudo do coordenador pedagógico.

Durante as outras dicas nós falamos que você é muito importante na orientação de como os professores deverão fazer uma avaliação de desempenho escolar. Mas é importante que você tenha consciência de como você e sua equipe são importantes para alcançar os resultados que esperam. 

Portanto, tenha consciência de que seu papel é fundamental para a boa elaboração de uma avaliação de desempenho escolar e, claro, você deve contar com uma equipe de apoio muito competente para te dar o suporte que precisa e para que juntos vocês passem aos pais e alunos a mensagem de que a sua escola é a melhor opção para eles.

6. Utilize métodos avaliativos alternativos

A avaliação de desempenho escolar será usada para medir o desenvolvimento dos alunos durante um período de tempo, que pode ser um bimestre, um semestre ou um ano. 

E para produzir um bom relatório de desempenho, antes de qualquer coisa, será preciso pensar em quais os métodos avaliativos deverão ser dados aos alunos durante o período de tempo estabelecido. 

Os métodos deverão ser pensados em conjunto com os professores, pois são eles quem irão manusear o resultado encontrado e posteriormente passá-lo à avaliação de desempenho escolar. 

Assim como a própria avaliação de desempenho escolar, os métodos vêm para modificar o ensino tradicional, que tem se mostrado insuficiente para acompanhar a Geração Z, que já nasceu imersa aos benefícios e desafios proporcionados pelo mundo virtual. 

Pensando nisso, nós separamos alguns métodos que você pode sugerir aos professores que façam com os alunos para conseguirem produzir uma boa avaliação de desempenho escolar. Confira:

  • rodas de conversa. Neste caso, seria interessante que os professores usassem gravadores e/ou fizessem filmagens para consultar cada colocação dos alunos em relação aos conteúdos (para as matérias da área de humanas essa é uma ótima estratégia de avaliação);
  • trabalhos em grupo, o que além de produzir uma boa avaliação de desempenho, ainda ajuda a trabalhar com os estudantes a aceitação do outro e de uma opinião distinta, favorecendo um ambiente saudável e livre de bullying escolar;
  • autoavaliações, onde os estudantes podem desenvolver competências socioemocionais, como autogestão, sendo sinceros em relação à nota que acham que merecem em determinada disciplina;
  • sala de aula invertida: em que é o estudante procura sobre determinado assunto em casa e apenas tira dúvidas com o professor;
  • gamificação: que é a utilização de jogos dentro de sala de aula, trazendo o celular como um aliado e não como um vilão;
  • utilização do ensino híbrido: aqui, os professores poderão avaliar como os alunos conseguem utilizar os meios tecnológicos para produzir conhecimento sobre determinado conteúdo.

Banner de divulgação do Ebook sobre Como manter a rotina de estudos dos alunos em tempos de Covid-19. Link para download gratuito: https://conteudo.imaginie.com.br/como-manter-a-rotina-de-estudo-dos-alunos?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

7. Guie-se pelas diretrizes da BNCC

A nossa sétima dica de como fazer uma avaliação de desempenho escolar é: guie-se pelas diretrizes da BNCC.

A BNCC é um documento que veio para guiar todo o currículo da Educação Básica brasileira (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). E a avaliação de desempenho escolar casa muito bem com o que prega a Base. 

Isso porque a Base Nacional Comum Curricular acredita que os alunos do século XXI devem ser desenvolvidos em todos os aspectos: educacional e socioemocional, para que consigam enxergar qual o seu lugar dentro da sociedade. 

Além disso, as diretrizes da BNCC direcionam as escolas a empregarem um ensino que enxerga a individualidade do aluno e mostra a ele de maneira clara quais são os seus pontos positivos e quais os seus pontos de atenção. 

Portanto, recomendamos que você, sua equipe e os educadores de escola esmiucem a BNCC na hora de pensar em atividades avaliativas que comporão a avaliação de desempenho. 

Usem a Base como uma espécie de manual mesmo. Ela com certeza irá guiá-lo no melhor caminho possível para proporcionar aos estudantes a excelência em ensino, que sua escola busca oferecer. 

8. Conte com a Imaginie para escolas para te ajudar a produzir uma avaliação de desempenho escolar

Nós sabemos que nem sempre é fácil modificar todo um processo, substituir o boletim há tanto tempo usado e trazer uma avaliação de desempenho descritiva vai exigir de toda a comunidade muito empenho, dedicação e tempo. 

A boa notícia é que este tipo inovador de amostragem de desempenho vai render bons frutos à sua escola, que vai passar a ser vista socialmente como uma instituição que está alinhada à BNCC e que enxerga o aluno com a individualidade que ele merece. 

E para conseguir alcançar esse sucesso e ser referência em sua região, a sua escola pode e deve contar com um ajudinha! E essa ajudinha vem da Imaginie para escolar.

A Imaginie é uma empresa que desenvolve soluções de inteligência educacional, acreditando no poder transformador da educação e que a tecnologia é uma ferramenta de ensino-aprendizado bastante poderosa. E, para além disso, tem o objetivo de, junto às escolas, tornar o ensino cada vez mais abrangente e acessível.

Nesse sentido, a Imaginie conta com 3 produtos, que são: Imaginie Redação, Imaginie Avaliações e a Imaginie Vocacional

Como mencionamos antes, para desenvolver uma avaliação de desempenho escolar é necessário pensar em quais métodos avaliativos apresentar aos alunos e é aí que entra a Imaginie. 

A equipe da Imaginie já vem planejando atividades modernas e alinhadas à BNCC que você pode usar para avaliar os estudantes de sua escola e posteriormente produzir uma avaliação de desempenho escolar completa. 

Para você ter uma ideia, a equipe da Imaginie Redação produziu um material supercompleto com sugestões de quais gêneros textuais se trabalhar com os alunos do ensino fundamental anos finais e com o ensino médio. Propondo, inclusive, temas de redação, o que é um facilitador já que vai otimizar e muito o tempo de elaboração de aula dos professores. 

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas sobre como fazer uma avaliação de desempenho escolar. Inclusive, se você gostou de saber que pode sim contar com uma ajuda a mais, que tal conhecer melhor a Imaginie? Ela com certeza terá soluções válidas para que você consiga sempre oferecer o melhor ensino aos estudantes de sua escola!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter