Com certeza, quando falamos sobre educação, os temas mais são tratados se referem às maneiras de ensinar e sobre metodologias embasadas em estudos e pesquisas. Uma dessas estratégias utilizadas é a aprendizagem ativa.
Porém, muitas escolas e docentes ainda desconhecem o seu conceito ou o confundem com outros métodos. Por isso, acabam não praticando este recurso de ensino com seus alunos.
De forma sucinta, a aprendizagem ativa é um termo técnico que nomeia um conjunto de práticas pedagógicas que abordam a questão da aprendizagem pelos alunos sob uma perspectiva diferente das técnicas mais tradicionais de aprendizagem, em que somente o professor ensina e o aluno aprende.
Na aprendizagem ativa, compreende-se que o aluno não deve ser um mero receptor de conceitos, mas deve se engajar, de maneira ativa, para obter seu conhecimento, estabelecendo quais são seus objetivos e indo atrás das informações proativamente.
Neste artigo, vamos abordar mais sobre o que é a aprendizagem ativa e mostrar como o professor pode trabalhar com 5 dessas metodologias em sala de aula. Acompanhe!
O que é aprendizagem ativa
A aprendizagem ativa, também conhecida em inglês como active learning, é uma abordagem didática. Como dito anteriormente, ela se realiza pelo oposto da aprendizagem tradicional, em que o aluno aprende em uma posição mais passiva, sem participar ativamente durante o processo de ensino-aprendizagem.
Assim, essa metodologia de ensino tem o objetivo de colocar o aluno como o principal foco na construção do conhecimento. Existem diversas técnicas educacionais que visam promover um envolvimento maior dos estudantes durante as aulas. Entre elas, é possível citar: atividades de leitura, grupos de debate, grupos de estudos de caso, desenvolvimento de trabalhos práticos, etc.
Esse é, portanto, um método focado no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, e atitudes, em que o papel do professor é de instigador, tudo isso, provocando a vontade no aluno em buscar respostas aos problemas.
Agora que você já sabe bem o que é a aprendizagem ativa, veja como ela pode ser utilizada com os alunos.
Como trabalhar a aprendizagem ativa em sala de aula
Para trabalhar com a aprendizagem ativa, a escola pode incentivar os professores a adotar simples estratégias para começar a implementar esse método no dia a dia. Confira alguns deles!
1. Aprendendo na prática
Sempre que tiver oportunidade de ensinar determinado conteúdo, é interessante que o professor incentive os alunos a aprender através de experiências práticas.
Isso ajuda os alunos a fixar a informação de forma muito mais fácil do que realizar uma simples leitura seguida de uma lista de exercícios.
Assim, vale propor aulas saindo um pouco do padrão, como ensinar ao ar livre, no laboratório de ciências/informática ou até mesmo na sala de aula. Porém, o educador deve sempre utilizar materiais mais relacionados ao cotidiano e ao alcance dos estudantes.
2. Provocando discussões
As rodas de discussão em classe ou em fóruns online, quando as aulas são feitas por EaD ou pelo ensino híbrido, podem ser bastante utilizados, porque fornecem aos alunos a oportunidade de desenvolver o raciocínio e o pensamento crítico.
Dessa forma, você pode propor assuntos de interesse dos alunos, indicando leituras, filmes ou documentários sobre o tema escolhido e, em seguida, organizando uma roda de debates.
3. Formando estudos em grupo
Outro tipo de aprendizagem ativa são os estudos em grupo. Estimular o estudo em dupla ou em grupos de poucos alunos, permite que os estudantes tirem as dúvidas e façam questionamentos entre si.
Nesse sentido, eles têm maior liberdade para explorar o assunto e enriquecer a discussão. Isso faz que com o aprendizado seja dinâmico e colaborativo.
Além disso, quando o professor estimula a prática do estudo em grupo, ele ainda estará colaborando para que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e para que possam desenvolver ideias novas.
4. Promovendo jogos e brincadeiras
Engana-se o professor que acha que os jogos não devem fazer parte da sala de aula. A gamificação está aí para provar isso, pois os jogos pedagógicos podem sim ser uma ótima opção!
Então, que tal lançar um desafio e pedir para que os alunos anotem todas as informações sobre determinado tópico em uma folha de papel, para que depois possam promover um programa de entrevistas? O aluno a ser entrevistado também pode, por exemplo, encenar um personagem de um livro e, assim, o aprendizado se torna muito mais divertido!
O professor pode ainda solicitar a ajuda dos próprios alunos na parte criativa. Tenha certeza que muitos alunos vão se lembrar dessa atividade anos depois.
5. Realizando interações online
Por fim, outra forma de aprendizagem ativa visa explorar as ferramentas que a internet oferece para trabalhar.
Criar um blog e postar os trabalhos da turma permite diversos caminhos para uma pesquisa. As discussões em sala de aula também podem se estender utilizando o ambiente virtual. Isso permite uma troca mais interessante entre todos, pois as discussões podem ser acrescidas com links de artigos, vídeos ou podcasts sobre o assunto abordado.
Claro que não é preciso ignorar o uso das bibliotecas, mas sim criar um plano intermediário para que os alunos também possam utilizar a rede de computadores como uma aliada do aprendizado.
Esperamos que você tenha gostado de saber o que é e como trabalhar com a aprendizagem ativa em sala de aula. Então, para te ajudar ainda mais a colocar este assunto em prática, leia nosso próximo artigo e veja como montar um plano de aula com metodologia ativa! Boa leitura!
AVALIAÇÃO FORMATIVA:
O QUE É, CARACTERÍSTICAS E QUAIS SEUS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS