Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Desempenho escolar

Saiba os benefícios de se utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas em sala de aula

  • Sabrina Andrade
  • 01/12/2020
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já ouviu falar da Aprendizagem Baseada em Problemas? Ao contrário da nossa natureza de tentar fugir de alguma situação desagradável, essa metodologia é voltada para a aquisição do conhecimento visando a resolução dessas situações. 

Trata-se de uma inovação bastante interessante na área da educação que vem sendo utilizada globalmente.

Já parou para pensar como os problemas fazem parte da nossa vida? Eles estão nos mais diversos contextos: na vida pessoal, profissional e, também, nos problemas propostos em cada disciplina escolar. 

Neste artigo, vamos explicar a você o que é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como ela funciona e quais são os seus benefícios na educação. Confira!

O que é a aprendizagem baseada em problemas (ABP)

A ABP, também conhecida pela sigla em PBL, do inglês Problem Based Learning, começou a ser desenvolvida em universidades do Canadá e Holanda no final da década de 60 e é uma proposta pedagógica que defende a ideia de uma Aprendizagem Baseada em Problemas.

Ela se baseou nos conceitos do psicólogo americano Jerome Seymour Bruner e do filósofo John Dewey. Jerome afirmava que a educação deveria colocar os estudantes em contato com problemas, com objetivo de incentivar a discussão de temas em grupos e a busca por soluções, proposta que foi chamada de Aprendizagem pela Descoberta.

Já Dewey defendia a ideia de que a educação deve ser baseada na reconstrução da experiência, observando a realidade para a produção do crescimento, motivação e aprendizagem.

Contudo, embora ambos tenham inspirado a Aprendizagem Baseada em Problemas, seu desenvolvimento se deu primeiro por uma experiência na Harvard Business School. Com isso, a proposta foi disseminada para outras universidades, contribuindo muito para a formação dos princípios defendidos por essa abordagem.

Dessa maneira, a Aprendizagem Baseada em Problemas está baseada em alguns pilares como:

  • abordagem centrada no aluno, na qual ele deve aprender por si próprio;
  • aplicação do conhecimento para a solução de problemas;
  • ênfase no desenvolvimento cognitivo;
  • integração interdisciplinar;
  • organização temática em torno de problemas, e não de disciplinas.

Como a ABP funciona em sala de aula

De modo geral, toda a dinâmica da sala de aula é modificada quando se utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas. Por ela, o professor não é mais visto como o único detentor do conhecimento. 

Aplicando a ABP, o professor atua como um orientador que guia seus estudantes e caminha ao lado deles na busca pela aprendizagem. 

Sendo assim, o ponto de partida é apresentar problemas cotidianos fazendo relação com as disciplinas ensinadas. 

Acompanhe um exemplo: um rio, de determinada cidade, encontra-se poluído. Como os alunos podem solucionar esse problema?

A partir daí, outras matérias podem propor um trabalho interdisciplinar, como biologia, geografia, física, química etc. Assim, sendo abordadas juntas, os alunos conseguem chegar a uma conclusão de como resolver a questão. 

Vale ressaltar, que esse tipo de metodologia pode ser realizada aos poucos, fazendo com que professores e estudantes se habituem à nova realidade de maneira gradual.

Benefícios do trabalho com a ABP

Os defensores da Aprendizagem Baseada em Problemas atribuem uma série de benefícios dessa metodologia aplicada na educação. 

1. Estimula a atividade do aluno

Quando uma escola adota a Aprendizagem Baseada em Problemas, a primeira mudança vista diz respeito à passividade do aluno. Dessa forma, o simples ato de reproduzir os conteúdos aprendidos na hora da avaliação, como no método tradicional, não é uma opção interessante, pois é preciso que o estudante saia da sua zona de conforto. 

Assim, é preciso que ele elabore bem seus conhecimentos, fazendo relações, críticas e questionamentos vistos em situações reais.

