Entenda o que é avaliação formativa e como utilizá-la em sua escola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A forma como se avalia os alunos é sempre uma temática delicada. As avaliações mais tradicionais nem sempre mostram com exatidão o desenvolvimento dos estudantes, uma vez que ainda que o estudante saiba muito sobre determinado conteúdo pode ficar nervoso na hora de realizar uma prova e não conseguir responder as questões com exatidão.

Sempre em busca de inovar e apresentar o melhor ensino aos estudantes, as escolas têm pensando em maneiras mais atuais de avaliar o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, e é aí que surge a avaliação formativa. 

Ela aparece como uma estratégia que foge à maneira tradicional de medir os desempenho escolar dos alunos, fazendo uma espécie de acompanhamento mais aprofundado e individual.

Sendo um modelo bastante novo e inovador é comum que coordenadores, professores e diretores apresentem dúvidas em relação a ele. Pensando nisso, elaboramos este artigo que vai ajudá-lo a entender essa estratégia avaliativa mais profundamente, além de mostrá-lo como instituí-la em sua escola pode ser um diferencial para toda a comunidade escolar.


O que é avaliação formativa?

A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizado dos alunos. 

Ela é uma alternativa viável, contrapondo-se à maneira mais tradicional de avaliação. As provas tradicionais são muito voltadas à reprodução do conteúdo aprendido, sendo unilaterais e não dando brechas para que os alunos apresentem aos professores feedbacks sobre suas aulas, atribuindo a eles pouco protagonismo no processo de absorção do conhecimento.

A avaliação formativa vem, justamente, para quebrar esse paradigma e dar aos alunos o papel de co-autores no desenvolvimento de sua aprendizagem.

Quais são as características da avaliação formativa?

A avaliação formativa foge ao tradicional, trazendo o aluno para o centro de sua própria formação, como mencionado anteriormente. Além disso, uma outra característica marcante desse processo é a auto-avaliação.

Importante mencionar também que a avaliação formativa é uma via de mão dupla, o que significa que os professores devem sempre dar feedbacks atualizados do desenvolvimento dos alunos, assim como os alunos também precisam informar aos professores questões pertinentes à didática e ao ensino, o que tem funcionado e o que não está dando tão certo.

Portanto, para que essa seja uma prática eficiente, as partes envolvidas precisam estar devidamente engajadas em participar, o que pode ser um verdadeiro desafio para os professores, que devem trazer temas sempre muito cativantes para prender a atenção dos alunos.

A avaliação formativa é formada por várias maneiras de avaliar o desenvolvimento das crianças e jovens. Isso significa que os professores deverão pensar em diferentes modos de avaliar, como trabalhos, seminários e, quem sabe a própria prova tradicional, mas de uma maneira mais engajada e contextualizada, contando sempre com a opinião e o aval das pessoas mais importantes – os alunos.

Quais os instrumentos utilizados na avaliação formativa?

Bom, a avaliação formativa adota vários tipos de métodos avaliativos, sempre de maneira engajada, oferecendo ao aluno ser co-autor da construção do próprio conhecimento e, portanto, utiliza algumas ferramentas, como as seguintes: 

  • auto-avaliação;
  • testes tradicionais;
  • simulados;
  • seminários;
  • trabalhos em grupo.

Vale lembrar que esse tipo de avaliação visa formar e informar os alunos a respeito de seu desenvolvimento como estudantes capazes de passarem em qualquer exame e cidadãos cientes de seu lugar no mundo. 

Portanto, os métodos avaliativos que constituem uma avaliação formativa podem ser abertos ao método didático do professor, mas é imprescindível que a auto-avaliação esteja presente sempre.

Nesse método você deve estabelecer uma relação de intimidade entre alunos e professores, que devem possuir um diálogo bem aberto, pois sempre que o professor pensar em aplicar uma prova ou qualquer outro tipo de avaliação que vise medir o conhecimento, deve discutir isso com os alunos antecipadamente. 

Isso é fundamental para que os alunos sintam-se realmente parte ativa de seu processo de ensino e aprendizagem e fiquem à vontade para posteriormente falarem sobre os pontos positivos e sobre suas dificuldades.

Qual a importância da avaliação formativa?

A avaliação formativa é de extrema importância para o contexto de aprendizagem dentro de uma instituição. Ela pode ser a solução para não deixar os alunos ficarem desmotivados ou ainda restabelecer o ânimo daqueles que já se encontram saturados do método de ensino tradicional de apenas ouvir o conhecimento.

Ao instituir esse processo em sua escola, você passa a mensagem a pais e alunos que a sua instituição passa valores morais e éticos, como autonomia, responsabilidade, capacidade de gestão e autoconhecimento. 

Além disso, você demonstra que mais que números, os alunos são para sua escola seres humanos em formação evolutiva, que têm muito a contribuir para a instituição e para si mesmos.

As escolas angariam várias matrículas quando são referência em aprovação no Enem e demais vestibulares, mas também quando passam a mensagem que, além disso, querem formar cidadãos empáticos e conscientes de seus deveres e direitos sociais. 

A importância desse processo é grandiosa também para os professores que estarão sendo verdadeiramente avaliados pelos alunos. Eles poderão observar quais as práticas didáticas funcionam e o que precisam melhorar e aprimorar, além de entender os desafios individuais dos alunos e pensar em estratégias que atuem de maneira específica.

É claro que a avaliação formativa não é uma tarefa fácil e vai exigir de professores, alunos e de coordenadores tempo e empenho, já que é uma estratégia para ser pensada fora da caixa, mas certamente trará muitos bons frutos a todos que participarem desse processo de construção mútua de conhecimento.

 Esperamos que você tenha gostado de conhecer o que é a avaliação formativa e sua importância dentro do ambiente escolar. Se você quer, cada vez mais, ajudar os alunos de sua escola a serem protagonistas do próprio processo de conhecimento, dê uma lida em nosso artigo sobre como trabalhar competências e habilidades em sala de aula, esse é um tema super atual e interessante que tem tudo a ver com as diretrizes da BNCC.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 14 =

Posts relacionados

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter