Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Para Professores
  • Temas de Redação
  • Podcast
Quero melhorar o desempenho da minha escola

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
Menu
  • Todas as categorias
    • Notícias sobre educação
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
Menu
  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional
  • Conteúdos para professores e gestores de escolas

O que é aprendizagem significativa e como os alunos aprendem por meio dela

  • Sabrina Andrade
  • 14/10/2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já ouviu falar sobre aprendizagem significativa? Sabemos que o ensino contribui para a formação e o desenvolvimento das competências socioemocionais, cognitivas, relacionais e psicomotoras dos alunos. 

Eles são estimulados em sua autonomia, criatividade e aprendizagem. E quando o assunto é aprendizagem, existem diversas metodologias que auxiliam a compor o conhecimento, certo? 

Uma dessas práticas é a aprendizagem significativa, que se baseia no ensino construtivista, em que o enfoque está no aluno, seus conhecimentos prévios e sua motivação para aprender. 

Neste artigo, vamos abordar o conceito dessa aprendizagem, seus tipos, benefícios e como aplicá-la em sala de aula. Confira!

O que é aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa é um conceito cognitivista proposto pelo especialista em Psicologia Educacional, David Ausubel, em sua obra de 1963: The Psychology of Meaningful Verbal Learning.

Antes da sua teoria ser apresentada, eram as ideias behavioristas que predominavam. Ou seja, acreditava-se na influência do meio sobre o sujeito. Assim, o que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que eles só aprenderiam se fossem ensinados por alguém.

Logo, a concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue uma linha oposta aos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias prévias na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos, gerando novos significados.

Contudo, o fato do conhecimento prévio ser fundamental não é uma garantia que isso facilite a aquisição do conhecimento escolar. Ao contrário, pode até ser uma variável bloqueadora, caso os significados dos conhecimentos prévios sejam ancorados em conhecimentos e concepções derivadas do senso comum, por exemplo.

Para entender melhor essa aprendizagem, Ausubel estabeleceu as seguintes condições para a ocorrência da aprendizagem significativa:

  • material de aprendizagem potencialmente significativo: é aquele capaz de dialogar, de maneira apropriada e relevante, com o conhecimento prévio do estudante;
  • aprendiz com predisposição para aprender: condição que convida o docente a acolher as ideias prévias dos estudantes para construir situações de aprendizagem capazes de promover a atribuição de significados aos temas tratados.

Dessa maneira, tanto o material quanto a mediação são fundamentais para que a aprendizagem ocorra, visto que o estudante pode não ter conhecimentos prévios adequados para atribuir os significados aceitos no contexto empregado. 

É essa negociação de significados que difere a aprendizagem significativa da aprendizagem mecânica ou automática, em que o aluno recebe e decora as informações do professor para fazer uma avaliação, mas logo esquece o conteúdo. 

Portanto, o conhecimento prévio se relaciona com o novo, modificando e enriquecendo a estrutura cognitiva prévia, que permite a atribuição de significados ao aprendizado.

Sendo assim, como essa aprendizagem não foca na memorização, o ensino se torna mais adequado para que os alunos aprendam de verdade!   

Quais são os tipos de aprendizagem significativa?

O processo de aprendizagem significativa apresenta três categorias quanto ao ensino:

  • aprendizagem representacional: é considerado o tipo mais básico. Ocorre a partir do conhecimento do significado de símbolos individuais e do que eles representam. Isso é feito com as palavras, ou seja, identificamos o significado de um símbolo, até que ele passe a significar o que suas referências significam;
  • aprendizagem conceitual: é um tipo de aprendizagem representacional, mas ao invés de símbolos, entendemos o significado de conceitos;
  • aprendizagem proposicional: é a forma mais complexa, busca compreender o significado de ideias em forma de proposição. É preciso primeiro aprender um conceito, para então entender o significado da ideia expressa por meio deste conceito. Ou seja, entender além da soma de significados das palavras e conceitos que formam uma proposição.

[E-book Gratuito]
Tendências educacionais na sala de aula: entenda como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais.

BAIXE AGORA

Quais as vantagens dessa aprendizagem?

Em um mundo cercado de tecnologia e diferentes trocas entre alunos e sociedade, a forma de aprendizagem também precisa acompanhar essa mudança e focar na construção efetiva do conhecimento, e não apenas em sua memorização. 

Isso faz com que os estudantes realmente possam desenvolver habilidades e assimilar o aprendizado como parte da sua vida. 

Nesse sentido, a aprendizagem significativa oferece vantagens para alunos, escola, professores e comunidade, que passam a ressignificar seus papéis no processo de ensino de maneira contextualizada e com protagonismo. 

