A administração escolar é uma das áreas mais importantes dentro de uma instituição de ensino.
Porém, nem sempre professores, coordenadores e diretores conseguem identificar os gatilhos para desenvolver uma administração. Em outras ocasiões, confunde-se o conceito de gestão e administração escolar, o que é muitíssimo comum.
Porém, há algumas diferenças que precisam ser ressaltadas entre essas tarefas. Para que as duas (gestão e administração) possam andar juntas e fazer da escola destaque em sua região, sempre melhorando o desempenho escolar dos alunos.
E é por isso que neste artigo vamos te contar o que é administração escolar, quais as diferenças e similaridades entre administração e gestão escolar, além de mostrar as importância de se unir as duas funções. Vamos lá?
Qual a função da administração escolar?
A administração escolar é responsável por questões técnicas relacionadas à infraestrutura e ao bom funcionamento da instituição.
Confira a seguir quais as atribuições da administração escolar:
- pensar, planejar e coordenar estratégias dos setores administrativos da instituição;
- estipular e desenvolver metas claras, objetivas e mensuráveis;
- acompanhar de perto se as ações tomadas estão dando resultado;
- mensurar dados e resultados a partir das atitudes e metas que foram tomadas;
- analisar as questões financeiras da escola;
- definir orçamentos para projetos, como campanhas de matrícula etc.;
- pensar e analisar junto aos professores e professoras quais os pontos fortes e quais os desafios a escola ainda precisa superar para se tornar destaque em sua região;
- acompanhar de perto o desenvolvimento do trabalho de todos os colaboradores;
- delegar e distribuir tarefas.
A administração escolar possui, além destas, várias outras atribuições, por isso, possui uma importância enorme para o pleno funcionamento de todos os âmbitos da instituição.
Afinal, sem uma administração pautada em dados e fatos não há como enxergar os problemas enfrentados pela escola e, assim, propor alternativas viáveis para solucioná-los.
Quais as diferenças e as similaridades entre gestão e administração escolar?
Ainda que administração e gestão pareçam palavras sinônimas, quando o assunto é o ambiente escolar as duas funções reservam algumas diferenças e similaridades. A seguir vamos te contar melhor sobre este tema. Acompanhe!
O que é gestão escolar?
A gestão escolar está relacionada à organização interna da escola. Sua finalidade é, por meio de métodos discutidos pela equipe pedagógica, gerir a escola, além de aprimorar e desenvolver questões técnicas.
As atividades desenvolvidas pela gestão escolar passam por gerir questões burocráticas e de infraestrutura, objetivando o bom funcionamento da instituição.
Porém, o objetivo fim da gestão escolar é a busca incessante em oferecer excelência no ensino ofertado pela escola aos alunos e, para isso, tarefas que capacitem professores e professoras está entre as funções de um gestor escolar.
Para alcançar uma boa gestão escolar a instituição deve seguir os parâmetros curriculares exigidos pelo BNCC – Base Nacional Comum Curricular, além das diretrizes estipuladas pelo estado e município aos quais a escola pertence.
Bom, para se desenvolver uma boa gestão, é necessário que gestores e coordenadores elaborem um plano de gestão escolar. O plano de gestão deverá responder às seguintes demandas:
- saber criticar e também reconhecer os esforços de todos os colaboradores da instituição;
- buscar estratégias que mantenham o engajamento de toda a comunidade escolar;
- mediar conflitos de maneira assertiva;
- estimular o aprimoramento profissional de professores e professoras;
- desenvolver e aplicar treinamentos às equipes de professores;
- incentivar a proatividade dos colaboradores da instituição;
Para que seja possível desenvolver um plano de gestão escolar é necessário uma equipe pedagógica disposta a observar o funcionamento da escola e a propor soluções viáveis para os problemas, além de inovar e sempre buscar aperfeiçoar o ensino.
Dentro da equipe pedagógica há uma figura central, que recebe o nome de gestor escolar. É ele quem irá direcionar o planejamento escolar e pautar as principais atitudes em relação à gestão.
Bom, enquanto a gestão escolar está mais ligada às questões relacionadas às pessoas e suas interações, como você pôde ver ali em cima, a administração escolar está atrelada a questões mais técnicas e relacionadas à infraestrutura em si. Confira isso um pouquinho melhor no próximo tópico.
O que é administração escolar?
A administração escolar está relacionadas ao planejamento, à organização e ao controle de recursos, a fim de que se alcance um objetivo fim. Confira o que diz respeito à administração escolar mais especificamente:
- os recursos financeiros;
- funcionários (de maneira mais direta e relacionada às funções que estes desempenham dentro da escola);
- insumos, materiais e equipamentos utilizados pela escola para o seu pleno funcionamento;
- infraestrutura dos ambientes escolares
Portanto, nota-se que o conceito de administração está muito mais ligado a tarefas e manutenção técnica das dependências da escolar para o seu pleno funcionamento do que à gestão de pessoas e suas relações.
Sendo assim, é mais comum que a administração seja vista como uma tarefa voltada apenas à obtenção máxima de vantagens por parte da escola, enquanto a gestão existe para trazer humanidade às relações de trabalho entre escola, colaboradores e alunos.
As duas funções devem andar sempre juntas dentro da escola, já que possuem finalidades diferentes, sendo ambas igualmente importantes para fazer com que a instituição ganhe destaque em sua região, sem deixar de enxergar colaboradores e estudantes de maneira individual.
Como desenvolver uma administração escolar assertiva junto a uma gestão escolar participativa?
Como você pôde ver, administração e gestão não desempenham, exatamente, as mesmas funções. Por isso, é necessário vincular as duas tarefas para obter a melhor gestão possível em sua escola.
Para isso, você pode considerar unir a administração escolar a uma gestão escolar participativa.
O que é uma gestão participativa?
Gestão participativa ou democrática, como também é conhecida, é a gestão em que todas as pessoas que fazem parte da instituição, como diretor, docentes, equipe pedagógica e alunos, participam das decisões pertinentes à administração e gestão da escola.
Além disso, os pais e a comunidade em que a escola está inserida também são chamados a participar das decisões escolares, uma vez que a instituição que adota a gestão participativa acredita que deve desenvolver alternativas e situações que melhorem a sociedade à qual pertence.
Unir a gestão participativa à administração escolar é uma ótima alternativa, já que, dessa maneira, todos os colaboradores da escola poderão participar das decisões e, assim, a instituição conseguirá administrar toda a parte técnica e burocrática, sem perder a humanidade e a ação de olhar para estudantes e funcionários com a individualidade necessária.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco melhor sobre a administração escolar. Aproveita para ler nosso artigo sobre o que é e como desenvolver um relatório de gestão escolar!