Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Desempenho escolar

Saiba como a aprendizagem entre pares colabora para o melhor aprendizado dos alunos

  • Sabrina Andrade
  • 17/12/2020
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Muitas escolas ainda ensinam seus alunos do jeito tradicional, sentados nas carteiras em fileiras, uma atrás da outra. Felizmente, estudos e pesquisas na área da educação vêm mostrando que a aprendizagem entre pares, ou em grupos, trazem maior benefício para todos.

Essa é uma prática que faz parte das metodologias ativas de ensino contemporâneas, que surgiu para tornar a sala de aula mais dinâmica. A instrução por pares acontece com a formação de duplas para que os alunos troquem saberes entre si.

Esse tipo de método é, portanto, uma nova maneira de pensar o ensino tradicional e está ligado a um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que tem a proposta de guiar, de forma única, o currículo de toda a educação básica brasileira.

Neste artigo, vamos explicar a você o que é a aprendizagem entre pares, como ela funciona e quais são os seus benefícios ao ser aplicada com os alunos. Confira!

O que é aprendizagem entre pares 

A aprendizagem entre pares ou times, do em inglês Peer Instruction (PI) ou Team Based Learning (TBL), se trata da formação de duplas na turma para que o aprendizado seja construído conjuntamente e haja o compartilhamento de ideias.

Essa metodologia foi desenvolvida em 1990 na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Seu objetivo foi o de apoiar a aprendizagem durante as aulas de Física, por meio de um aplicativo. Assim, os alunos utilizavam essa tecnologia, divididos em duplas, para responder às questões.

Seja para fazer um estudo de caso ou em um projeto, é possível que os alunos resolvam os problemas e trabalhem juntos. Isso é muito benéfico na busca pelo conhecimento, pois com a ajuda mútua, o aprendizado e o ensino ocorrem ao mesmo tempo.

Assim, os alunos formam o pensamento crítico por meio de discussões embasadas para aprender a respeitar a diversidade de opiniões.

Para aplicar a aprendizagem entre pares com os alunos, o professor deve organizar a turma em pares. Essa divisão não pode ser feita de forma aleatória, pois a dupla de estudantes deve ter habilidades e competências que se complementam, ou seja, de modo que possam ensinar um ao outro. Assim, aquele que ensina o que sabe, se beneficia tanto quanto o outro que recebe a informação.

Dessa forma, as duplas devem atuar por um objetivo em comum, a ser definido pelo professor, mostrando que essa supervisão é bastante necessária, uma vez que ele conhece os alunos e sabe a forma como a turma vai atender ao trabalho.

Como a aprendizagem entre pares funciona em sala de aula

Na aprendizagem entre pares são utilizados 5 passos para sua implementação:

1. Objetivo da atividade

O professor precisa definir qual o objetivo de se trabalhar essa metodologia com os alunos, ou seja, é preciso responder qual o resultado esperado ao final da interação entre os alunos.

2. Apresentação das questões

O professor organiza a turma em duplas, atentando-se para as habilidades e conhecimentos que cada aluno apresenta de forma a se complementarem. Em seguida, são apresentadas as questões ou a proposta de trabalho para que eles realizem. 

3. Troca de conhecimentos

Nesse momento, os alunos passam a aprender um com o outro. Isso somente é possível de acontecer pela possibilidade de interação que a aprendizagem entre pares permite. Assim, o aluno que mostra dificuldade é auxiliado por outro, que explica. Dessa maneira, este último também é beneficiado, pois, ele fixa mais o aprendizado, além de trabalhar sua comunicação e autoconfiança.

4. Supervisão

Mesmo que os alunos sejam proativos e realizem o conhecimento entre duplas, é importante que o professor acompanhe a interação da turma, de forma a garantir que todos tenham espaço para expor suas ideias.

Aqui, o professor também tem a possibilidade de fazer esclarecimentos mais pontuais, caso as duplas tenham dúvidas ou questionamentos.

5. Apresentação dos trabalhos

Após trabalharem em duplas, os alunos entregam a atividade finalizada para o professor, demonstrando tudo aquilo que aprenderam durante o processo.

Vale ressaltar que, após a aplicação da aprendizagem entre pares, o professor pode ainda:

  • reiniciar o processo de exposição, explicando novamente a atividade, ou apresentar uma nova questão sobre um novo tema, se mais de 70% da turma errar ou acertar a resposta;
  • reagrupar as duplas em grupos para que eles tentem explicar o tema uns aos outros, caso o percentual de acertos estiver entre 30% e 70%;
  • explicar novamente o conceito quando menos de 30% das respostas estiverem corretas.

Benefícios do trabalho com a Aprendizagem entre pares na educação

Um dos maiores benefícios da aprendizagem entre pares, é que ela desenvolve habilidades e competências de comunicação, relacionamento interpessoal, responsabilidade, autoconfiança e colaboração entre os alunos.

Porém, vejamos mais benefícios que ela traz para a prática pedagógica:

Desenvolvimento de habilidades interpessoais

Como já foi dito, habilidades como oratória, empatia, autorresponsabilidade, autoconfiança e colaboração são algumas das habilidades interpessoais trabalhadas quando o aluno fica responsável por explicar um assunto ou resolver um problema em conjunto com outro colega. 

Reforço do aprendizado

A aprendizagem entre pares garante que o aluno aprenda determinado conteúdo quando ele ensina para um colega. Assim, quanto mais trocas eles fazem, mais fixado na mente este conhecimento fica. Os alunos passam a aprender mais rápido e partem para novos desafios, com mais disposição e confiança.

Espírito de equipe 

A consequência das trocas, possibilitada pela aprendizagem entre pares, cria um forte espírito de equipe e apoio entre os alunos.

Personalização do aprendizado

Como essa metodologia deixa de focar na figura do professor, a aprendizagem passa a se tornar mais dinâmica e personalizável, à medida que os próprios alunos passam a entender como podem contribuir melhor com seus colegas e vice-versa. 

Viu como a aprendizagem entre pares pode trazer muitos benefícios em sala de aula? Agora que você está mais ciente sobre esse método de ensino, leia nosso próximo artigo e saiba mais sobre outras ferramentas da metodologia ativa!  

[E-book Gratuito]

Entenda o que é ensino híbrido, seus benefícios e como aplicar na prática!

BAIXE AGORA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × um =

Posts relacionados

Estratégias de avaliação: imagem de uma professora apontando e fazendo uma pergunta para os alunos em sala de aula

Conheça 8 estratégias de avaliação para verificar a aprendizagem dos alunos

O que é aprendizagem personalizada: imagem de uma professora ensinando sobre o globo terrestre próxima de seus alunos

Entenda o que é aprendizagem personalizada e quais são os benefícios que ela apresenta

Avaliação na Educação Infantil: imagem de uma mão protegendo um recorte de crianças unidas em papel.

Veja como fazer a avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC

Resultado ENEM: professor em sala com alunos em grupo

Resultado ENEM: 7 dicas para sua escola se sair bem

Metodologias ativas: fotografia de um grupo de estudantes apresentando um trabalho em sala de aula.

Entenda o que são e como trabalhar as metodologias ativas

Meditação nas escolas: imagem de uma estudante sentada em pose de meditação.

Acompanhe como a meditação nas escolas colabora com o desempenho dos alunos

Avaliação escolar de acordo com a BNCC: imagem de um professor sentado na carteira em frente ao quadro.

Veja como a avaliação escolar de acordo com a BNCC pode ser feita com seus alunos

Storytelling na educação: crianças na sala de aula levantando a mão

Conheça o que é e os impactos do storytelling na educação

Gamificação na educação: imagem de dois alunos concentrados em um jogo em sala de aula.

Entenda como a Gamificação na educação pode ser tão importante para os seus alunos

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.