Os métodos de avaliação da aprendizagem dos alunos estão sempre passando por diversas discussões. Algumas escolas e professores preferem utilizar a prova convencional para medir se os estudantes aprenderam os conteúdos passados em sala de aula. Já outros, experimentam novas metodologias como forma de verificar o aprendizado e também para inovar o ensino.
Desse modo, a avaliação escolar é sempre um desafio para os alunos, que demonstram muita ansiedade neste momento e, também, para os professores, uma vez que eles precisam selecionar a forma de avaliar a turma pelos conteúdos que foram ensinados, os conceitos, fórmulas etc.
Contudo, existem alguns métodos alternativos em relação à avaliação tradicional. Eles podem indicar como está sendo construído o desenvolvimento do aluno, além de oferecer uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem ao professor.
Neste artigo, vamos apresentar 9 métodos de avaliação diferentes para você começar a aplicar em sua escola. Confira!
1. Apresentações
Ao longo dos últimos anos, outras formas de avaliar se os estudantes conseguiam absorver os conteúdos foram desenvolvidas. Assim, se percebeu a importância em utilizar diferentes métodos de avaliação e como eles podem ser aplicados para melhorar a prática pedagógica.
As apresentações motivam e ajudam os estudantes a aprenderem o conteúdo melhor, já que eles podem se preparar com tempo para pesquisar e repassar aos colegas todo o conhecimento adquirido.
2. Avaliação entre alunos
Nesse método, são os próprios alunos que avaliam os trabalhos dos outros colegas de turma. Contudo, o professor precisa oferecer o apoio necessário para a realização dessa tarefa, assim como falar sobre os feedbacks que deverão ser dados, ou seja, cada ponto necessário para a avaliação.
3. Autoavaliação
Estimular os alunos a fazerem uma autoavaliação sobre determinada matéria é um dos métodos de avaliação que fornece ao professor uma maneira de analisar o que e como melhorar seu processo de ensino. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de desenvolverem seu senso crítico e refletirem sobre os temas em que precisam se esforçar mais em aprender.
4. Conselho de classe
Essa famosa reunião, tão temida pelos alunos, é um dos métodos de avaliação muito presente nas escolas e serve para resolver pautas e assuntos diversos da comunidade escolar, incluindo os de interesse dos estudantes, como provas, notas e recuperação.
Como se trata de uma reunião realizada em períodos determinados pela escola com professores de muitas áreas e coordenadores pedagógicos, ela é uma excelente oportunidade para discutir sobre o perfil de determinada turma ou de um aluno em específico, já que cada professor apresenta um aspecto diferente do que ocorre dentro da sala de aula, embasando, assim, a tomada de decisões.
Seu objetivo é realizar a troca de informações, diagnosticar problemas, buscar soluções e avaliar o processo de aprendizagem e desempenho dos alunos por parte dos professores.
5. Definição de objetivos
Por meio dessa proposta, o professor estabelece as metas de ensino, a fim de definir, claramente, o que os alunos irão aprender, as habilidades que serão desenvolvidas e as atitudes eles precisam tomar para alcançar tais metas. Feito isso, o professor exibe um mapa para que todos façam sugestões de mudanças e melhorias no que será ensinado. Dessa forma, os alunos também estão atuando de forma proativa no seu processo de ensino-aprendizagem.
6. Debate
Esse é um dos métodos de avaliação que serve para estimular os estudantes a mostrarem seu ponto de vista e a defenderem determinada ideia, baseando em argumentos construídos por meio de leituras, vídeos, textos, reportagens e outros materiais de apoio sugeridos pelo professor.
Ele é uma excelente atividade para desenvolver a oratória, além de fazer com que o aluno aprenda a escutar opiniões contrárias, respeitando a diversidade e a liberdade de expressão.
Entretanto, o professor deve atentar para a organização do debate e desenvolver a mediação entre os alunos, dando oportunidades iguais de fala e sem inibir nenhum comentário, ainda que se identifique com algum pensamento. O importante é não apontar vencedores ou perdedores, mesmo porque, em uma discussão isso não existe. Ao contrário, o professor deve estimular a participação e o fluxo de informações.
7. Relatório individual
O relatório individual nada mais é que uma redação produzida pelo aluno ao final de alguma atividade ou projeto desenvolvido. É por meio desse texto que o professor consegue medir com exatidão o grau de apreensão do conteúdo do aluno.
Assim, é possível realizar uma reorientação de todo processo, já que ele é um ótimo indicador da compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula e o professor pode planejar novas práticas de ensino, conforme a dificuldade apresentada nos relatórios.
8. Seminário
O seminário também é um dos métodos de avaliação que possuem o objetivo de aprofundar o envolvimento do aluno com um determinado tema ensinado em sala de aula de forma a estimulá-lo a expor suas ideias.
Ele também visa estimular a pesquisa e o uso de material de apoio por parte do aluno e o professor tem papel de apoiar a preparação do conteúdo. Ele precisa ajudar na definição dos temas com os alunos, determinar qual o recorte deverá ser dado na apresentação, como também na sugestão da bibliografia: livros, revistas, jornais, filmes, vídeos, gráficos, charges, ilustrações etc.
Outro aspecto importante a ser analisado é identificar os pontos positivos e negativos dos alunos e ajudá-los a resolver dificuldades com relação à pesquisa, oratória, etc.
9. Trabalho em grupo
O trabalho em grupo está entre os mais comuns métodos de avaliação utilizados na escola. Seu objetivo é estimular o contato e o apoio entre os alunos com ideias, métodos e características diferentes.
Dessa maneira, ele também avalia como o aluno se relaciona com os colegas, se existe a divisão de tarefas, como ele se comporta no compartilhamento de informações e como ajuda seus colegas.
Também é importante verificar se todos os alunos participaram e colaboraram com o trabalho e como foram tomadas as decisões dentro do grupo. Portanto, é fundamental avaliá-los conforme alguns quesitos: conteúdo, organização, trabalho em conjunto e colaboração.
Agora que você viu quais são os métodos de avaliação mais utilizados nas escolas, vale lembrar que o ideal é que o professor consiga mesclar as avaliações de acordo com o perfil da turma de forma a obter uma melhor aprendizagem. Toda essa atenção contribui para que os alunos se interessem mais em aprender.
Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre os métodos de avaliação. Agora você está apto a ler o nosso próximo artigo que fornece 4 dicas de como você pode elaborar uma avaliação para os seus alunos. Boa leitura!
AVALIAÇÃO FORMATIVA:
O QUE É, CARACTERÍSTICAS E QUAIS SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS