Você já ouviu falar sobre aprendizagem significativa? Sabemos que o ensino contribui para a formação e o desenvolvimento das competências socioemocionais, cognitivas, relacionais e psicomotoras dos alunos.
Eles são estimulados em sua autonomia, criatividade e aprendizagem. E quando o assunto é aprendizagem, existem diversas metodologias que auxiliam a compor o conhecimento, certo?
Uma dessas práticas é a aprendizagem significativa, que se baseia no ensino construtivista, em que o enfoque está no aluno, seus conhecimentos prévios e sua motivação para aprender.
Neste artigo, vamos abordar o conceito dessa aprendizagem, seus tipos, benefícios e como aplicá-la em sala de aula. Confira!
O que é aprendizagem significativa?
A aprendizagem significativa é um conceito cognitivista proposto pelo especialista em Psicologia Educacional, David Ausubel, em sua obra de 1963: The Psychology of Meaningful Verbal Learning.
Antes da sua teoria ser apresentada, eram as ideias behavioristas que predominavam. Ou seja, acreditava-se na influência do meio sobre o sujeito. Assim, o que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que eles só aprenderiam se fossem ensinados por alguém.
Logo, a concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue uma linha oposta aos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias prévias na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos, gerando novos significados.
Contudo, o fato do conhecimento prévio ser fundamental não é uma garantia que isso facilite a aquisição do conhecimento escolar. Ao contrário, pode até ser uma variável bloqueadora, caso os significados dos conhecimentos prévios sejam ancorados em conhecimentos e concepções derivadas do senso comum, por exemplo.
Para entender melhor essa aprendizagem, Ausubel estabeleceu as seguintes condições para a ocorrência da aprendizagem significativa:
- material de aprendizagem potencialmente significativo: é aquele capaz de dialogar, de maneira apropriada e relevante, com o conhecimento prévio do estudante;
- aprendiz com predisposição para aprender: condição que convida o docente a acolher as ideias prévias dos estudantes para construir situações de aprendizagem capazes de promover a atribuição de significados aos temas tratados.
Dessa maneira, tanto o material quanto a mediação são fundamentais para que a aprendizagem ocorra, visto que o estudante pode não ter conhecimentos prévios adequados para atribuir os significados aceitos no contexto empregado.
É essa negociação de significados que difere a aprendizagem significativa da aprendizagem mecânica ou automática, em que o aluno recebe e decora as informações do professor para fazer uma avaliação, mas logo esquece o conteúdo.
Portanto, o conhecimento prévio se relaciona com o novo, modificando e enriquecendo a estrutura cognitiva prévia, que permite a atribuição de significados ao aprendizado.
Sendo assim, como essa aprendizagem não foca na memorização, o ensino se torna mais adequado para que os alunos aprendam de verdade!
Quais são os tipos de aprendizagem significativa?
O processo de aprendizagem significativa apresenta três categorias quanto ao ensino:
- aprendizagem representacional: é considerado o tipo mais básico. Ocorre a partir do conhecimento do significado de símbolos individuais e do que eles representam. Isso é feito com as palavras, ou seja, identificamos o significado de um símbolo, até que ele passe a significar o que suas referências significam;
- aprendizagem conceitual: é um tipo de aprendizagem representacional, mas ao invés de símbolos, entendemos o significado de conceitos;
- aprendizagem proposicional: é a forma mais complexa, busca compreender o significado de ideias em forma de proposição. É preciso primeiro aprender um conceito, para então entender o significado da ideia expressa por meio deste conceito. Ou seja, entender além da soma de significados das palavras e conceitos que formam uma proposição.


[E-book Gratuito]
Tendências educacionais na sala de aula: entenda como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais.
Quais as vantagens dessa aprendizagem?
Em um mundo cercado de tecnologia e diferentes trocas entre alunos e sociedade, a forma de aprendizagem também precisa acompanhar essa mudança e focar na construção efetiva do conhecimento, e não apenas em sua memorização.
Isso faz com que os estudantes realmente possam desenvolver habilidades e assimilar o aprendizado como parte da sua vida.
Nesse sentido, a aprendizagem significativa oferece vantagens para alunos, escola, professores e comunidade, que passam a ressignificar seus papéis no processo de ensino de maneira contextualizada e com protagonismo.
Conheça os benefícios dessa forma de aprendizagem:
- valorização de todos os conhecimentos;
- formação além da teoria;
- aluno mais completo;
- melhores relacionamentos;
- promoção de ambiente mais saudável;
- conhecimentos adquiridos e assimilados por um período maior;
- maior facilidade da aprendizagem futura sobre temas relacionados;
- o aprendizado pode ser aplicado em novos problemas e contextos;
- os alunos se sentem mais motivados a aprender.
Como implementá-la em sala de aula
Algumas estratégias podem ser utilizadas como facilitadoras para que ocorra a aprendizagem significativa.
São elas:
1. Metodologias ativas
Nas metodologias ativas, o professor deve combinar o conhecimento teórico com as aplicações práticas. Assim, a aprendizagem pode sair do ambiente escolar e expandir para outras esferas da sociedade.
Sendo métodos dinâmicos e que também contam com recursos tecnológicos, é possível explorar a aprendizagem significativa nas novas áreas de conhecimento, estabelecendo conexões mais ricas entre os diferentes conceitos e promover o ensino mais facilitado, interessante e interdisciplinar.
Sendo assim, sua escola pode aplicar diferentes técnicas como:
- aprendizagem por resolução de problemas;
- gamificação;
- design thinking;
- mão na massa (hands on), entre outras.
2. Sala de aula invertida
Na sala de aula invertida, o professor deve propor um assunto a ser investigado antecipadamente por cada aluno à sua maneira, seguindo os comandos explicados.
Assim, cada aluno desenvolve uma aprendizagem significativa na sua própria interpretação do conteúdo e pode expandi-lo ao trocar suas descobertas com os demais colegas em sala de aula.
Para aplicar esse conceito, é necessário o prévio engajamento do aluno para pesquisar o assunto e trazê-lo à aula. Assim, chegando com o conhecimento estudado, há espaço e tempo para abordá-lo de forma mais prática, por meio de atividades e debates.
3. Mapas conceituais
Já os mapas conceituais são representações visuais de conceitos para se chegar a um significado.
Ou seja, o professor deve solicitar que os estudantes apliquem a aprendizagem, a partir da combinação de diferentes ideias, fazendo uma interpretação subjetiva de determinados conceitos, facilitando a absorção do conteúdo.
Esperamos que você tenha gostado de saber mais a respeito da aprendizagem significativa. Que tal conhecer outros métodos de aprendizagem? Leia nosso próximo artigo sobre aprendizagem ativa!

[E-book Gratuito]
Entenda o que é ensino híbrido, seus benefícios e como aplicar na prática!
1 comentário em “O que é aprendizagem significativa e como os alunos aprendem por meio dela”
Tema muito interessante