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Saiba o que é educação socioemocional e como implementá-la em sua escola

  • Sabrina Andrade
  • 11/11/2021
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Quando diversas habilidades foram incluídas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação socioemocional começou a ganhar espaço nas discussões no meio educacional. 

Isso porque não faz sentido uma escola preparar seus alunos somente para testes padronizados ou com o objetivo de seguir uma carreira profissional. Também é muito importante possibilitar o desenvolvimento de suas emoções.

Neste artigo, buscamos trazer algumas informações importantes sobre esta metodologia. Confira! 

O que é a educação socioemocional? 

A educação socioemocional refere-se ao processo formativo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. O tema passou a fazer parte do currículo obrigatório nacional por meio da BNCC e também por se alinhar à educação integral. 

Ela promove o trabalho com a inteligência emocional e as chamadas competências socioemocionais, e deve caminhar de maneira sinérgica ao desenvolvimento das aptidões cognitivas. 

Portanto, também é missão da escola estimular a reflexão acerca dos acontecimentos que impactam a sociedade, propondo atividades que tragam soluções e mudem certos contextos.

Mas antes que seu ensino seja feito na prática por meio de uma adequação ao currículo escolar, vamos falar quais são essas habilidades no próximo tópico. 

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Quais são as habilidades desenvolvidas?

De maneira bem resumida, as habilidades que são desenvolvidas nos alunos pela educação socioemocional podem ser divididas em 4 categorias. São elas:

  • cognitivas: habilidades que exigem a mobilização de conhecimentos e a sinapse entre diferentes saberes na busca de realizar algum objetivo. Exemplos: planejamento estratégico, tomada de decisões, raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento criativo;
  • sociais: capacidade de se relacionar com as pessoas e situações ao seu redor com o intuito de facilitar a realização de algo, seja pessoal ou profissional. Exemplos: capacidades de cooperação e colaboração, empatia, trabalho em equipe, postura positiva diante de adversidades, comunicar de forma clara e coerente, bem como resolver conflitos;
  • emocionais: aprender a lidar com nossas emoções e sentimentos para nos mantermos em equilíbrio diante de situações desafiadoras. Exemplos: autoavaliação, autoconhecimento, autoconfiança, capacidade de aprender com os erros e equilíbrio para lidar com o ganhar e o perder;
  • éticas: compreender o conjunto de valores sobre o qual a sociedade é construída. Para atuar de forma positiva sobre esses valores, é preciso desenvolver habilidades éticas. Exemplos: respeitar o próximo, aceitar a diferença, compreender a importância do meio socioambiental e atuar de forma positiva para o bem comum. 

Nenhuma dessas habilidades trabalham sozinhas, elas são integradas e fundamentais para a realização plena de todos os alunos como seres atuantes na transformação social.

Logo, a noção de que cognição e emoção não podem ser abordadas separadamente na escolarização básica permeia todas as 10 Competências Gerais da BNCC.

Como implementar a educação socioemocional na escola?

Para que sua escola ofereça uma formação integral aos alunos, é necessário um esforço coletivo. Ou seja, tanto a instituição quanto os professores devem utilizar métodos que abram espaço para abordar as questões sociais e, assim, possibilitar aos estudantes reconhecerem suas emoções e terem mais controle sobre elas.

Também é importante aliar o conteúdo de sala de aula à comunicação com as famílias. Portanto, é fundamental um bom relacionamento com os pais ou responsáveis para trocar ideias e informações sobre os alunos. 

Veja como trabalhar as competências socioemocionais na sala de aula.

1. Adapte o currículo à educação socioemocional

Como dito anteriormente, para trabalhar as competências socioemocionais, o currículo escolar tradicional deve ser adaptado. Isso quer dizer que tais habilidades devem ser incluídas em todas as disciplinas por meio de um planejamento voltado para o autoconhecimento, resiliência e empatia, por exemplo.

Dessa forma, o ensino cognitivo aliado ao socioemocional irá potencializar a capacidade de aprendizado dos alunos. Isso porque, essa combinação contribui para uma formação integral, já que mais do que aprender e dominar os conteúdos pedagógicos, também é necessário se tornar um cidadão consciente e responsável socialmente.

2. Busque por materiais atualizados e contextualizados

Para a aplicação da educação socioemocional, nada mais coerente que o uso de materiais didáticos alinhados às habilidades e emoções a serem trabalhadas em sala. Eles servem de suporte ao longo do processo de aprendizagem.

Os materiais que compreendem competências da BNCC já consideram questões que envolvem o ensino socioemocional e também o uso de tecnologias, tendo em vista que esses dois fatores estão entre os pilares da educação no século XXI.

Assim, a partir de um material atualizado e contextualizado, os alunos passam a ter mais facilidade para se conectar com o que está sendo ensinado.

Por exemplo, ao falar sobre cidadania, os materiais podem mostrar situações comuns no dia a dia do estudante, o que gera identificação e o estimula a se envolver e a adquirir consciência cidadã.

3. Aplique atividades que fujam do tradicional

Quando um aluno acompanha uma aula excessivamente expositiva, a tendência é que dificilmente ele fixe sua atenção. Isso acontece, pois o contexto tecnológico está inserido em sua rotina e lhe envia estímulos sonoros e visuais a todo o tempo.

Nesse sentido, o ideal é investir em atividades que fujam do tradicional. A aplicação de atividades que utilizem livros, músicas, filmes e ferramentas tecnológicas ajudam a explorar novos conteúdos e faz com que os alunos conheçam outras realidades.

Também procure propor atividades coletivas, de forma que eles possam interagir com os seus colegas. Assim, eles irão expandir o entendimento das suas emoções e dos demais. Além disso, essa troca de experiência proporciona uma melhora na inteligência emocional, colaboração, ponderação e construção do pensamento crítico.

4. Trabalhe com uma pedagogia mais afetiva

Mesmo que o tecnológico esteja cada vez mais presente na vida das pessoas, os métodos de ensino não podem deixar de valorizar o lado humano. Inclusive, a inserção socioemocional na educação proposta pela BNCC mostra a importância de formar jovens emocionalmente conscientes. 

Diante disso, utilizar a pedagogia afetiva nas aulas se torna uma poderosa metodologia, visto que ela considera as interações afetivas como aspecto indispensável para o sucesso do processo-aprendizagem. Cada aluno é percebido como um sujeito com necessidades únicas, que está em formação e precisa de um ambiente confortável e saudável para o seu desenvolvimento.

O professor precisa atuar como um mediador do conhecimento e implementar estratégias que façam com que o aluno identifique, interprete e compreenda os problemas sociais e, a partir daí, pense em possíveis soluções. Também é válido questionar o estudante, convidando-o a visualizar diferentes cenários, compartilhar experiências e a ser ativo na resolução de conflitos.

Entendeu como a educação socioemocional é de extrema importância para o crescimento dos alunos? Aproveite para ler também nosso próximo artigo sobre educação interativa! 

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Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
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Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
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