Conheça os benefícios dessa forma de aprendizagem:

  • valorização de todos os conhecimentos;
  • formação além da teoria;
  • aluno mais completo;
  • melhores relacionamentos;
  • promoção de ambiente mais saudável;
  • conhecimentos adquiridos e assimilados por um período maior;
  • maior facilidade da aprendizagem futura sobre temas relacionados;
  • o aprendizado pode ser aplicado em novos problemas e contextos;
  • os alunos se sentem mais motivados a aprender.

Como implementá-la em sala de aula

Algumas estratégias podem ser utilizadas como facilitadoras para que ocorra a aprendizagem significativa.

São elas: 

1. Metodologias ativas

Nas metodologias ativas, o professor deve combinar o conhecimento teórico com as aplicações práticas. Assim, a aprendizagem pode sair do ambiente escolar e expandir para outras esferas da sociedade.

Sendo métodos dinâmicos e que também contam com recursos tecnológicos, é possível explorar a aprendizagem significativa nas novas áreas de conhecimento, estabelecendo conexões mais ricas entre os diferentes conceitos e promover o ensino mais facilitado, interessante e interdisciplinar. 

Sendo assim, sua escola pode aplicar diferentes técnicas como:

  • aprendizagem por resolução de problemas;
  • gamificação;
  • design thinking;
  • mão na massa (hands on), entre outras.

2. Sala de aula invertida

Na sala de aula invertida, o professor deve propor um assunto a ser investigado antecipadamente por cada aluno à sua maneira, seguindo os comandos explicados.

Assim, cada aluno desenvolve uma aprendizagem significativa na sua própria interpretação do conteúdo e pode expandi-lo ao trocar suas descobertas com os demais colegas em sala de aula.

Para aplicar esse conceito, é necessário o prévio engajamento do aluno para pesquisar o assunto e trazê-lo à aula. Assim, chegando com o conhecimento estudado, há espaço e tempo para abordá-lo de forma mais prática, por meio de atividades e debates.

3. Mapas conceituais

Já os mapas conceituais são representações visuais de conceitos para se chegar a um significado. 

Ou seja, o professor deve solicitar que os estudantes apliquem a aprendizagem, a partir da combinação de diferentes ideias, fazendo uma interpretação subjetiva de determinados conceitos, facilitando a absorção do conteúdo.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais a respeito da aprendizagem significativa. Que tal conhecer outros métodos de aprendizagem? Leia nosso próximo artigo sobre aprendizagem ativa!

[E-book Gratuito]

Entenda o que é ensino híbrido, seus benefícios e como aplicar na prática!

BAIXE AGORA

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »

1 comentário em “O que é aprendizagem significativa e como os alunos aprendem por meio dela”

  1. Avatar
    Anônimo
    21/11/2021 em 21:00

    Tema muito interessante

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 − dois =

Posts relacionados

pensamento crítico escola

Pensamento crítico: como estimulá-lo na escola

Desenvolver o pensamento crítico

Mindfulness na escola: imagem de um aluno em pose de meditação na aula de educação física

Como desenvolver o mindfulness na escola

cultura digital na educação: estudante em frente ao computador.

Como utilizar a cultura digital na educação

TDAH na educação: professora explicando a matéria ao aluno.

Os desafios do TDAH na educação e como trabalhar em sala de aula

Como preparar uma aula: imagem de uma professora preparando sua aula

8 dicas de como preparar uma aula e engajar os alunos

Escolas inovadoras: imagem de uma menina na frente do computador

Saiba tudo sobre escolas inovadoras para transformar sua instituição

homeschooling - mãe e filho sentados em frente a uma mesa estudando.

O que é e como funciona o homeschooling no Brasil

Aprendizagem Baseada em Equipes: imagem de uma professora lendo um texto para um grupo de alunos

O que é a Aprendizagem Baseada em Equipes e como aplicá-la com seus alunos

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!
Baixe o e-book

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?
Participe da palestra

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!
Baixe o infográfico

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo
. ghvdxdsxds .

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!
Baixe o e-book

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Saiba as datas dos principais vestibulares

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!
Baixe o infográfico

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!
Baixe o ebook

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!
Baixe agora seu modelo

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!
Quero o meu kit de ensino online

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.
Baixe o ebook

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!
Baixe o ebook

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!
Quero o meu guia
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Podcast
  • Materiais gratuitos

Categorias

  • Captação de alunos
  • Cases
  • Desempenho escolar
  • Gestão da escola
  • Inteligência educacional

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.