Muitas escolas ainda ensinam seus alunos do jeito tradicional, sentados nas carteiras em fileiras, uma atrás da outra. Felizmente, estudos e pesquisas na área da educação vêm mostrando que a aprendizagem entre pares, ou em grupos, trazem maior benefício para todos.
Essa é uma prática que faz parte das metodologias ativas de ensino contemporâneas, que surgiu para tornar a sala de aula mais dinâmica. A instrução por pares acontece com a formação de duplas para que os alunos troquem saberes entre si.
Esse tipo de método é, portanto, uma nova maneira de pensar o ensino tradicional e está ligado a um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que tem a proposta de guiar, de forma única, o currículo de toda a educação básica brasileira.
Neste artigo, vamos explicar a você o que é a aprendizagem entre pares, como ela funciona e quais são os seus benefícios ao ser aplicada com os alunos. Confira!
O que é aprendizagem entre pares
A aprendizagem entre pares ou times, do em inglês Peer Instruction (PI) ou Team Based Learning (TBL), se trata da formação de duplas na turma para que o aprendizado seja construído conjuntamente e haja o compartilhamento de ideias.
Essa metodologia foi desenvolvida em 1990 na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Seu objetivo foi o de apoiar a aprendizagem durante as aulas de Física, por meio de um aplicativo. Assim, os alunos utilizavam essa tecnologia, divididos em duplas, para responder às questões.
Seja para fazer um estudo de caso ou em um projeto, é possível que os alunos resolvam os problemas e trabalhem juntos. Isso é muito benéfico na busca pelo conhecimento, pois com a ajuda mútua, o aprendizado e o ensino ocorrem ao mesmo tempo.
Assim, os alunos formam o pensamento crítico por meio de discussões embasadas para aprender a respeitar a diversidade de opiniões.
Para aplicar a aprendizagem entre pares com os alunos, o professor deve organizar a turma em pares. Essa divisão não pode ser feita de forma aleatória, pois a dupla de estudantes deve ter habilidades e competências que se complementam, ou seja, de modo que possam ensinar um ao outro. Assim, aquele que ensina o que sabe, se beneficia tanto quanto o outro que recebe a informação.
Dessa forma, as duplas devem atuar por um objetivo em comum, a ser definido pelo professor, mostrando que essa supervisão é bastante necessária, uma vez que ele conhece os alunos e sabe a forma como a turma vai atender ao trabalho.
Como a aprendizagem entre pares funciona em sala de aula
Na aprendizagem entre pares são utilizados 5 passos para sua implementação:
1. Objetivo da atividade
O professor precisa definir qual o objetivo de se trabalhar essa metodologia com os alunos, ou seja, é preciso responder qual o resultado esperado ao final da interação entre os alunos.
2. Apresentação das questões
O professor organiza a turma em duplas, atentando-se para as habilidades e conhecimentos que cada aluno apresenta de forma a se complementarem. Em seguida, são apresentadas as questões ou a proposta de trabalho para que eles realizem.
3. Troca de conhecimentos
Nesse momento, os alunos passam a aprender um com o outro. Isso somente é possível de acontecer pela possibilidade de interação que a aprendizagem entre pares permite. Assim, o aluno que mostra dificuldade é auxiliado por outro, que explica. Dessa maneira, este último também é beneficiado, pois, ele fixa mais o aprendizado, além de trabalhar sua comunicação e autoconfiança.
4. Supervisão
Mesmo que os alunos sejam proativos e realizem o conhecimento entre duplas, é importante que o professor acompanhe a interação da turma, de forma a garantir que todos tenham espaço para expor suas ideias.
Aqui, o professor também tem a possibilidade de fazer esclarecimentos mais pontuais, caso as duplas tenham dúvidas ou questionamentos.
5. Apresentação dos trabalhos
Após trabalharem em duplas, os alunos entregam a atividade finalizada para o professor, demonstrando tudo aquilo que aprenderam durante o processo.
Vale ressaltar que, após a aplicação da aprendizagem entre pares, o professor pode ainda:
- reiniciar o processo de exposição, explicando novamente a atividade, ou apresentar uma nova questão sobre um novo tema, se mais de 70% da turma errar ou acertar a resposta;
- reagrupar as duplas em grupos para que eles tentem explicar o tema uns aos outros, caso o percentual de acertos estiver entre 30% e 70%;
- explicar novamente o conceito quando menos de 30% das respostas estiverem corretas.
Benefícios do trabalho com a Aprendizagem entre pares na educação
Um dos maiores benefícios da aprendizagem entre pares, é que ela desenvolve habilidades e competências de comunicação, relacionamento interpessoal, responsabilidade, autoconfiança e colaboração entre os alunos.
Porém, vejamos mais benefícios que ela traz para a prática pedagógica:
Desenvolvimento de habilidades interpessoais
Como já foi dito, habilidades como oratória, empatia, autorresponsabilidade, autoconfiança e colaboração são algumas das habilidades interpessoais trabalhadas quando o aluno fica responsável por explicar um assunto ou resolver um problema em conjunto com outro colega.
Reforço do aprendizado
A aprendizagem entre pares garante que o aluno aprenda determinado conteúdo quando ele ensina para um colega. Assim, quanto mais trocas eles fazem, mais fixado na mente este conhecimento fica. Os alunos passam a aprender mais rápido e partem para novos desafios, com mais disposição e confiança.
Espírito de equipe
A consequência das trocas, possibilitada pela aprendizagem entre pares, cria um forte espírito de equipe e apoio entre os alunos.
Personalização do aprendizado
Como essa metodologia deixa de focar na figura do professor, a aprendizagem passa a se tornar mais dinâmica e personalizável, à medida que os próprios alunos passam a entender como podem contribuir melhor com seus colegas e vice-versa.
Viu como a aprendizagem entre pares pode trazer muitos benefícios em sala de aula? Agora que você está mais ciente sobre esse método de ensino, leia nosso próximo artigo e saiba mais sobre outras ferramentas da metodologia ativa!
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