2. Forma indivíduos autônomos

À medida que a Aprendizagem Baseada em Problemas desenvolve nos estudantes a capacidade de analisar dados e formular conceitos por conta própria, ela rompe os efeitos da passividade em todas as esferas de suas vidas.

Essa autonomia traz implicações não só na carreira do indivíduo, mas na vida social com um todo. Portanto, o aluno se torna apto a ser sujeito e também agente do seu meio.

3. Desenvolve a cognição 

Muitas vezes, a abordagem tradicional exige que os alunos utilizem funções cognitivas como memorizar, reconhecer, identificar, ordenar e outras tarefas simples para a mente humana.

Porém, com a Aprendizagem Baseada em Problemas, eles passam a usar outras funções cognitivas, pois ela envolve a aplicação de conhecimentos, manipulação de dados, variáveis, previsões, análises, elaboração e experimentação de hipóteses, entre outras possibilidades.

Portanto, a ABP promove um desenvolvimento cognitivo mais significativo, de forma que ela torna o estudante mais apto a interpretar a realidade, prever consequências, propor soluções, executar ações e usar o pensamento crítico.

4. Aumenta o senso de responsabilidade 

Como vimos, pela Aprendizagem Baseada em Problemas, o aluno não irá receber todas as informações pelo professor, pois é exigido que ele desenvolva disciplina para estudar e aprender de forma autônoma.

Além disso, ao conhecer melhor os problemas sobre a sua realidade e as formas de atuar sobre eles, o estudante se torna mais responsável não só em relação ao desempenho. Ele também passa a ser consciente do seu papel na comunidade em que vive e desenvolve o desejo de transformá-la, de forma positiva.

5. Desenvolve a capacidade de trabalho em equipe

Pelo trabalho realizado com os grupos, por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos aprendem a atuar em equipe. 

Assim, são desenvolvidas habilidades como empatia, análise e argumentação. Os estudantes se tornam capazes de cooperar de forma solidária e assertiva.

Viu como a Aprendizagem Baseada em Problemas pode trazer muitos benefícios para todos envolvidos na educação? Agora que você está mais ciente sobre essa metodologia de ensino, leia nosso próximo artigo e conheça as ferramentas da metodologia ativa.

Quer saber mais sobre a Avaliação Diagnóstica?
Baixe este infográfico gratuito para entender o que é, suas características e como aplicá-la na sua escola.

BAIXE AGORA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 10 =

Posts relacionados

Estratégias de avaliação: imagem de uma professora apontando e fazendo uma pergunta para os alunos em sala de aula

Conheça 8 estratégias de avaliação para verificar a aprendizagem dos alunos

O que é aprendizagem personalizada: imagem de uma professora ensinando sobre o globo terrestre próxima de seus alunos

Entenda o que é aprendizagem personalizada e quais são os benefícios que ela apresenta

Avaliação na Educação Infantil: imagem de uma mão protegendo um recorte de crianças unidas em papel.

Veja como fazer a avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC

Resultado ENEM: professor em sala com alunos em grupo

Resultado ENEM: 7 dicas para sua escola se sair bem

Metodologias ativas: fotografia de um grupo de estudantes apresentando um trabalho em sala de aula.

Entenda o que são e como trabalhar as metodologias ativas

Meditação nas escolas: imagem de uma estudante sentada em pose de meditação.

Acompanhe como a meditação nas escolas colabora com o desempenho dos alunos

Avaliação escolar de acordo com a BNCC: imagem de um professor sentado na carteira em frente ao quadro.

Veja como a avaliação escolar de acordo com a BNCC pode ser feita com seus alunos

Aprendizagem entre pares: imagem de dois alunos estudando juntos.

Saiba como a aprendizagem entre pares colabora para o melhor aprendizado dos alunos

Storytelling na educação: crianças na sala de aula levantando a mão

Conheça o que é e os impactos do storytelling na educação

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.