A meditação nas escolas tem sido uma prática bastante buscada para promover o fortalecimento da saúde emocional dos estudantes, além de trazer ótimos resultados à rotina escolar.
Geralmente, quando falamos sobre saúde, evidenciamos, num primeiro momento, a dimensão física. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social”.
Logo, percebemos que os aspectos cognitivo e socioemocional também precisam ser contemplados na educação.
Isso se justifica porque vivemos em uma sociedade conectada, com informações, estímulos e demandas de todos os tipos. Assim, é cada vez mais comum encontrarmos casos de jovens com depressão, estresse e ansiedade, que interferem na aprendizagem.
Neste artigo, vamos falar sobre a meditação nas escolas, quais os benefícios que ela traz e algumas explicações de como implementá-la na sua escola. Confira!
Quais os benefícios da meditação nas escolas?
A meditação é uma atividade que tem se destacado pela efetividade de seus resultados na educação, principalmente se trabalhada antes das provas, Enem e outros vestibulares, por exemplo.
Trata-se de uma prática milenar, surgida na Ásia, que tem o objetivo principal de trazer mais consciência para a mente, de forma que o corpo experimente um contato maior consigo mesmo para alcançar o estado profundo de paz interna.
Os ganhos dessa prática na educação são muitos. Confira cada um deles:
1. Melhora o foco e a concentração
A meditação nas escolas favorece o aumento da atenção, pois faz com que o aluno se torne mais consciente e perceba o que acontece ao seu redor, sobretudo, dentro dele.
Como consequência, ele também aumenta seu foco, tendo maior capacidade de concentração na atividade que está desempenhando.
Esse é um benefício muito útil para a aprendizagem e o aumento do desempenho escolar. Isso porque os estudantes têm mais facilidade para prestar atenção e se concentrar nos conteúdos passados pelos professores, ao realizar as atividades propostas e aprender outras informações, bem como memorizar com mais eficiência dados de diferentes naturezas.
2. Estimula o lúdico
O viés lúdico pode ser abordado na condução da meditação nas escolas.
Por meio de uma meditação guiada, que pode ser feita mostrando uma sequência de imagens, é possível estimular a imaginação e a criatividade dos estudantes.
3. Promove relaxamento e tranquilidade
Nos períodos de avaliação, geralmente, o aluno fica muito agitado, o que, se levado ao extremo, pode atrapalhar no seu desempenho.
Fora isso, uma rotina exaustiva e cheia de atividades pode ocasionar mais estresse, cansaço e até ansiedade.
Por isso a meditação é muito importante, pois ajuda a trabalhar a canalização da energia, levando ao equilíbrio corporal e cognitivo, e conduzindo para uma sensação de calma, relaxamento e tranquilidade.
4. Estimula o autoconhecimento e o autocontrole
Quando o aluno alcança um estado de plena tranquilidade e concentração, ele tende a começar a se conhecer melhor e a adquirir autocontrole.
Isso começa quando ele passa a perceber sua própria respiração e o foco da sua atenção durante a meditação.
Essa autonomia também ajuda no controle sobre suas emoções e ações, além de melhorar os vínculos sociais e afetivos.
Logo, episódios de impulsividade, violência, raiva, choro e crises de ansiedade são reduzidos, porque o aluno descobre outras maneiras melhores de expressar seus incômodos e sentimentos negativos.
Vale ressaltar que, o indivíduo que não tem autoconhecimento dificilmente vai amadurecer emocionalmente, o que pode interferir no aspecto socioemocional.
Como colocar a meditação em prática nas escolas?
Em primeiro lugar, a escola é livre para explorar as possibilidades e descobrir quais os melhores meios para despertar o interesse dos alunos na meditação.
Outro ponto a ser destacado, é que também não é justo colocar essa responsabilidade somente para os professores, pois o ideal seria ter a ajuda de um profissional de mindfulness.
Porém, caso a instituição queira aplicar essa atividade, basta começar a buscar informações para ter noções básicas. Existem muitas ONGs que disponibilizam conteúdos gratuitos e autoexplicativos sobre a meditação nas escolas que podem ajudar a colocar o projeto em prática.
Seguindo com a busca por informações, antes de propor a atividade com os alunos, a equipe escolar também precisa dar o exemplo, sendo atenciosos e empáticos com todos.
Também é importante explicar aos pais, caso a escola opte por trabalhar a meditação. Falar como funciona e os benefícios que ela traz para os estudantes. Deve, inclusive, esclarecer que, ao contrário do que muitos pensam, a meditação não se trata de uma prática religiosa.
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Para começar a aplicação da meditação, a escola deve iniciar com algo simples, breve e lúdico. Todos devem se sentar em um local confortável e com a coluna ereta. Em seguida, fazer uma orientação para que comecem a sentir sua respiração, prestando atenção aos sons ao redor. Essa prática não precisa passar de 10 minutos.
Uma boa dica é apresentar a técnica da respiração para controlar a ansiedade e os batimentos cardíacos.
O ideal é fazê-la antes de iniciar as aulas. Assim, os alunos ficarão mais dispostos a aprender durante todo o dia e irão realizar suas atividades com mais atenção e rendimento.
Por fim, é importante considerar que a meditação nas escolas não deve ser a solução para todos os problemas. Tão logo, ela também não exime a equipe de um bom planejamento escolar e um ensino de qualidade.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre a meditação nas escolas. Aproveite para ler nosso próximo artigo para saber como ajudar os alunos antes do Enem!
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